quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Os perigos do colesterol

Bom dia!

A partir de agora, no blog toda quinta-feira vamos falar de as doenças e seus tratamentos. Aqui você vai tirar suas dúvidas sobre diversos tipos de enfermidade.

Hoje, vamos falar do colesterol, um tipo de lipídio (gordura) produzido pelo organismo.

Existem dois tipos de colesterol: o LDL, conhecido como "ruim", que pode se depositar nas artérias e provocar o seu entupimento; e o HDL, conhecido como "bom", que retira o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito e diminuindo a formação da placa de gordura.

Foto: Cyber Diet
Presente na maioria das vezes em alimentos de origem animal, o bom colesterol desempenha funções como a produção de hormônio e vitamina D. O problema é que o excesso de colesterol no sangue é prejudicial e aumenta a chance do desenvolvimento das doenças coronárias. 

O que gera o desenvolvimento dessas doenças e prejudica a nossa saúde na maioria das vezes é a má alimentação. O leite integral deve ser evitado, especialmente por adultos e idosos. Já as crianças e adolescentes com colesterol alto devem utilizar o leite semi-desnatado.  As  carnes brancas devem ser de preferência utilizadas para consumo, porém as vermelhas magras devem aparecer na dieta, mesmo que menos vezes na semana. As tendências genéticas ou hereditárias também contribuem para o desenvolvimento destas doenças.

Essa doença não apresenta sintomas. Por isso, quem tem histórico na família deve ficar alerta!

A aterosclerose (doença do coração) não produz nenhum sintoma até que ocorra a obstrução de uma ou mais artérias.

O tratamento adequado são os remédios que controlam o colesterol alto, os mais indicados pelos médicos são da família estatina, a qual inclui Mevacor (lovastatina), Lescol (fluvastatina), Pravachol (pravastatina), Zocor (simvastatina) e Lipitor (atorvastatina). Contudo, o resultado realmente aparece quando existe uma mudança no estilo de vida, como a prática de exercícios, ter uma alimentação saudável  e reduzir o estresse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...