sexta-feira, 25 de maio de 2012

A fisioterapia no tratamento da dor pélvica

A pélvis é a parte inferior do tronco, localizada logo após o abdômen e contém o útero, as trompas de Falópio, os ovários, a vagina, a bexiga e o reto. É nessa estrutura que estão inseridos os membros inferiores e onde se apoiam uma série de músculos ligados ao seu movimento.

E é muito comum que as mulheres apresentem dor pélvica crônica (dor abaixo do umbigo) causada principalmente pelo mioma uterino, aderências pélvicas e endometriose (presença do endométrio fora do útero). Essa dor pode ser contínua ou aparecer e desaparecer, sendo que em alguns casos ela pode até atrapalhar as atividades cotidianas da mulher.

Por isso, o tratamento fisioterapêutico neste caso tem como objetivo o alívio da dor, a correção das alterações músculo esqueléticas e melhora na qualidade de vida; e é direcionado aos músculos na vagina, quadril, coxas e região lombar baixa. Para isso, o fisioterapeuta se utiliza de recursos como a terapia manual, exercícios respiratórios, biofeedback, exercícios de movimentação do quadril, de relaxamento e alongamento. “Vale ressaltar que para isso é necessário procurar profissionais especializados”, lembra Mariana Piacentini, fisioterapeuta do Nutri&Fisio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...