terça-feira, 29 de maio de 2012

As dores da má postura no trabalho

Virou, mexeu e você se pega reclamando de algum tipo de dor, não é mesmo?

E muitas vezes essa dor está relacionada ao tipo de postura que você tem no trabalho. Um exemplo disso são as dores que os profissionais que trabalham muito tempo sentado e no computador possuem. “Você pode até pensar que trabalhar sentado não traz prejuízos para a coluna, mas o fato é que, mesmo sentado, você pode ter problemas na postura”, alerta Thiago Guimarães Barrientos, fisioterapeuta do Nutri&Fisio, especializado no tratamento de problemas relacionados à coluna vertebral.

Ele lembra que a forma mais saudável de se sentar é manter a cabeça elevada, ombros para trás, coluna encostada, joelhos dobrados à 90° e pés apoiados no chão. “Dessa maneira a pessoa mantém o equilíbrio do corpo”, diz Barrientos.

Por isso, o fisioterapeuta dá algumas dicas:

- Para garantir seu conforto visual, a distância entre você e seu monitor deve ser entre 45 e 70 cm. Não se esqueça de regular a altura do monitor!
- Mantenha o punho neutro, ou seja, regule a altura do teclado até que ele fique na altura do seu cotovelo e o seu punho fique reto.
- Mantenha os pés no chão! Não, isso não é um conselho de vida, mas sim uma dica de ergonomia. É extremamente importante manter os pés no chão, por isso, escolha cadeiras que permitam isso ou utilize um apoio para os pés.
- Mantenha suas costas apoiadas utilizando cadeiras que possuem um encosto de tamanho médio, sendo que uma maior superfície de apoio garante uma melhor distribuição do peso corporal e um relaxamento da musculatura.

De qualquer forma, procurar um fisioterapeuta pode ajudar a prevenir problemas graves na coluna. “Geralmente as pessoas só procuram um fisioterapeuta quando o problema já está causando dificuldades para a realização de atividades do dia a dia, mas o ideal é que no primeiro sinal de dor a pessoa já procure um profissional, que irá atuar de forma preventiva”, diz.

Ele diz ainda que as principais terapias alternativas são a terapia manual aliada às orientações de postura ideal para as atividades diárias. “Quando um paciente nos procura com algum tipo de dor, costumamos levantar informações sobre todas as atividades do dia a dia da pessoa para que, a partir daí, possamos orientar quais são os procedimentos que irão evitar um grave problema na coluna. Aliado à isso, a terapia manual também é muito recomendada para prevenir problemas mais graves”, finaliza o fisioterapeuta do Nutri&Fisio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...