quarta-feira, 4 de julho de 2012

Alerta: excesso de peso está relacionado ao surgimento do câncer!

O último Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer trouxe uma mensagem de alerta: o excesso de peso aumenta as chances da pessoa desenvolver câncer. Segundo Maria Aparecida de Mello Gurgel, nutricionista do Nutri&Fisio, especializado no tratamento nutricional de pessoas com câncer, 50% dos homens e 49% das mulheres tem sobrepeso ou obesidade. “Esse é um dado muito alarmante, pois está clara a relação do excesso de peso com o surgimento do câncer”, diz a nutricionista.

Ela explica que a célula independe de energia para se manter, mas os processos inflamatórios podem ser determinantes para sua proliferação (metástases). Por isso, o cuidado nutricional é vital. “Recomendamos o consumo de 5 ou mais porções diárias de frutas, legumes e verduras (não incluindo batatas e mandioca, que fazem parte do grupo de energéticos). Esses alimentos são fitoquímicos e oferecem proteção para a célula”, comenta.


Os peixes de água salgada, como o arenque, salmão e a sardinha também são indicados para a dieta. “Eles são recomendados por serem ricos em ômega 6 e mesmo os enlatados já oferecem benefícios à sua saúde”. Também não podemos nos esquecer da gordura boa, encontrada no óleo de canola e girassol.

Como já dissemos aqui diversas vezes, vale lembrar que é recomendável procurar um nutricionista que irá desenvolver uma dieta adequada às suas necessidades. “Aqui no Nutri&Fisio, por exemplo, temos um aparelho chamado bioimpedância, que avalia a composição corporal com segurança e precisão, auxiliando no desenvolvimento de uma dieta adequada às necessidades de cada indivíduo”, explica.

Falaremos mais sobre as novidades deste congresso nas próximas semanas. Acompanhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...