quinta-feira, 31 de maio de 2012

O trabalho da fisioterapia em crianças prematuras

É comum que crianças prematuras, ou seja, que nasceram antes de completar as 40 semanas de gestação possam apresentar algumas sequelas neurológicas, que irão depender do quão prematuros são. E é aí que o trabalho da fisioterapia entra.

Quando nasce uma criança prematura, é comum que haja um trabalho de fisioterapia respiratória para que ela possam ter alta o mais rápido possível. “Após a alta é ideal que a criança comece a fazer a fisioterapia voltada para a parte motora”, comenta Audrei Fornutato Miquelote, fisiterapeuta do Nutri&Fisio e especialista em fisioterapia neonatal .
Foto: Divulgação

Ela explica que no consultório do Nutri&Fisio, o trabalho da fisioterapia em bebês de até um ano é definir os marcos do desenvolvimento normal de uma criança e fazer com que este bebê tenha um desenvolvimento mais próximo possível da normalidade. “Uma criança de quatro meses e que ficou três internada, na verdade terá um mês de vida”, conta. Por isso, “a fisioterapia vai trabalhar no fortalecimento e tonificação dos músculos e mostrar esses marcos para que a criança possa se desenvolver em casa também. Nesse sentido, a participação dos pais é fundamental, pois é extremamente importante que eles estimulem o desenvolvimento dela no dia a dia, deixando ela no chão, próxima a objetos de interesse dela, o que irá fazer com que ela se sinta estimulada a se movimentar”, conta.

Ainda de acordo com Audrei, o trabalho irá depender da gravidade das sequelas neurológicas causadas pelo nascimento prematuro. “Quando a criança tem alteração no tônus muscular, o trabalho fica um pouco mais difícil, pois a criança fica sempre em extensão. Então, temos o trabalho de fazer com que essa criança consiga fazer o movimento de dobrar”, conta.

Após o trabalho de desenvolvimento da parte motora da criança é que irá se trabalhar a parte cognitiva. “Se a criança não desenvolve a parte motora, fica difícil ela desenvolver a parte cognitiva, pois ela não terá a oportunidade de explorar o que está ao redor dela. Após o desenvolvimento motor é que vamos trabalhar as partes funcionais, sendo que muitas crianças conseguem acompanhar normalmente as outras, mesmo que precisem de pequenas adaptações no ambiente escolar, por exemplo”, comenta.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

A surpresa do diagnóstico

Ao contrário da maioria dos casos, Eduardo, pai da Sofia, só ficou sabendo que ela tinha Mielomeningocele quando a menina nasceu. E em depoimento para o livro "Mielomeningocele: O dia a dia, a visão dos especialistas e o que devemos esperar do futuro" ele falou que foi difícil avaliar as mudanças ocorridas após o nascimento da Sofia, já que ela também tem um irmão gêmeo, que nasceu sem a síndrome. "Não tem como avaliar, são desafios diferentes", comenta. Confira o depoimento e um pouco do tratamento fisioterapêutico da Sofia, na Clínica de fisioterapia da Unimep. 




* Esse material faz parte do livro "Mielomeningocele: O dia a dia, a visão dos especialistas e o que devemos esperar do futuro"

terça-feira, 29 de maio de 2012

As dores da má postura no trabalho

Virou, mexeu e você se pega reclamando de algum tipo de dor, não é mesmo?

E muitas vezes essa dor está relacionada ao tipo de postura que você tem no trabalho. Um exemplo disso são as dores que os profissionais que trabalham muito tempo sentado e no computador possuem. “Você pode até pensar que trabalhar sentado não traz prejuízos para a coluna, mas o fato é que, mesmo sentado, você pode ter problemas na postura”, alerta Thiago Guimarães Barrientos, fisioterapeuta do Nutri&Fisio, especializado no tratamento de problemas relacionados à coluna vertebral.

Ele lembra que a forma mais saudável de se sentar é manter a cabeça elevada, ombros para trás, coluna encostada, joelhos dobrados à 90° e pés apoiados no chão. “Dessa maneira a pessoa mantém o equilíbrio do corpo”, diz Barrientos.

Por isso, o fisioterapeuta dá algumas dicas:

- Para garantir seu conforto visual, a distância entre você e seu monitor deve ser entre 45 e 70 cm. Não se esqueça de regular a altura do monitor!
- Mantenha o punho neutro, ou seja, regule a altura do teclado até que ele fique na altura do seu cotovelo e o seu punho fique reto.
- Mantenha os pés no chão! Não, isso não é um conselho de vida, mas sim uma dica de ergonomia. É extremamente importante manter os pés no chão, por isso, escolha cadeiras que permitam isso ou utilize um apoio para os pés.
- Mantenha suas costas apoiadas utilizando cadeiras que possuem um encosto de tamanho médio, sendo que uma maior superfície de apoio garante uma melhor distribuição do peso corporal e um relaxamento da musculatura.

