terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O auxilio da fisioterapia no climatério

Bom dia!

Hoje vamos falar sobre o climatério, fase de transição feminina da idade adulta para a selenidade (envelhecimento).

Diferente do que algumas pessoas pensam o climatério não é a menopausa. Na verdade,no climatério a fase de transição é do período reprodutivo para o não reprodutivo e a menopausa começa a partir da última menstruação.

Foto: Veja
Durante esse processo a mulher sofre com alguns desconfortos que mudam até a sua rotina. Os principais são: o risco de desenvolver osteoporose e infarto, incontinência urinária, aumento do colesterol ruim, baixa atividade sexual e insônia. Nestes casos a fisioterapia pode auxiliar melhorando os incômodos.

A incontinência urinária merece destaque pois é a mais comum. O tratamento adequado é a cinesioterapia pélvica onde são executados exercícios para fortalecer os músculos do assoalho pélvico. Muitas mulheres imaginam que a perda de urina é normal com o decorrer do tempo, mas não é bem assim. Quando isso ocorre é fundamental a procura do médico.

No caso da osteoporose, a fisioterapia tem a intenção de executar exercícios que fortaleçam os músculos, melhore a coodernação motora e alivie as dores.

Esta fase é vivida pela maioria das mulheres. No entanto para que tudo seja tranqüilo é necessário procurar um profissional que possa prevenir e remediar as enfermidades sofridas durante o processo.

Envelhecer faz parte da vida, mas o melhor é envelhecer com saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...