sexta-feira, 27 de julho de 2012

Dicas do Nutri&Fisio: Tenha uma boa postura ao deitar

Bom dia!

O final de semana chegou e muitas pessoas aproveitam ele para descansar e dormir um pouquinho mais. Por isso, é importante ter uma boa postura ao deitar, para que suas costas, músculos e juntas estejam sempre bem. Eles são essenciais para uma boa postura.

O correto é dormir de abdômen para cima e com o travesseiro na altura que proporcione conforto ao pescoço evitando que ele permaneça elevado e o queixo próximo do peito.

Ao deitar de lado, o rosto deve ficar na posição que acompanhe o corpo. Em alguns casos, recomenda-se colocar o travesseiro entre as pernas, minimizando as dores e desconfortos da coluna. Para isso, consulte seu médico.

Dicas para manter a postura correta por toda a vida:
- Concentre-se em manter suas três curvas naturais da coluna vertebral em alinhamento equilibrado.
- Mantenha seu peso baixo, pois o peso adicional exerce uma tração para frente constante nos músculos das costas e estica e enfraquece os músculos abdominais.
- Evite permanecer em uma posição por muito tempo, pois a inatividade causa tensão muscular e fraqueza.
- Durma em um colchão firme e use um travesseiro grande o bastante para manter a curva cervical normal.
- Exercite-se regularmente: o exercício fortalece e torna os músculos mais elásticos que o mantêm ereto e em uma postura apropriada.

Todavia, é recomendável que você procure um fisioterapeuta. “Geralmente as pessoas só procuram um fisioterapeuta quando o problema já está causando dificuldades para a realização de atividades do dia a dia, mas o ideal é que a pessoa busque um profissional para atuar de forma preventiva”, diz Thiago Barrientos, fisioterapeuta do Nutri&Fisio.

3 comentários:

  1. Olá!
    Na primeira dica, precisa corrigir as 3 curvas são da coluna vertebral, não da cervical, como digitado. E a coluna possui 4 curvas fisiológicas ( lordose cervical e lombar, cifose torácica e sacral).
    Ao dormir, nosso não está em estado de alerta, sendo difícil manter uma postura ideal se ela não tiver incorporada no inconsciente. Para isto deve ser realizado um trabalho prévio.
    Atenciosamente,
    Gabriela Nader.

    ResponderExcluir
  2. Perdão: Quis dizer nosso inconsciente não está em estado de alerta.
    Gabriela Nader

    ResponderExcluir
  3. Credo! É o nosso consciente que não está em alerta e sim o inconsciente, sendo assim para manter a postura ideal ao dormir, será necessário que esta postura esteja incorporada no inconsciente.
    Bom.... acredito ter concluído meu raciocínio.
    Gabriela Nader

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...