De qualquer forma, procurar um fisioterapeuta pode ajudar a prevenir problemas graves na coluna. “Geralmente as pessoas só procuram um fisioterapeuta quando o problema já está causando dificuldades para a realização de atividades do dia a dia, mas o ideal é que no primeiro sinal de dor a pessoa já procure um profissional, que irá atuar de forma preventiva”, diz.

Ele diz ainda que as principais terapias alternativas são a terapia manual aliada às orientações de postura ideal para as atividades diárias. “Quando um paciente nos procura com algum tipo de dor, costumamos levantar informações sobre todas as atividades do dia a dia da pessoa para que, a partir daí, possamos orientar quais são os procedimentos que irão evitar um grave problema na coluna. Aliado à isso, a terapia manual também é muito recomendada para prevenir problemas mais graves”, finaliza o fisioterapeuta do Nutri&Fisio.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Filé à Oriental para diabéticos

Bom dia!

Já falamos aqui no blog sobre o diabetes, tanto em pessoas adultas quanto em crianças, e da importância de uma alimentação balanceada para as pessoas que possuem esse tipo de patologia. Por isso, hoje vamos trazer uma receita de prato especialmente para os diabéticos, mas que também pode ser apreciado por todos.

Vale ressaltar que, caso hajam dúvidas com relação aos ingredientes da receita, é recomendável que se procure um nutricionista.

File à Oriental
Foto: Petitchef
Ingredientes
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- 600g de filet mignon em tiras
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1 cebola grande em fatias finas
- 1 pimentão verde em tiras
- 2 tabletes de caldo de carne
- 1 xícara (chá) de água fervendo
- 250g de moyashi (broto de feijão)
- 1 colher (sopa) de molho de soja (shoyu)
- 1/2 xícara (chá) de cebolinha verde picada

Tempo de Preparo
20 minutos

Rendimento
5 porções

Modo de Preparo
Polvilhe a farinha de trigo no filé,envolvendo bem. Em uma panela aqueça o óleo, junte o filé, e doure muito bem. Acrescente a cebola, o pimentão, e refogue por 3 minutos. Junte os tabletes de caldo de carne já dissolvidos na água fervendo, mexendo sempre. A seguir acrescente o molho de soja e o moyashi, tampe a panela e cozinhe por mais 3 minutos. Desligue o fogo e junte a cebolinha. Sirva com arroz branco.


Total de Calorias
244 Kcal por porção


Uma dica que a nutricionista Maria Aparecida de Mello Gurgel, nutricionista do Nutri&Fisio, é utilizar no lugar do caldo de carne, ervas e condimentos naturais. Experimente!

E aí, gostou da receita? Então deixe seu comentário!

Obs: essa receita foi retirada do livro Cozinha Clássica para Diabético, do INCOR

sexta-feira, 25 de maio de 2012

A fisioterapia no tratamento da dor pélvica

A pélvis é a parte inferior do tronco, localizada logo após o abdômen e contém o útero, as trompas de Falópio, os ovários, a vagina, a bexiga e o reto. É nessa estrutura que estão inseridos os membros inferiores e onde se apoiam uma série de músculos ligados ao seu movimento.

E é muito comum que as mulheres apresentem dor pélvica crônica (dor abaixo do umbigo) causada principalmente pelo mioma uterino, aderências pélvicas e endometriose (presença do endométrio fora do útero). Essa dor pode ser contínua ou aparecer e desaparecer, sendo que em alguns casos ela pode até atrapalhar as atividades cotidianas da mulher.

Por isso, o tratamento fisioterapêutico neste caso tem como objetivo o alívio da dor, a correção das alterações músculo esqueléticas e melhora na qualidade de vida; e é direcionado aos músculos na vagina, quadril, coxas e região lombar baixa. Para isso, o fisioterapeuta se utiliza de recursos como a terapia manual, exercícios respiratórios, biofeedback, exercícios de movimentação do quadril, de relaxamento e alongamento. “Vale ressaltar que para isso é necessário procurar profissionais especializados”, lembra Mariana Piacentini, fisioterapeuta do Nutri&Fisio.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Tenha uma boa noite de sono!

Foto Divulgação
Tem coisa melhor do que ter uma boa noite de sono?

Pois é! E aquele bom e velho conselho de que uma boa noite de sono pode fazer milagres pela saúde, beleza e silhueta é verdade, de acordo com um estudo da Universidade Case Western Reserve (Ohio, EUA), que afirma que mulheres que dormem cinco horas ou menos por dia tem 32% mais chances de engordar se comparadas às que dormem por, no mínimo, sete horas.

