sexta-feira, 4 de maio de 2012

Nutrição para um coração saudável

A insuficiência cardíaca é uma síndrome causada por uma anormalidade na função do coração de bombear ou acomodar o retorno sanguíneo. Estima-se que a cada ano dois milhões de novos casos são diagnosticados no mundo. Mas, você sabia que o tratamento nutricional pode ajudar a evitar este tipo de problema?

Foto: Clicrbs
É cada vez mais evidente a importância da dieta no prognóstico da doença e no tratamento destes pacientes, que apresentam, via de regra, quadros variáveis de desnutrição, que podem ocorrer por diversos fatores, como: ingestão inadequada da alimentos, metabolismo alterado, estado pró-inflamatório, aumento de estresse e maior perda de nutrientes devido a constante ingestão de medicamentos. Essa desnutrição contribui para a redução da sobrevida desses pacientes.

Então, você já percebeu a importância da nutrição nestes pacientes, não é mesmo? 

Por isso, é necessário que a pessoa com insuficiência cardíaca procure um nutricionista especializado, que irá formular uma dieta adequada às suas necessidades. “O nutricionista irá realizar a avaliação física e alimentar do paciente, avaliar os sinais e sintomas associados à doença, utilizar análises bioquímicas e considerar os sintomas a fisiopatologias da doença, para estabelecer uma dieta adequada”, afirma Maria Aparecida Gurgel, nutricionista do Nutri&Fisio, especializada em nutrição de pacientes cardiológicos.

Ela lembra também que a terapia nutricional tem como objetivo a recuperação ou até mesmo a manutenção do estado nutricional através da reeducação alimentar. Neste sentido, é extremamente importante que o paciente compreenda os motivos pelos quais a dieta está sendo modificada para que ele se comprometa, já que ela atua como um importante coadjuvante no tratamento da insuficiência cardíaca e favorece um melhor prognóstico ao paciente.

E você, gostou do assunto? Deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...