sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Conhecendo o RPG

Bom dia!

Hoje vamos falar sobre o RPG, técnica que vem sendo utilizada por muitos fisioterapeutas no mundo todo e que é uma das especialidades do consultório Nutri&Fisio.


RPG Curitiba


O RPG (Reeducação Postural Global) é uma especialidade da fisioterapia que surgiu na França, em 1984, após quinze anos de pesquisas e estudos em biomecânica e física, realizadas por Philippe Emmanuel Souchard. Seu objetivo é corrigir a postura do paciente, através da terapia manual.

Algumas dos desconfortos que a RPG pode solucionar são a escoliose, hipercifose, gibosidade (corcunda), hiperlordose, entre outras.

“O tratamento é realizado a partir da análise de caso do paciente, verificando-se primeiramente quais são as tensões neuromusculares e as mudanças funcionais e estruturais”, explica Mariana Piacentini, fisioterapeuta do Nutri&Fisio. As principais técnicas utilizadas são: o desbloqueio da respiração e alongamento muscular.

É importante lembrar que a técnica também previne o desvio postural e que a função do fisioterapeuta, é tentar descobrir da onde surgiu o problema. “Após o tratamento, é visível a mudança de vida do pacientes, são recuperadas funções e movimentos corporais que foram perdidos ou eram reduzidos”, conclui Mariana.

Você já conhecia as funções do RPG? Deixe o seu comentário ou dúvida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...