quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Mulheres na pós-menopausa têm mais distúrbios de sono

Após a menopausa, as mulheres têm mais chances de sofrer de insônia ou de roncar, segundo um estudo do Instituto do Sono de São Paulo que avaliou 931 mulheres de 50 a 65 anos. As voluntárias responderam a um questionário e passaram por polissonografia (exame para diagnosticar distúrbios do sono). 

Entre as que estavam na pré-menopausa, a proporção de queixas de ronco e de apneia foi de 68,8% e 28,9%. Já nas mulheres na pós-menopausa, 81,9% diziam roncar e 37,4%, ter apneia. As queixas foram confirmadas no exame. 

A pesquisa também constatou que mulheres que estão na pré-menopausa e têm ciclo menstrual irregular têm duas vezes mais risco de sofrer de insônia do que as que tem ciclo menstrual regular. "Supomos que as oscilações hormonais interfiram no sono", diz a ginecologista Helena Hashul, responsável pelo ambulatório de distúrbios do sono no climatério da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). 

Estudos realizados anteriormente também apontaram risco de insônia 50% maior entre mulheres na pós-menopausa. "Além dos sintomas clássicos (como mudança de humor e fogachos), existe um contexto social, como as preocupações com a aposentadoria, que influenciam bastante no sono", acrescenta. 

Fazer uso da higiene do sono pode ajudar essas pacientes a descansar melhor. É indicado dormir sempre no mesmo horário em quarto silencioso e escuro, evitar ver TV ou ler na cama, fazer exercícios longe da hora de dormir e não ingerir bebidas estimulantes à noite. Hashul coordena pesquisas na Unifesp com uso de terapias alternativas, como massagem, fisioterapia, ioga e acupuntura, que também melhoram o repouso de pacientes na menopausa. Resultados parciais dos estudos mostram que a massagem favorece o estágio mais profundo do sono, reduz estresse e ansiedade. A acupuntura realizada durante cinco semanas também aumentou a qualidade do descanso noturno.

* TEXTO RETIRADO DO JORNAL A FOLHA DE SÃO PAULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...