sexta-feira, 29 de junho de 2012

Dicas Nutri&Fisio: Churrasco também pode ser saudável


O final de semana está chegando e com ele a folga do trabalho. Tempo para ver ou rever amigos, reunir a família e muitas vezes, fazer um belo churrasco. A carne vermelha, item que jamais falta em qualquer churrasco, traz alguns benefícios para a saúde, desde que consumida de maneira adequada e sem exageros.

Ela é rica em proteínas e nutrientes, como a creatina e o ácido linoneico, que promovem a perda de gordura, controlam o açúcar no sangue e melhoram o transporte de oxigênio para os músculos. Por outro lado, o consumo deste alimento em excesso pode aumentar problemas cardíacos e as chances de câncer.

A quantidade indicada é de três porções de carne vermelha por semana. Caso a quantidade seja extrapolada, parta para as carnes brancas, como peixes e frangos. Para que você não fique com culpa depois do churrasquinho, o Nutri&Fisio preparou algumas dicas valiosas que irão proporcionar uma alimentação mais saudável neste final de semana. Vamos a elas:

- Picanha e alcatra são deliciosas, porém gordurosas. Cortes mais magros como filet mignon e maminha trazem mais benefícios.

- A carne assada na churrasqueira, por não precisar de outros temperos além do sal grosso, permite que os nutrientes sejam mais bem aproveitados sem excesso de calorias. No entanto, tente deixar a carne sempre ao ponto, nunca muito bem passada, pois a casca de queimado que se forma é tóxica para as nossas células.

- A gordura da carne não deve ser consumida, portanto deixe-a de lado, ou melhor, prepare a carne já sem ela.

- Um churrasco não vive só de carne vermelha. Frangos grelhados, asas ou coxas também são recomendados, mas evite os temperos prontos devido ao excesso de condimentos. Na hora de consumir, retire as peles no caso de asinhas ou coxas.

Lembre-se, na hora de fazer o prato, a porção ideal de carne vermelha equivale ao tamanho da palma da mão aberta (com os dedos unidos). Assim, você pode se deliciar, mas sem prejudicar a própria saúde.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário em nosso blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...