quinta-feira, 10 de maio de 2012

Anorexia: o mal do século XXI

Outro dia falamos aqui no blog sobre Bulimia, e hoje vamos falar um pouco sobre outro transtorno alimentar: a Anorexia. Ela afeta na maioria dos casos as mulheres a partir dos 16 anos de idade e, ao contrário da bulimia, na qual a pessoa ingere grandes quantidades de alimento, a pessoa com anorexia limita a quantidade de alimento que consome e, às vezes, evita fazer as refeições.

Foto: Divulgação
A anorexia tem origem psíquica e pode ser desencadeada por diversos fatores como: pressões de amigos, familiares e da sociedade em geral para que a pessoa mantenha um padrão de peso. A doença também pode ser causada por um quadro de obesidade anterior, que levou o paciente a fazer dietas. Nesse caso ela se manifesta devido ao receio de engordar novamente. Na verdade o ponto comum dessas causas é que todas acabam levando a não aceitação pessoal, que também pode ser uma característica da pessoa, independente de fatores externos. O paciente, então, se olha no espelho e não se vê como realmente é, mas sim com alguém que está acima do peso.

Muitos dos pacientes com esse transtorno apresentam quadros depressivos, perda de peso repentina, prática excessiva de exercícios, comportamento agressivo, evitam fazer suas refeições junto aos familiares e amigos, fazem uso de laxantes e diuréticos e não admitem que estejam doentes, o que dificulta muito a identificação da doença, retardando o início do tratamento.

O tratamento da doença deve ser feito de maneira individualizada e por uma equipe multidisciplinar composta por um clínico, um nutricionista e um psiquiatra. Mas, a família é uma parte fundamental no tratamento da doença, pois é a consciência do problema, o incentivo a continuidade do tratamento e, principalmente, o amparo sentimental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...