quinta-feira, 29 de março de 2012

Câncer de testículo: diagnóstico precoce traz certeza de cura

A cada 100 homens que tem algum câncer, 5 têm câncer de testículo.

Apesar de agressivo e com alta capacidade de duplicação das células tumorais, este câncer é fácil de ser tratado e tem alta chance de cura se for diagnosticado precocemente.

Foto: Midiacon News
Para fazer o autoexame é muito simples: tome um banho quente e depois observe o aparecimento de quaisquer anomalias de tamanho, sensibilidade ou densidade.

Se sentir algum desconforto, alteração de peso no escroto, dor na parte inferior do abdômen ou na virilha, sangue na urina e aumento da sensibilidade nos mamilos, procure um médico para um exame médico.

O câncer de testículo é mais comum em pessoas que tiveram algum tipo de lesão ou trauma na bolsa escrotal, criptorquidia (quando o testículo não desce para a bolsa escrotal) ou algum histórico familiar dessa doença.

O tratamento inicial é cirúrgico, fazendo uma biópsia. Ainda durante a cirurgia, é possível saber se é um câncer. Em caso positivo para câncer, o testículo é removido. A função sexual e reprodutiva do paciente não é afetada, desde que o outro testículo esteja saudável.

Em seguida, é feita uma triagem para saber se o câncer tem poder de se multiplicar. Nesses casos, os médicos optam por tratamento cirúrgico, quimioterápico, radioterápico ou clínico.

Cuide-se! Lembre-se que a prevenção sempre é o melhor remédio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...