segunda-feira, 21 de maio de 2012

Os benefícios da soja na alimentação infantil

Bom dia!

Já falamos aqui no blog sobre os benefícios da soja. E, devido ao seu bom perfil nutricional e seu potencial papel no crescimento e desenvolvimento das crianças, ela tem sido avaliada como uma ótima opção.
Foto: Divulgação

Destaque pela quantidade e qualidade de suas proteínas, lipídios e carboidratos, o grão apresenta uma quantidade significativa de minerais como cálcio, ferro, cobre, fósforo e zinco; e vitaminas, especialmente as do complexo B.

A principal relação entre a soja e a nutrição infantil deve-se ao teor proteico da leguminosa, uma vez que as proteínas são necessárias para o crescimento e desenvolvimento normais, bem como para a formação e manutenção dos tecidos, formação de anticorpos, hormônios e enzimas a partir de aminoácidos presentes nas proteínas da dieta. “As necessidades diárias de proteína aumentam gradativamente, de acordo com o crescimento da criança. Por isso, a insuficiência delas podem causar desnutrição e atraso no crescimento”, afirma Maria Aparecida de Mello Gurgel, nutricionista do Nutri&Fisio.

Outro ponto positivo da soja é o fato dela possuir um perfil de aminoácidos e digestibilidade com pontuação 1 no PDCASS (método da Organização Mundial da Saúde segundo, no qual 1 significa que o alimento contém todos os aminoácidos essenciais e em quantidades suficientes e de digestibilidade, podendo ser comparada à proteína animal), apresentando uma qualidade proteica superior e um ótimo equilíbrio de aminoácidos essenciais. Isso fez com que nos EUA a soja substituísse a proteína animal no Programa Nacional de Almoços Escolares.

Além disso, o consumo dessa leguminosa permite a ingestão de proteínas de boa qualidade sem a ingestão concomitante de gordura saturada e colesterol. “Este fato é bastante relevante quando se leva em conta que a obesidade em crianças está aumentando significativamente”, comenta a nutricionista.

Entretanto, Maria Aparecida lembra que a dieta nutricional é individual e deve ser acompanhada por um profissional especializado. "Os pais que querem promover uma alimentação saudável para seus filhos devem procurar a ajuda de um nutricionista para não correr o risco de privar os pequenos de nutrientes que são essenciais ao desenvolvimento da criança”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...