terça-feira, 22 de maio de 2012

A fisioterapia no tratamento pós cirurgia de cabeça e pescoço

A cirurgia oncológica tanto pode ser tanto paliativa quanto curativa, sendo que a ressecção curativa é aquela em que todo câncer visível é removido e as margens cirúrgicas são microscopicamente livres de lesão. Algumas vezes, nesse tipo de cirurgia é preciso sacrificar algumas estruturas anatômicas, neuromusculares e linfáticas, o que gera sequelas operatórias transitórias ou definitivas .

E é aí que os fisioterapeutas entram! Eles são responsáveis por amenizar, tratar e reabilitar as sequelas originadas por esses procedimentos que vão depender do tipo de tumor e de cirurgia realizada. 

Um exemplo disso é a atuação deste profissional em pacientes que sofreram cirurgias de cabeça e pescoço e que podem apresentar paralisia facial, dor muscular, queda de ombro, edema da face, trismo (dificuldade para abir a boca), fibrose e aderência de cicatrizes, que podem limitar os movimentos. “Neste caso, o tratamento fisioterápico consiste em muita estimulação tátil e exercícios de mímica facial”, comenta o Prof. Dr. Carlos Fornasari, fisioterapeuta do Nutri&Fisio.


Lembrando que a reabilitação é diferente para cada caso e o paciente deve ser instruído com noções básicas de anatomia e fisiologia muscular para ficar ciente de todos os passos do tratamento. “Os exercícios são propostos de acordo com a avaliação do fisioterapeuta e o tratamento é direcionado de acordo com as necessidades particulares da pessoa, focando nos segmentos mais comprometidos. Nesse processo é importante ter a visão global do paciente, já que a dor torna-se um fator limitante a algumas atividades diárias”, comenta Fornasari.

Entre as técnicas utilizadas para diminuição da dor estão a eletroterapia, acupuntura, relaxamento e alongamentos. Após a redução deste sintoma são iniciadas as atividades para restauração da mobilidade articular das estruturas envolvidas, força muscular e melhora da sensibilidade. “Em alguns casos esse tratamento pode ser longo, mas o sucesso é alcançado com técnicas adequadas, regularidade e comprometimento do paciente, sendo que o mais importante é oferecer uma melhora na qualidade de vida do paciente”, finaliza o fisioterapeuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...