quarta-feira, 11 de abril de 2012

Cuidado com a laptoptite

O uso prolongado de notebooks tem sido responsável pelo aumento dos casos de dores e lesões em ligamentos e articulações devido ao fato do seu formato dificultar uma boa postura durante a digitação. E essa má postura causa problemas nos ombros, cotovelos, punhos e coluna, além de dores de cabeça.

Esses casos têm sido tão frequentes que o especialista em reabilitação Kevin Carneiro, da Universidade da Carolina do Norte (EUA) cunhou o termo “laptoptite” para designar os problemas causados pelo aparelho.

De acordo com estudo realizado por pesquisadores da Boston University Sargent College  e publicado na revista “Ergonomics” (EUA), usar o notebook por mais de quatro horas diárias já traz riscos de dores e lesões. O ideal seria que o computador portátil só fosse utilizado apenas para emergência a viagens.

Infográfico: Folhapress


A pesquisa também avaliou o impacto do uso de cadeiras adequadas, suporte e teclado sem fio na redução de dores em 88 universitários durante três meses e concluiu que o grupo que utilizou os acessórios apresentou menos problemas.

Pelo fato do monitor do notebook ser fixo, não é possível deixá-lo na altura ideal sem ajuda de acessórios. Quando não os utilizamos a tendência é forçar o pescoço para baixo, tensionando ombros e coluna. Além disso, os punhos também ficam mais tensos, já que é mais difícil apoiá-los no laptop e essa posição incorreta altera a circulação sanguínea e afeta a nutrição dos tecidos, podendo causar inflamações.

Por isso, o ideal é conectar um teclado ao aparelho e melhorar a posição das mãos, uma vez que a altura das teclas deve permitir que os ombros fiquem relaxados. Além disso, o notebook também não deve ser usado no colo, na cama ou em mesas altas. Além do teclado externo, o ideal é utilizar um suporte para elevar o notebook à altura dos olhos.

E quanto menor for o aparelho, maiores os riscos, pois as teclas pequenas obrigam o usuário a adotar uma postura restrita, comprimindo os músculos e gerando tensão em todo corpo.

"Se você conseguir modificar aos poucos seus hábitos inadequados de postura, logo você poderá estar livre das crises e dos desconfortos", afirma o Prof. Dr. Carlos Fornasari, fisioterapeuta do Nutri&Fisio. Além disso, a fisioterapia pode ajudar a tratar das dores causadas pelo uso excessivo de notebook. Procure um fisioterapeuta caso comece sentir algum tipo de dor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...