E se essa boa noite de sono vier acompanhada de atividades físicas e alimentação adequada isso ajudará a queimar mais calorias, uma vez que o organismo bem descansado trabalha de forma mais acelerada. A lógica é a seguinte: quando não dormimos o suficiente nosso metabolismo entende que precisa economizar energia e por isso trabalha de forma mais lenta. Agora, se dormimos mais (em média 8 horas todos os dias) ele entende que pode gastar energia e funciona normalmente.

Foto: Portal Usininos
Além disso, de acordo com Rosana Radominski, endocrinologista e presidente da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), além do excesso de peso, as noites mal dormidas podem contribuir para o aparecimento de hipertensão arterial e da depressão a longo prazo.

A falta de uma boa noite sono também pode interferir no humor e pode resultar em cansaço, sonolência, irritabilidade, ansiedade, perda de memória de fatos recentes e lentidão de raciocínio. Isso porque é durante as horas de sono que ocorre a síntese das proteínas responsáveis pelo desenvolvimento das conexões neurais, aprimorando assim as habilidades como a memória e o aprendizado.

E para ajudar você a ter um bom descanso, confira 10 dicas do Instituto do Sono!

1. Tenha um horário regular para dormir e despertar.
2. Vá para a cama somente na hora dormir.
3. Promova um ambiente saudável.
4. Não faça uso de álcool próximo ao horário de dormir.
5. Não faça uso de medicamentos para dormir sem orientação médica.
6. Não exagere em café, chá e refrigerante.
7. Pratique atividade física em horários adequados e nunca próximo à hora de dormir.
8. Jante moderadamente em horário regular e adequado.
9. Não leve problemas para a cama.
10. Faça atividades repousantes e relaxantes após o jantar.


Gostou? Então, tenha uma ótima noite de sono!

terça-feira, 22 de maio de 2012

A fisioterapia no tratamento pós cirurgia de cabeça e pescoço

A cirurgia oncológica tanto pode ser tanto paliativa quanto curativa, sendo que a ressecção curativa é aquela em que todo câncer visível é removido e as margens cirúrgicas são microscopicamente livres de lesão. Algumas vezes, nesse tipo de cirurgia é preciso sacrificar algumas estruturas anatômicas, neuromusculares e linfáticas, o que gera sequelas operatórias transitórias ou definitivas .

E é aí que os fisioterapeutas entram! Eles são responsáveis por amenizar, tratar e reabilitar as sequelas originadas por esses procedimentos que vão depender do tipo de tumor e de cirurgia realizada. 

Um exemplo disso é a atuação deste profissional em pacientes que sofreram cirurgias de cabeça e pescoço e que podem apresentar paralisia facial, dor muscular, queda de ombro, edema da face, trismo (dificuldade para abir a boca), fibrose e aderência de cicatrizes, que podem limitar os movimentos. “Neste caso, o tratamento fisioterápico consiste em muita estimulação tátil e exercícios de mímica facial”, comenta o Prof. Dr. Carlos Fornasari, fisioterapeuta do Nutri&Fisio.


Lembrando que a reabilitação é diferente para cada caso e o paciente deve ser instruído com noções básicas de anatomia e fisiologia muscular para ficar ciente de todos os passos do tratamento. “Os exercícios são propostos de acordo com a avaliação do fisioterapeuta e o tratamento é direcionado de acordo com as necessidades particulares da pessoa, focando nos segmentos mais comprometidos. Nesse processo é importante ter a visão global do paciente, já que a dor torna-se um fator limitante a algumas atividades diárias”, comenta Fornasari.

Entre as técnicas utilizadas para diminuição da dor estão a eletroterapia, acupuntura, relaxamento e alongamentos. Após a redução deste sintoma são iniciadas as atividades para restauração da mobilidade articular das estruturas envolvidas, força muscular e melhora da sensibilidade. “Em alguns casos esse tratamento pode ser longo, mas o sucesso é alcançado com técnicas adequadas, regularidade e comprometimento do paciente, sendo que o mais importante é oferecer uma melhora na qualidade de vida do paciente”, finaliza o fisioterapeuta.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Os benefícios da soja na alimentação infantil

Bom dia!

Já falamos aqui no blog sobre os benefícios da soja. E, devido ao seu bom perfil nutricional e seu potencial papel no crescimento e desenvolvimento das crianças, ela tem sido avaliada como uma ótima opção.
Foto: Divulgação

Destaque pela quantidade e qualidade de suas proteínas, lipídios e carboidratos, o grão apresenta uma quantidade significativa de minerais como cálcio, ferro, cobre, fósforo e zinco; e vitaminas, especialmente as do complexo B.

