quarta-feira, 9 de maio de 2012

Fique longe da Hipertensão

O Ministério da Saúde divulgou no último dia 26/04 uma pesquisa mostrando que o número de brasileiros que sofrem de Hipertensão Arterial diminuiu 0,6% em 2011, se comparado com o resultado de 2010. A redução ainda é pequena, mas é um avanço que pode ser explicado pela melhora da qualidade da alimentação do brasileiro.

A Hipertensão Arterial é uma doença que eleva os níveis da pressão arterial acima do que é considerado normal pela Sociedade Brasileira de Hipertensão, que é de 140 mmHg (milímetros de mercúrio) por 90 mmHg, - ou 14 por 9 como é chamada esse medida popularmente. E se não for diagnosticada e controlada a partir de um acompanhamento especializa, essa doença pode levar ao entupimento de vasos e artérias, acidentes vasculares cerebrais (AVC’s) e infartos.

Foto: Divulgação
A alteração da pressão está muito associada ao consumo excessivo de gorduras, de sal, fumo, bebidas alcoólicas, e ao estilos de vida sedentário, em que não há prática de atividades físicas.

A pesquisa indicou que a maior parte das pessoas que sofrem desse mal são as mulheres (25,4%), enquanto os homens apresentam o problema em menor proporção (19,4%). Mas o que chama atenção é o fato de que essa doença está mais presente em pessoas com mais de 55 anos ( 50,9% apresentam a doença), o que indica que ela é provocada, na maioria dos casos, pela idade avançada e por anos de hábitos de vida inadequados.

Uma dica para manter-se longe da hipertensão é cuidar bastante da alimentação, sempre com o acompanhamento de um nutricionista e praticar atividades físicas regularmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...