terça-feira, 17 de julho de 2012

A fisioterapia no tratamento de lesões no púbis

Bom dia!

Já tratamos aqui sobre lesões na cintura pélvica e seus respectivos tratamentos na área da fisioterapia. Hoje, vamos abordar o púbis, um dos três ossos da bacia. Os músculos desta região, especialmente seus tendões, ficam inflamados devido ao estresse repetitivo na região da sínfise púbica (articulação semimóvel que une o púbis, formando a bacia).

Lesões no púbis são muito comuns em atletas, sempre causadas por sobrecarga na região. Entre os mais conhecidos, destaca-se o caso do jogador de futebol, Kaká. Convocado para defender a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2010, o atleta sofria com dores na região e acabou agravando a lesão ao entrar em campo na competição.

Mas afinal, qual era a lesão de Kaká? Trata-se da pubalgia, um dos dois problemas mais comuns no púbis. O outro é a osteíte púbica. O primeiro é considerado como sendo dor e inflamação das estruturas na região da sínfese púbica. No segundo caso, o paciente sente dor especificamente sobre a região da sínfese púbica, causada pelo estresse mecânico da mesma, podendo inclusive haver desnivelamento no local.

O diagnóstico é clínico e geralmente feito por meio de radiografia e/ou ressonância magnética. Entre as formas de tratamento estão:

- Inicial: repouso, crioterapia (gelo no local), compressas de água quente, promovendo diminuição da dor e relaxamento da musculatura adjacente.
- Intermediária: exercícios de alongamento para os adutores (contanto desde que o paciente não esteja sentindo muitas dores no local); exercícios de fortalecimento abdominal e da lombar; exercícios de estabelecimento do tronco e coluna vertebral; semi-agachamentos e exercícios pliométricos (saltos e deslocamentos); exercícios específicos do esporte praticado pelo atleta.
- Final: o paciente poderá retornar as atividades entre 3 a 5 dias em caso de lesões brandas. Para casos mais graves, o retorno pode demorar de 3 semanas a até seis meses, ou mais. O ideal é que o retorno aconteça apenas quando existir a possibilidade de executar os exercícios pliométricos sem dor.

Em todos os casos, a procura de um especialista se faz necessária para que haja um diagnóstico qualificado. Vale lembrar que a fisioterapia consiste em um tratamento conservador para este tipo de lesão. É importante ressaltar que alguns casos mais extremos requerem intervenção cirúrgica e a partir da operação a fisioterapia é utilizada na recuperação dos pacientes.

3 comentários:

  1. Quais os exercicios e alongamento para o fortalecimento do púbis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quai os exercícios e alongamentos para o fortalecimento do púbis

      Excluir
    2. Procure um fisioterapeuta qualificado!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...