quarta-feira, 20 de junho de 2012

A definição do tratamento em crianças com mielomeningocele


Bom dia!


Já falamos aqui sobre as etapas iniciais da fisioterapia para pacientes com mielomeningocele. Hoje, vamos falar sobre a avaliação física, fase importante na definição do tratamento fisioterapêutico destes pacientes.

Segundo o Prof. Dr. Carlos Fornasari, fisioterapeuta do Nutri&Fisio, a avaliação se dá logo depois da amamnese, entrevista realizada pelo profissional de saúde. A partir desta entrevista, são realizados vários testes e exames para que as principais deficiências a serem trabalhadas possam ser diagnosticadas através da avaliação física do paciente. Toda avaliação física para pacientes com mielomeningocele deve ter os seguintes exames:

- Inspeção abdominal:

Neste exame são avaliados o estado da pele, as cicatrizes e aderências, estrias, zonas dolorosas, hérnias e condições das vísceras.

- Inspeção do assoalho pélvico:

Neste procedimento é avaliada a mucosa e verificada a presença de irritação local, corrimentos, escoriações, micoses e cicatrizes. Além disso, essa etapa envolve a avaliação da vulva, no caso das meninas, e do órgão genital, no caso dos meninos; e inspeção anal e perianal.

- Testes especiais:

Também são realizados outros tipos de testes que auxiliam na definição do tratamento mais adequado.

- Verificação da capacidade de compreensão da criança;
- Força muscular (abdominal e assoalho pélvico);
- Diástase dos retos abdominais;
- Núcleo fibroso Central do Períneo;
- Reflexos Sacrais (bulbocavernoso e cutâneo anal)

Após esta etapa é definido o tipo de tratamento que será realizado. Falaremos sobre os tratamentos mais comuns nas próximas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...