terça-feira, 1 de maio de 2012

A importância da fisioterapia no esporte

Volta e meia você se depara com notícias de que tal atleta sofreu uma lesão e deverá ficar alguns meses parado. Mas você sabe por que eles costumam sofrer lesões?
Foto: Divulgação

A causa mais comum é a sobrecarga nos tecidos, tendões, músculos e ligamentos, que são gerados por um desequilíbrio muscular. Esse desequilíbrio pode ocorrer tanto entre o grupo de músculos responsáveis pelo movimento como entre a musculatura superficial e a mais profunda do corpo, e aumenta cada vez mais até que a lesão apareça.

Só para contextualizá-lo, os músculos superficiais, responsáveis pelos movimentos articulares, dependem dos músculos profundos para dar estabilidade às articulações e realizar esses movimentos de forma eficiente, sem sobrecarregar os tecidos envolvidos no movimento. Por isso, o fisioterapeuta desportivo atua corrigindo as disfunções encontradas através da avaliação do movimento do atleta, prevenindo as lesões.

Quando ocorre a lesão, a fisioterapia esportiva tem como objetivo reabilitar em um curto espaço de tempo a capacidade funcional de pré-lesão e atuar de forma preventiva sem que isso gere prejuízos aos atletas.

O tratamento consiste, inicialmente, em reduzir a inflamação e a dor e reduzir a sobrecarga nos tecidos, melhorando a execução do movimento, evitando o reaparecimento da lesão. Feito isso, são realizados exercícios funcionais, baseados no esporte praticado pelo atleta, reintegrando-o à atividade esportiva de forma segura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...