quarta-feira, 23 de maio de 2012

Tenha uma boa noite de sono!

Foto Divulgação
Tem coisa melhor do que ter uma boa noite de sono?

Pois é! E aquele bom e velho conselho de que uma boa noite de sono pode fazer milagres pela saúde, beleza e silhueta é verdade, de acordo com um estudo da Universidade Case Western Reserve (Ohio, EUA), que afirma que mulheres que dormem cinco horas ou menos por dia tem 32% mais chances de engordar se comparadas às que dormem por, no mínimo, sete horas.

E se essa boa noite de sono vier acompanhada de atividades físicas e alimentação adequada isso ajudará a queimar mais calorias, uma vez que o organismo bem descansado trabalha de forma mais acelerada. A lógica é a seguinte: quando não dormimos o suficiente nosso metabolismo entende que precisa economizar energia e por isso trabalha de forma mais lenta. Agora, se dormimos mais (em média 8 horas todos os dias) ele entende que pode gastar energia e funciona normalmente.

Foto: Portal Usininos
Além disso, de acordo com Rosana Radominski, endocrinologista e presidente da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), além do excesso de peso, as noites mal dormidas podem contribuir para o aparecimento de hipertensão arterial e da depressão a longo prazo.

A falta de uma boa noite sono também pode interferir no humor e pode resultar em cansaço, sonolência, irritabilidade, ansiedade, perda de memória de fatos recentes e lentidão de raciocínio. Isso porque é durante as horas de sono que ocorre a síntese das proteínas responsáveis pelo desenvolvimento das conexões neurais, aprimorando assim as habilidades como a memória e o aprendizado.

E para ajudar você a ter um bom descanso, confira 10 dicas do Instituto do Sono!

1. Tenha um horário regular para dormir e despertar.
2. Vá para a cama somente na hora dormir.
3. Promova um ambiente saudável.
4. Não faça uso de álcool próximo ao horário de dormir.
5. Não faça uso de medicamentos para dormir sem orientação médica.
6. Não exagere em café, chá e refrigerante.
7. Pratique atividade física em horários adequados e nunca próximo à hora de dormir.
8. Jante moderadamente em horário regular e adequado.
9. Não leve problemas para a cama.
10. Faça atividades repousantes e relaxantes após o jantar.


Gostou? Então, tenha uma ótima noite de sono!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...