quinta-feira, 19 de abril de 2012

Osteoporose: não deixe ela chegar

A osteoporose é uma doença que ainda preocupa a população brasileira. Segundo a Revista Veja, há 4 anos, 10 milhões de brasileiros sofrem com essa doença. Três em cada quatro são do sexo feminino. Uma em cada três mulheres tem mais de 50 anos. E, infelizmente, 200 mil pessoas morrem anualmente no Brasil devido a essa doença.
Fonte: www.calcioosteodfin.com.br

Ela afeta principalmente as mulheres, pois, após a menopausa, a ausência dos hormônios faz com que os ossos ganhem fragilidade e se tornam porosos como uma esponja.

Com a falta de cálcio nos ossos, a doença aumenta o risco de fraturas que podem prejudicar a coluna, o pulso e muitas vezes, o colo do fêmur, fazendo com que as mulheres percam a altura.

Tratamento da doença:
- O acompanhamento médico é fundamental.
- Preucauções como a retirada de tapetes, objetos no chão, disposição de móveis e evitar com que o doente abaixe e force a coluna ajudam no tratamento da osteoporose.
- Exercícios físicos e exposição ao sol são fundamentais no tratamento. Permita que a pessoa ande, faça caminhadas, pratique exercícios e tome sol diariamente. Por mais que no começo o paciente sinta-se inseguro, essas medidas ajudam a reduzir os riscos.

Prevenção da doença:
- Na infância e na adolescência, a melhor maneira é ter o hábito de consumir alimentos ricos em cálcio.
- Atividades físicas e exposição ao sol, no período da manhã, ajudam a prevenir a osteoporose.
- Existem maus hábitos que podem aumentar o risco da doença como: excesso de café, bebidas alcólicas e fumo.

Alimentos que possuem cálcio:
Alguns alimentos podem nos ajudar na prevenção da osteoporose, tais como: leite, coalhada, iogurte, amêndoas, feijão branco, cereais, queijo, castanhas, couve e brócolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...