A principal relação entre a soja e a nutrição infantil deve-se ao teor proteico da leguminosa, uma vez que as proteínas são necessárias para o crescimento e desenvolvimento normais, bem como para a formação e manutenção dos tecidos, formação de anticorpos, hormônios e enzimas a partir de aminoácidos presentes nas proteínas da dieta. “As necessidades diárias de proteína aumentam gradativamente, de acordo com o crescimento da criança. Por isso, a insuficiência delas podem causar desnutrição e atraso no crescimento”, afirma Maria Aparecida de Mello Gurgel, nutricionista do Nutri&Fisio.

Outro ponto positivo da soja é o fato dela possuir um perfil de aminoácidos e digestibilidade com pontuação 1 no PDCASS (método da Organização Mundial da Saúde segundo, no qual 1 significa que o alimento contém todos os aminoácidos essenciais e em quantidades suficientes e de digestibilidade, podendo ser comparada à proteína animal), apresentando uma qualidade proteica superior e um ótimo equilíbrio de aminoácidos essenciais. Isso fez com que nos EUA a soja substituísse a proteína animal no Programa Nacional de Almoços Escolares.

Além disso, o consumo dessa leguminosa permite a ingestão de proteínas de boa qualidade sem a ingestão concomitante de gordura saturada e colesterol. “Este fato é bastante relevante quando se leva em conta que a obesidade em crianças está aumentando significativamente”, comenta a nutricionista.

Entretanto, Maria Aparecida lembra que a dieta nutricional é individual e deve ser acompanhada por um profissional especializado. "Os pais que querem promover uma alimentação saudável para seus filhos devem procurar a ajuda de um nutricionista para não correr o risco de privar os pequenos de nutrientes que são essenciais ao desenvolvimento da criança”, finaliza.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

A importância do nutricionista na diabetes gestacional

Bom dia!

Já falamos aqui sobre o diabetes, e hoje vamos falar do controle alimentar desta doença na gravidez, que pode ser resultado do fato da mãe já possuir essa condição ou aparecer apenas durante a gestação. 

O diabetes gestacional coloca a gestante no grupo de alto risco. Por isso, o acompanhamento nutricional é essencial para que a futura mamãe possa manter os níveis de glicemia e triglicerídeos normais. A doença é caracterizada pelo aumento nas taxas de açúcar durante a gravidez, e pode atingir 7% das grávidas. Por isso, os médicos recomendam que as futuras mamães façam exames entre a 24ª e a 28ª semana de gestação. Além disso, se acompanhada de perto por um nutricionista, essas taxas são mantidas dentro do considerado normal tanto no sangue da mãe quanto no do bebê

Foto: Divulgação
O tratamento, realizado em conjunto pelo o obstetra e o nutricionista, visa diminuir a taxa de macrossomia (bebês com excesso de peso) e evitar a queda do açúcar do sangue do bebê ao nascer. Por isso, esse acompanhamento tem que ser feito de maneira individualizada e específica, pois o seu aparecimento ou não vai depender do organismo cada gestante.


Entre os objetivos da terapia nutricional está o estabelecimento de um limite para o ganho de peso das mães, que deve ser de 9 a 12 kg para mulheres com peso considerado normais e de no máximo 7 kg para mulheres obesas, que possuem maior risco de desenvolver o diabetes durante a gestação. 

O problema é delicado, mas se for diagnosticado no início e devidamente acompanhado por um nutricionista, ele não impedirá que a gestante leve uma gravidez tranquila, tenha um parto seguro e um bebê saudável. “Sendo assim, recomenda-se que a gestante faça o acompanhamento contínuo com o nutricionista para que qualquer alteração de suas taxas glicêmicas seja detectada logo no início e as providências adequadas possam ser tomadas o mais depressa possível”, afirma Maria Aparecida de Mello Gurgel, nutricionista do Nutri&Fisio.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

O dia a dia da mielomeningocele: depoimento da Cássia, mãe do Rafael

Hoje, o blog do Nutri&Fisio traz o depoimento da Cássia, mãe do Rafael, que tem mielomeningocele. Ela falou um pouco sobre a tristeza da descoberta e a tranquilidade que veio logo depois, do apoio do marido e da família, o dia a dia com o Rafael e as expectativas para o futuro. Na época do depoimento, Cássia ressaltou a dificuldade de colocar o filho na escola, que alegava estar despreparada para receber uma criança como o Rafael. Confira a entrevista!


