terça-feira, 5 de junho de 2012

Qualidade de vida para os cuidadores

A busca pela melhora da qualidade de vida de crianças com Mielomingocele também inclui a qualidade de vida de seus cuidadores. E esse é o tema do trabalho realizado pelo Prof. Dr. Carlos Alberto Fornasari, fisioterapeuta do Nutri&Fisio, em conjunto com a Prof.  e Mestre em fisioterapia, Daniela Garbellini; e da aluna do curso de fisioterapia da Unimep, Ana Cláudia Petrini, que será apresentado durante o 13° Fórum Internacional de Qualidade de Vida e Saúde.

De acordo com os autores do estudo a qualidade de vida (QV) dos cuidadores foi mensurada através da aplicação do instrumento WHOQOL-Bref, desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com 40 cuidadores. “Os estudos apontam que o nível de envolvimento do cuidador com o paciente apresenta influência direta em sua vida pessoal, sendo que muitas vezes, ele deixa de lado suas necessidades pessoais para se dedicar ao paciente, o que pode resultar em problemas de ordem física e emocional. Por isso, avaliar a qualidade de vida dessas pessoas é extremamente importante”, afirma Carlos Fornasari.


O questionário WHOQOL-Bref, é composto por 26 questões, apresentando duas questões gerais referentes à QV e mais 24 perguntas representadas em quatro domínios: físico (D1), psicológico (D2), relação social (D3) e meio ambiente (D4), de maneira a adotar um conceito multidimensional de qualidade de vida. “Os resultados encontrados sugerem uma percepção positiva da qualidade de vida à luz de todos os domínios do questionário, sendo a menor pontuação observada no domínio do meio ambiente, ponderando melhoria nos aspectos referente a este domínio e ressaltando a importância da elaboração de subsídios que mantenham sempre o bem estar e qualidade dessa população”, finalizou.

Sobre o Fórum Internacional de Qualidade de Vida e Saúde
A 13ª edição do Fórum Internacional de Qualidade de Vida e Saúde acontece durante a 26ª JOPEF Brasil, que será realizada no Centro de Convenções de Curitiba, entre os dias 7 a 10 de junho. Para mais informações, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...