terça-feira, 8 de maio de 2012

A fisioterapia e a qualidade de vida na terceira idade

À medida que a idade avança, os problemas de saúde vão aparecendo, isso porque há uma redução nas capacidades funcionais do organismo humano, assim o idoso desenvolve doenças que comprometem os movimentos, sejam elas de cunho ortopédico, reumático, neurológico, cardiovascular e/ou geriátrico.

E a fisioterapia entra para melhorar a amplitude do movimento e oferecer qualidade de vida a essas pessoas através de um acompanhamento detalhado, que é realizado a partir da identificação das peculiaridades de cada paciente, a fim de proporcionar a potencializar as capacidades que o idoso possui.

O tratamento fisioterápico pode ser desenvolvido com técnicas locais ou globais, em intensidades que irão variar de acordo com cada doença e a necessidade de cada pessoa. Esses tratamentos podem ser passivos ou ativos, sendo que essas duas categorias podem ser subdivididas em outros tratamentos mais específicos.

Os tratamentos passivos podem ser os métodos de condução por calor ou frio, a eletroterapia, a massagem, o relaxamento e o alongamento.

Já os tratamentos ativos são cinesioterapia e técnicas especiais como o RPG, a osteopatia, entre outros. Mas, cada um desses treinamentos tem rotinas e aplicações variadas e devem ser aplicados mediante um diagnóstico especializado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...