quarta-feira, 16 de maio de 2012

A busca de um futuro para os pequenos

Uma pesquisa publicada pela revista Lancet e realizada por médicos americanos, analisou dados da mortalidade infantil mundial em 2010 e mostrou que a maior parte das mortes ocorre devido a infecções que poderiam ser evitadas como: pneumonia e diarreia. Ainda de acordo com a pesquisa 5 milhões de crianças morreram no ano de 2010 vitimas de doenças infecciosas, principalmente devido à pneumonia.
Foto: Divulgação

Para a pesquisa foram utilizados dados de 193 países, incluindo pesquisas em residências e cadastramentos públicos. O estudo mostrou que duas em cada cinco crianças morreram antes dos primeiros 30 dias de vida. E outro resultado obtido foi que a partir do ano 2000 a mortalidade infantil caiu 26%, cerca de 2 milhões. Mas, esse número ainda está longe de alcançar a meta que a ONU estabeleceu na virada do milênio de reduzir em dois terços até 2015.

Países como Nigéria, República Democrática do Congo, Índia e China são os que correspondem por mais da metade das mortes infantil (3,75 milhões). Vale ressaltar que a China é o país que mais tem crescido economicamente mesmo diante da crise mundial.

terça-feira, 15 de maio de 2012

O auxílio da fisioterapia respiratória em crianças com asma

É nos períodos mais frios e secos que os problemas respiratórios aparecem, principalmente em crianças. Doenças como bronquite, renite, sinusite, pneumonia e a asma, são os principais vilões dos pequenos, que possuem pulmões mais sensíveis e com isso ficam mais suscetíveis a esses males.

A asma, segundo a Associação Brasileira de Saúde, é uma doença pulmonar frequente e que está aumentando em todo o mundo. Esta doença se caracteriza pela inflamação crônica das vias aéreas, o que determina o seu estreitamento, causando dificuldade respiratória. As crianças que sofrem com a asma durante a crise apresentam sintomas como tosse, chiado no peito e falta de ar. A doença tem crescido no mundo todo e estima-se que hoje exista em média 100 milhões de asmáticos pelo mundo.

O acompanhamento fisioterápico auxilia na redução de tempo das crises e no espaço entre uma e outra. Durante o tratamento a criança é orientada quanto às posturas que melhoram a respiração e que auxiliarão no momento da crise. Para aumentar o tempo entre um espasmo e outro, a criança é treinada para aprender a fortalecer a musculatura respiratória principal.

Nessa doença, a fisioterapia ajuda a melhorar a mecânica ventilatória, assegurando o menor consumo de energia por meio da limpeza dos brônquios, do relaxamento e de exercícios respiratórios. A busca contínua do tratamento é pelo controle da criança sobre as crises a partir dos exercícios praticados nas seções de fisioterapia. Outro foco importante é a prevenção das crises. Todo tratamento é voltado no esforço e força de vontade da criança.

Mas, uma parte essencial na garantia de resultados positivos é o apoio e acompanhamento da família, para que todos em volta da criança saibam como ajudá-la em meio a uma crise.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Os benefícios do leite

Todo mundo sabe que o leite é essencial na alimentação infantil. Mas, depois que crescemos com a correria do dia a dia, deixamos um pouco de lado esse hábito. Porém, é importante lembrar que, além de ser uma fonte rica de cálcio que ajuda na formação dos ossos, esse mesmo cálcio é necessário pra manter os ossos fortes, tanto em crianças como em adultos.

O leite ainda possui outros elementos fundamentais ao nosso organismo como: a vitamina A, responsável pela saúde de nossa visão e de nossa pele; a vitamina B12 que ajuda na manutenção saudável do sistema nervoso, além de manter a normalidade do acido fólico para produção sanguínea; o potássio, responsável pela contração muscular; além de diversas outras substâncias impostantes para nosso corpo.

Uma pesquisa feita pelo Professor James O. Hill, ex-presidente da Sociedade Americana de Nutrição, aponta os benefícios que o consumo do leite, especialmente pela manhã, pode trazer a nossa saúde e principalmente ao nosso peso. Segundo a pesquisa, que analisou 3.000 adultos, aqueles que ingeriram leite com baixo índice de gorduras no café da manhã, apresentaram redução de peso e, a longo prazo, esse consumo proporcionou a manutenção de peso. Além disso, foi constatado que nutrientes misturados no leite como, cálcio e proteína, aumentam a capacidade do corpo em eliminar gorduras.

Portanto, não deixe de consumir leite mesmo que você esteja de dieta, afinal ele pode auxiliar a perda de peso, além de garantir a saúde dos ossos e melhor muitas outras funções do organismo.

E você, já tomou seu copo de leite hoje?

