Bom dia!
Hoje vamos falar de uma doença que atinge 40% da população mundial: a gastrite.
Foto: Grupo Escolar |
O estômago, assim como outros órgãos, é extremamente importante para o funcionamento do nosso corpo. Sem ele não seria possível o processo de digestão dos alimentos que consumimos.
A gastrite nada mais é do que uma inflamação do tecido de revestimento do estômago: a mucosa gástrica. As principais causas da doença são: a bactéria Helicobacter pylori (a gastrite não surge pela bactéria, mas sim pela substância que ela produz; o uso constante da aspirina, que reduz a proteção gástrica; e álcool quando consumido em grande quantidade e longos períodos.
O tratamento dessa patologia é direcionado para cada causa e uso de medicamentos é a principal saída para sanar os incômodos como queimação, estufamento, náuseas, vômitos, saciedade precoce e em casos mais extremos úlceras gástricas hemorrágicas.
Se você quer ficar longe dessa doença confira algumas dicas:
- Consuma bebidas alcoólicas com moderação.
- Mantenha sempre uma boa higiene pessoal principalmente com os alimentos.
- Evite os fast-foods.
- Livre-se de gordura, frituras e doces concentrados
- Alimente-se com calma, isso facilita a digestão
Seguir essas dicas é fundamental para proteger a sua saúde e evitar que a gastrite evolua, o que é comum quando o tratamento não é realizado da forma correta.
É importante lembrar que a gastrite não é a mesma coisa que úlcera, uma remete a inflamação do estômago e a outra a diminuição das camadas protetoras do órgão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário