sexta-feira, 13 de abril de 2012

Os benefícios da drenagem linfática

Você sabia que a drenagem linfática é uma técnica manual que drena o líquido que está acumulado entre as células para os vasos linfáticos e deles até o coração?

Isso mesmo. Ela é indicada para os casos onde há retenção de água no corpo. Os vasos linfáticos têm a função de drenar o excesso de líquido (linfa) que sai do sangue e banha as células. O sistema linfático coleta a linfa por difusão pelos capilares linfáticos e a retorna para dentro do sistema circulatório. Ao contrário do sangue, esse não é um sistema fechado e não tem uma bomba central. Por isso, a linfa depende exclusivamente da ação de agentes externos para poder circular.

Foto: Portal Emagrecer Saúde
Um dos benefícios é que a técnica, utilizada pelos fisioterapeutas do Nutri&Fisio, é eficiente no tratamento do linfedema (inchaço causado pelo excesso de linfa) e em processos inflamatórios pós cirúrgicos, uma vez que, após a cirurgia, é comum o acúmulo de líquido nos tecidos lesados, já que o corpo interpreta a cirurgia como uma agressão. Além disso, ela contribui quando o próprio funcionamento do sistema está comprometido.

Muito utilizada para fins estéticos, vale ressaltar que a drenagem linfática não emagrece, ou seja, não é possível perder gordura através desta técnica, mas se o excesso nas medidas é causado pelo acúmulo de água, ela pode resultar em uma redução das medidas extras. Já no caso das celulites, ela pode funcionar como técnica preventiva, pois evita que esse excesso de água cause uma inflamação no tecido gorduroso, porém não acaba com a celulite.

Mas cuidado, se mal aplicada, a drenagem linfática pode causar danos aos vasos linfáticos. Por isso, precisa ser realizada por profissionais qualificados. Desconfie de preços muito baratos e procure saber qual é a formação do profissional que irá realizar a massagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...