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Nutrição é mais do que dieta

Quando se fala de nutricionista a maior parte das pessoas pensa em cuidados com o peso e associam a figura desse profissional à preocupações estéticas. Mas, para além das questões de aparência, está a aplicação dessa especialidade médica durante o tratamento de doenças muito sérias e que exigem o acompanhamento de um nutricionista.
Foto: Super Memo

Pacientes com problemas gastrointestinais, por exemplo, precisam ser acompanhados por nutricionistas, já que a alimentação afeta diretamente este sistema. Outro tipo de doença que exige cuidados nutricionais são os transtornos alimentares, como a bulimia e a anorexia.

Para que os problemas mais graves sejam evitados o ideal é que a visita ao consultório do nutricionista seja um hábito, assim como a ida ao pediatra, ao ginecologista, entre outros. Isso porque os problemas relativos a alimentação se manifestam após anos de alimentação inadequada, e quando falamos inadequada, não estamos nos referindo a alimentos saudáveis, mas daquela alimentação que pode até ser saudável, porém não é a ideal para o seu organismo.

E para definir qual o tipo de alimentação ideal para as especificações de cada necessidade do seu organismo, você precisa de exames detalhados e da avaliação de um especialista. Portanto, consulte regularmente um nutricionista e fique em dia com a sua saúde!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Anorexia: o mal do século XXI

Outro dia falamos aqui no blog sobre Bulimia, e hoje vamos falar um pouco sobre outro transtorno alimentar: a Anorexia. Ela afeta na maioria dos casos as mulheres a partir dos 16 anos de idade e, ao contrário da bulimia, na qual a pessoa ingere grandes quantidades de alimento, a pessoa com anorexia limita a quantidade de alimento que consome e, às vezes, evita fazer as refeições.

Foto: Divulgação
A anorexia tem origem psíquica e pode ser desencadeada por diversos fatores como: pressões de amigos, familiares e da sociedade em geral para que a pessoa mantenha um padrão de peso. A doença também pode ser causada por um quadro de obesidade anterior, que levou o paciente a fazer dietas. Nesse caso ela se manifesta devido ao receio de engordar novamente. Na verdade o ponto comum dessas causas é que todas acabam levando a não aceitação pessoal, que também pode ser uma característica da pessoa, independente de fatores externos. O paciente, então, se olha no espelho e não se vê como realmente é, mas sim com alguém que está acima do peso.

Muitos dos pacientes com esse transtorno apresentam quadros depressivos, perda de peso repentina, prática excessiva de exercícios, comportamento agressivo, evitam fazer suas refeições junto aos familiares e amigos, fazem uso de laxantes e diuréticos e não admitem que estejam doentes, o que dificulta muito a identificação da doença, retardando o início do tratamento.

O tratamento da doença deve ser feito de maneira individualizada e por uma equipe multidisciplinar composta por um clínico, um nutricionista e um psiquiatra. Mas, a família é uma parte fundamental no tratamento da doença, pois é a consciência do problema, o incentivo a continuidade do tratamento e, principalmente, o amparo sentimental.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Fique longe da Hipertensão

O Ministério da Saúde divulgou no último dia 26/04 uma pesquisa mostrando que o número de brasileiros que sofrem de Hipertensão Arterial diminuiu 0,6% em 2011, se comparado com o resultado de 2010. A redução ainda é pequena, mas é um avanço que pode ser explicado pela melhora da qualidade da alimentação do brasileiro.

A Hipertensão Arterial é uma doença que eleva os níveis da pressão arterial acima do que é considerado normal pela Sociedade Brasileira de Hipertensão, que é de 140 mmHg (milímetros de mercúrio) por 90 mmHg, - ou 14 por 9 como é chamada esse medida popularmente. E se não for diagnosticada e controlada a partir de um acompanhamento especializa, essa doença pode levar ao entupimento de vasos e artérias, acidentes vasculares cerebrais (AVC’s) e infartos.

Foto: Divulgação
A alteração da pressão está muito associada ao consumo excessivo de gorduras, de sal, fumo, bebidas alcoólicas, e ao estilos de vida sedentário, em que não há prática de atividades físicas.

A pesquisa indicou que a maior parte das pessoas que sofrem desse mal são as mulheres (25,4%), enquanto os homens apresentam o problema em menor proporção (19,4%). Mas o que chama atenção é o fato de que essa doença está mais presente em pessoas com mais de 55 anos ( 50,9% apresentam a doença), o que indica que ela é provocada, na maioria dos casos, pela idade avançada e por anos de hábitos de vida inadequados.

Uma dica para manter-se longe da hipertensão é cuidar bastante da alimentação, sempre com o acompanhamento de um nutricionista e praticar atividades físicas regularmente.

terça-feira, 8 de maio de 2012

A fisioterapia e a qualidade de vida na terceira idade

À medida que a idade avança, os problemas de saúde vão aparecendo, isso porque há uma redução nas capacidades funcionais do organismo humano, assim o idoso desenvolve doenças que comprometem os movimentos, sejam elas de cunho ortopédico, reumático, neurológico, cardiovascular e/ou geriátrico.

