sexta-feira, 13 de julho de 2012

Dicas Nutri&Fisio: Corra certo!

Bom dia!

Como já falamos aqui, a corrida é a maneira mais rápida de queimar calorias. Em uma hora de exercício, são gastas 900 calorias. Além disso, a corrida exercita praticamente todas as partes do seu corpo, sendo ideal para evitar o sedentarismo, melhorar o condicionamento físico e até o seu astral durante o dia.

É claro, qualquer esporte tem técnicas corretas para praticá-lo. Na hora de realizar uma atividade, é necessário saber o que fazer, para evitar lesões que são causadas por deficiências no momento da prática.
Saiba quais são os maiores erros que você poderia cometer, mas não vai, depois de ler nossas dicas:

- Não fazer exames periódicos: consultar um médico periodicamente para saber como está a saúde de seu corpo é essencial para que você possa praticar exercícios da melhor maneira possível. Ser atleta não significa necessariamente ter uma saúde perfeita. Melhor ainda: consulte um especialista para traçar um plano de exercício mais seguro e ideal para suas necessidades.

- Não respeitar os próprios limites: consultado o especialista, é feita uma planilha de treinamento. Respeite-a e assim, evite ultrapassar os limites de seu corpo. Faça esforços cada vez maiores, mas sempre de maneira gradativa e com paciência. Não corra 1 quilômetro hoje para tentar correr cinco amanhã.

- Ignorar a dor: escute seu corpo. Sentiu uma dor na coxa? Tem algo errado. Não pratique a atividade enquanto sente desconfortos. Você pode estar agravando uma lesão.

- Não se hidratar: a água é primordial para a manutenção das funções do corpo, que perde muito em desempenho quando se está em estado de desidratação. Portanto, tome água, cerca de 600 ml por hora.

- Correr em jejum: o corpo deve ter energia suficiente para responder à atividade. Portanto, entre 1h30 a 2 horas antes de correr, coma algum alimento leve.

- Competir em excesso: disputar provas todos os finais de semana podem impedir a sua evolução. Tal fato pode impedir melhoria nas condições físicas, provocar excesso de esforço e por consequência, lesões.

- Usar tênis inadequado: utilize tênis com amortecedores e evite calçados velhos. A "quilometragem" ideal é de 450 a 600 km. Ultrapassado este valor, troque o par.

- Não descansar: treinos mais fortes devem ser seguidos de treinos mais leves ou folgas nos dias posteriores. Utilize o bom senso e descanse apenas o suficiente.

- Usar técnicas inadequadas: correr do jeito errado pode provocar lesões. Procure um especialista para ajudá-lo neste quesito.

Gostou das dicas? Coloque-as em prática e tenha uma vida saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...