terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

O papel da fisioterapia no tratamento de cânceres

Cada vez mais a fisioterapia direciona suas especialidades. A oncologia é uma delas.

O tratamento oncológico (destinado aos pacientes com qualquer tipo de câncer) passa por muitas fases. Da descoberta da doença ao pós-operatório, o papel da fisioterapia é sanar alguns desconfortos que ocorrem durante esse período e que afetam as funções dos órgãos e sistemas.

Foto : Enquanto Isso
Os principais efeitos colaterais do tratamento nos pacientes oncológicos são edemas, alterações neurológicas e circulatórias, dores musculares e articulares, entre outros, principalmente quando o paciente passa pela quimioterapia e radioterapia (tratamentos mais intensos contra o câncer). Para cada caso é feita uma análise e, a partir daí, é desenvolvido um tipo de tratamento terapêutico para solucionar a enfermidade que terá o aval do médico responsável pelo tratamento do câncer. 

Fazem parte do tratamento fisioterapêutico as drenagens manuais,exercícios físicos,técnicas de relaxamento,exercícios respiratórios,reeducação postural,eletroterapia e alongamentos.

Promover o bem-estar do paciente é o principal objetivo da fisioterapia, além de não ficar restrita ao local onde o câncer se desenvolveu, focando nas reações no organismo como um todo. 

Dica: Se a fisioterapia oncológica for preventiva (anterior a cirurgia de retirada do câncer) ela pode evitar e amenizar as disfunções e seqüelas intensas que surgem no pós-operatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...