E a fisioterapia entra para melhorar a amplitude do movimento e oferecer qualidade de vida a essas pessoas através de um acompanhamento detalhado, que é realizado a partir da identificação das peculiaridades de cada paciente, a fim de proporcionar a potencializar as capacidades que o idoso possui.

O tratamento fisioterápico pode ser desenvolvido com técnicas locais ou globais, em intensidades que irão variar de acordo com cada doença e a necessidade de cada pessoa. Esses tratamentos podem ser passivos ou ativos, sendo que essas duas categorias podem ser subdivididas em outros tratamentos mais específicos.

Os tratamentos passivos podem ser os métodos de condução por calor ou frio, a eletroterapia, a massagem, o relaxamento e o alongamento.

Já os tratamentos ativos são cinesioterapia e técnicas especiais como o RPG, a osteopatia, entre outros. Mas, cada um desses treinamentos tem rotinas e aplicações variadas e devem ser aplicados mediante um diagnóstico especializado.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

O óleo de coco ainda é uma boa opção?

Que tal uma boa ideia para manter a saúde e a boa forma nesse outono/inverno?

Então aqui vai uma: consuma óleo de coco!
Foto: Powerfull

Ele caiu nas graças do consumidor no verão devido às por suas propriedades, que auxiliam no controle e perda de peso. Mas o que poucos sabem é que, mesmo após o verão, o óleo de coco pode ser uma excelente opção para dar continuidade a sua dieta, mesmo no outono/inverno.

O fato de ser um óleo funcional é um dos benefícios desse alimento, isso porque ele é rico em ômega 3, 6 e 9, é anti-inflamatório, antioxidante, além de ser uma gordura insaturada, o que promove uma limpeza especial nas artérias, proporcionando o aumento do colesterol “bom” (HDL) e reduzindo o colesterol “ruim” (LDL). 

Ele também oferecer a melhora do sistema imunológico por ser rico em ácido láurico e caprílico, que previnem infecções por vírus, bactérias e fungos.

O óleo de coco possui ainda ação termogênica, que auxilia no emagrecimento, devido o aumento do gasto calórico e na sensação de saciedade oferecida por ele.

Como todas essas vantagens ele continua fazendo parte da dieta independente da estação, porque não compromete a saúde, possui pouquíssimas contra indicações, e seus benefícios são muitos. Ele pode ser consumido em sucos, vitaminas, na preparação de bolos, doces, salgados, e pode ser um ótimo substituto dos óleos de soja e canola.

E que tal a receita para acompanhar esse período frio com todos os benefícios e vantagens do óleo de coco? Vamos lá?

Foto: Divulgação
Ingredientes:
1 abóbora paulistinha média sem caroço cortada em cubos e cozida no vapor
1/2 xícara de leite de coco
1 colher de sopa de óleo de coco
2 dentes de alho médios amassados
1 xícara de água
Cheiro verde a gosto
Sal, ervas frescas e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:
Bata a abóbora cozida com meia xícara de água. Em uma panela, aqueça o óleo de coco, doure o alho, misture a abóbora batida com ½ xícara de leite de coco, o restante da água e as ervas frescas e pimenta-do-reino a gosto. Aqueça em fogo médio, mexendo sem parar, por cerca de 5 minutos. Acerte o sal, decore com o cheiro verde e sirva com torradas.

Assim é só aproveitar as vantagens que essa riqueza natural nos proporciona. E se você consumiu esse óleo no verão e ainda tem em casa, mas ele esta com a coloração branca e solidificado, não se preocupe, essa é uma característica dos que são puros e de boa qualidade que se solidificam em temperatura abaixo de 25º e líquido acima dessa temperatura.

Aproveite a dica e nos conte o que você achou.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Nutrição para um coração saudável

A insuficiência cardíaca é uma síndrome causada por uma anormalidade na função do coração de bombear ou acomodar o retorno sanguíneo. Estima-se que a cada ano dois milhões de novos casos são diagnosticados no mundo. Mas, você sabia que o tratamento nutricional pode ajudar a evitar este tipo de problema?

Foto: Clicrbs
É cada vez mais evidente a importância da dieta no prognóstico da doença e no tratamento destes pacientes, que apresentam, via de regra, quadros variáveis de desnutrição, que podem ocorrer por diversos fatores, como: ingestão inadequada da alimentos, metabolismo alterado, estado pró-inflamatório, aumento de estresse e maior perda de nutrientes devido a constante ingestão de medicamentos. Essa desnutrição contribui para a redução da sobrevida desses pacientes.

