segunda-feira, 2 de abril de 2012

A alimentação de crianças com diabetes

O diabetes infantil faz 200 novas vítimas por dia ao redor do mundo e é uma doença que surge abruptamente, podendo afetar tanto crianças como adolescentes em qualquer idade. Em geral, é o diabetes tipo 1, uma doença auto-imune em que o corpo produz anticorpos contra as células do pâncreas que produzem insulina, que atinge as crianças. E a alimentação é muito importante para pacientes com essa patologia.
Foto: Portal Mundo Digital

Maria Aparecida de Mello Gurgel, nutricionista do Nutri&Fisio, lembra que uma alimentação equilibrada sempre favorece a promoção da saúde, mas que o diabetes tipo 1 não é possível de ser evitado através da alimentação.

Ela diz que a alimentação para crianças com diabetes deve conter os três grupos de alimentos (reguladores, energéticos e construtores). “Quanto ao açúcar, é necessário que se faça a contagem dos carboidratos da dieta como um todo, para que o médico possa adequar as doses de insulinas, que criança deverá receber diariamente e por toda a vida, para que não há prejuízo em seu desenvolvimento e crescimento”, afirma.

A criança também deverá fazer de 6 a 8 refeições por dia. “As principais são café da manhã, almoço e jantar, com intervalos para lanches. O consumo de produtos dietéticos devem ser controlados, pois alguns contêm carboidratos que devem ser contados na dieta. Lembrando que os produtos light tem 20% a 25% teores de gorduras ou outros, não sendo indicados para crianças diabéticas. Já o leite deve ser o integral, exceto em raras exceções”, finaliza a nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...