segunda-feira, 30 de abril de 2012

A alimentação dos homens a partir dos 50 anos

Com o passar dos anos, o organismo diminui sua atividade, reduzindo o metabolismo. Entre as alterações metabólicas sofridas estão a diminuição do gosto e do olfato, da saliva, da mobilidade intestinal e das enzimas digestivas. Além disso, as necessidades energéticas também diminuem, assim como o metabolismo basal, a absorção de alguns nutrientes e o volume de água armazenado no organismo.
Foto: Getty Images

Por isso, os homens com mais de 50 anos devem ter uma dieta equilibrada, sempre respeitando as necessidades energéticas individuais. Nesta fase da vida, o consumo de alimentos fontes de vitaminas minerais é essencial, pois atuam na regulação de diversas funções do organismo, agindo como antioxidante e prevenindo o envelhecimento e aparecimento de doenças.

A prática de atividade física também é importante, pois estimula o fortalecimento de ossos e músculos, facilita o trânsito dos alimentos e sua eliminação, além de combater a depressão. Evite a desidratação! Beba água!

Maria Aparecida de Mello Gurgel, explica que não é preciso retirar nenhum tipo de alimento da dieta, mas sim ajustar as quantidades para as necessidades de cada indivíduo. “Vale lembrar que cada pessoa tem uma necessidade nutricional específica. Por isso, o ideal é que se tenha a orientação de um nutricionista para que a pessoa tenha uma dieta balanceada, com todos os nutrientes que ele precisa”, comenta.

Confira alguns nutrientes importantes para a alimentação após os 50 anos:

- Vitaminas B6, B12 e ácido fólico: essas vitaminas são absorvidas por enzimas digestivas presentes no suco gástrico, cujo volume diminui com a idade. A falta delas está associada à perda de memória, desarranjos mentais e neurológicos e formigamento nas pernas.

- Zinco e vitamina B2: A falta de zinco resulta na perda do paladar, falta de apetite e cicatrização lenta. Já a ausência da vitamina B2 é responsável por sintomas como apatia, insegurança, debilidade e má assimilação dos alimentos.

- Vitamina E: Poderoso antioxidante, evita que os radicais livres se liguem às membranas das células causando doenças e envelhecimento.

- Betacaroteno: presente em todos os alimentos de cor amarela-alaranjada é antioxidante, além de preservar e renovar a visão e a pele.

- Licopeno: está associado à prevenção do câncer de próstata. É encontrado em alimentos como tomate, goiaba e melancia.

- Fibras: colaboram com o bom funcionamento do intestino e ajudam no controle do colesterol e da glicemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...