Então, você já percebeu a importância da nutrição nestes pacientes, não é mesmo? 

Por isso, é necessário que a pessoa com insuficiência cardíaca procure um nutricionista especializado, que irá formular uma dieta adequada às suas necessidades. “O nutricionista irá realizar a avaliação física e alimentar do paciente, avaliar os sinais e sintomas associados à doença, utilizar análises bioquímicas e considerar os sintomas a fisiopatologias da doença, para estabelecer uma dieta adequada”, afirma Maria Aparecida Gurgel, nutricionista do Nutri&Fisio, especializada em nutrição de pacientes cardiológicos.

Ela lembra também que a terapia nutricional tem como objetivo a recuperação ou até mesmo a manutenção do estado nutricional através da reeducação alimentar. Neste sentido, é extremamente importante que o paciente compreenda os motivos pelos quais a dieta está sendo modificada para que ele se comprometa, já que ela atua como um importante coadjuvante no tratamento da insuficiência cardíaca e favorece um melhor prognóstico ao paciente.

E você, gostou do assunto? Deixe seu comentário!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Preparando-se para o futuro!

Bom dia!

Dando sequência aos depoimentos dos pais de crianças com mielomeningocele, o blog do Nutri&Fisio traz os depoimentos da Eliane e do Moacir, pais da Isabella. Eles falam um pouco sobre a descoberta da doença, de como é o dia-a-dia e do que desejam para o futuro da filha.

Confiram!

Depoimento da Eliane, mãe da Isabella

Depoimento do Moacir, pai da Isabella


* Material anexo ao livro "Mielomeningocele: o dia a dia, a visão dos especialistas e o que devemos esperar do futuro". Para maiores informações, clique aqui.



quarta-feira, 2 de maio de 2012

Extrato de alho melhora sistema imunológico

Parece que o alho não é bom apenas para espantar vampiros. De acordo com pesquisa norte-americana, publicada na revista Clinical Nutrition, a suplementação de extrato de alho contribui para a melhora do sistema imunológico e para a redução da gravidade dos sintomas de gripes e resfriados.
Foto: Agrolaf

Para chegar a esta conclusão os pesquisadores realizaram um estudo randomizado (estudo experimental desenvolvido em humanos, onde se testa a utilização de medicamentos), duplo-cego, controlado por placebo (no qual nem o pesquisador e nem o paciente sabem se está sendo utilizado placebo ou o remédio). Ao todo foram avaliados 120 pessoas (55 homens e 65 mulheres), entre 21 e 50 anos, com um índice de massa corporal (IMC) entre 18 e 30 kg/m2. Os grupos foram divididos aleatoriamente para receberem 2,5 gramas por dia do extrato de alho ou placebo, durante noventa dias.

Ao final do estudo ficou constatado que, embora não tenha diminuído a incidência de gripes e resfriados, o extrato de alho reduziu em 21% a gravidade dos sintomas relatados, diminuiu em 61% o número de dias com os sintomas e causou 58% menos influência na capacidade de realizar atividades cotidianas como trabalho e estudo.

terça-feira, 1 de maio de 2012

A importância da fisioterapia no esporte

Volta e meia você se depara com notícias de que tal atleta sofreu uma lesão e deverá ficar alguns meses parado. Mas você sabe por que eles costumam sofrer lesões?
Foto: Divulgação

A causa mais comum é a sobrecarga nos tecidos, tendões, músculos e ligamentos, que são gerados por um desequilíbrio muscular. Esse desequilíbrio pode ocorrer tanto entre o grupo de músculos responsáveis pelo movimento como entre a musculatura superficial e a mais profunda do corpo, e aumenta cada vez mais até que a lesão apareça.

Só para contextualizá-lo, os músculos superficiais, responsáveis pelos movimentos articulares, dependem dos músculos profundos para dar estabilidade às articulações e realizar esses movimentos de forma eficiente, sem sobrecarregar os tecidos envolvidos no movimento. Por isso, o fisioterapeuta desportivo atua corrigindo as disfunções encontradas através da avaliação do movimento do atleta, prevenindo as lesões.

Quando ocorre a lesão, a fisioterapia esportiva tem como objetivo reabilitar em um curto espaço de tempo a capacidade funcional de pré-lesão e atuar de forma preventiva sem que isso gere prejuízos aos atletas.

O tratamento consiste, inicialmente, em reduzir a inflamação e a dor e reduzir a sobrecarga nos tecidos, melhorando a execução do movimento, evitando o reaparecimento da lesão. Feito isso, são realizados exercícios funcionais, baseados no esporte praticado pelo atleta, reintegrando-o à atividade esportiva de forma segura.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...