quarta-feira, 2 de maio de 2012

Extrato de alho melhora sistema imunológico

Parece que o alho não é bom apenas para espantar vampiros. De acordo com pesquisa norte-americana, publicada na revista Clinical Nutrition, a suplementação de extrato de alho contribui para a melhora do sistema imunológico e para a redução da gravidade dos sintomas de gripes e resfriados.
Foto: Agrolaf

Para chegar a esta conclusão os pesquisadores realizaram um estudo randomizado (estudo experimental desenvolvido em humanos, onde se testa a utilização de medicamentos), duplo-cego, controlado por placebo (no qual nem o pesquisador e nem o paciente sabem se está sendo utilizado placebo ou o remédio). Ao todo foram avaliados 120 pessoas (55 homens e 65 mulheres), entre 21 e 50 anos, com um índice de massa corporal (IMC) entre 18 e 30 kg/m2. Os grupos foram divididos aleatoriamente para receberem 2,5 gramas por dia do extrato de alho ou placebo, durante noventa dias.

Ao final do estudo ficou constatado que, embora não tenha diminuído a incidência de gripes e resfriados, o extrato de alho reduziu em 21% a gravidade dos sintomas relatados, diminuiu em 61% o número de dias com os sintomas e causou 58% menos influência na capacidade de realizar atividades cotidianas como trabalho e estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...