sexta-feira, 18 de maio de 2012

A importância do nutricionista na diabetes gestacional

Bom dia!

Já falamos aqui sobre o diabetes, e hoje vamos falar do controle alimentar desta doença na gravidez, que pode ser resultado do fato da mãe já possuir essa condição ou aparecer apenas durante a gestação. 

O diabetes gestacional coloca a gestante no grupo de alto risco. Por isso, o acompanhamento nutricional é essencial para que a futura mamãe possa manter os níveis de glicemia e triglicerídeos normais. A doença é caracterizada pelo aumento nas taxas de açúcar durante a gravidez, e pode atingir 7% das grávidas. Por isso, os médicos recomendam que as futuras mamães façam exames entre a 24ª e a 28ª semana de gestação. Além disso, se acompanhada de perto por um nutricionista, essas taxas são mantidas dentro do considerado normal tanto no sangue da mãe quanto no do bebê

Foto: Divulgação
O tratamento, realizado em conjunto pelo o obstetra e o nutricionista, visa diminuir a taxa de macrossomia (bebês com excesso de peso) e evitar a queda do açúcar do sangue do bebê ao nascer. Por isso, esse acompanhamento tem que ser feito de maneira individualizada e específica, pois o seu aparecimento ou não vai depender do organismo cada gestante.


Entre os objetivos da terapia nutricional está o estabelecimento de um limite para o ganho de peso das mães, que deve ser de 9 a 12 kg para mulheres com peso considerado normais e de no máximo 7 kg para mulheres obesas, que possuem maior risco de desenvolver o diabetes durante a gestação. 

O problema é delicado, mas se for diagnosticado no início e devidamente acompanhado por um nutricionista, ele não impedirá que a gestante leve uma gravidez tranquila, tenha um parto seguro e um bebê saudável. “Sendo assim, recomenda-se que a gestante faça o acompanhamento contínuo com o nutricionista para que qualquer alteração de suas taxas glicêmicas seja detectada logo no início e as providências adequadas possam ser tomadas o mais depressa possível”, afirma Maria Aparecida de Mello Gurgel, nutricionista do Nutri&Fisio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...