terça-feira, 16 de março de 2010

Consumo de carne vermelha pode aumentar risco de câncer de mama

O consumo de carne vermelha está fortemente associado ao risco elevado para câncer de mama, confirma um artigo publicado no Archives of Internal Medicine. A conclusão é mais um subproduto da análise dos dados fornecidos pelo Nurse's Health Study II , um dos maiores estudos prospectivos sobre saúde feminina já realizados no mundo. 

De origem norte-americana, o NHS reúne um universo de 116.671 enfermeiras, cujos hábitos de vida e o histórico médico vêm sendo acompanhados desde 1989. A análise sobre o consumo de carne vermelha e o risco de câncer incluiu apenas mulheres na pré-menopausa, um contingente de 90.659 indivíduos. 

Pesquisas anteriores já sugeriam a associação entre o consumo de carne vermelha e o câncer de mama, mas além de restritas ao universo de mulheres na pós-menopausa, não levavam em consideração a expressão de receptores hormonais.

As enfermeiras em pré-menopausa que forneceram informações sobre seus hábitos alimentares e estilo de vida, além de histórico médico, foram observadas ao longo de 12 anos. Neste período, 1021 desenvolveram câncer invasivo de mama. A associação entre o maior consumo de carne vermelha e a incidência de cânceres de mama foi observada em tumores positivos para receptores de estrógeno e progesterona (ER+/PR+) e não em tumores negativos para esses receptores.

Os cânceres de mama são classificados atualmente segundo a expressão ou ausência da expressão de receptores hormonais. A classificação tem implicações no prognóstico e tratamento da doença, uma vez que apenas os pacientes com tumores que expressam os receptores (ER+/PR+) obtêm algum benefício da terapia adjuvante com hormônios (hormonioterapia). Enquanto a incidência de tumores receptores-negativos (ER-/PR-) tem permanecido praticamente constante, a de tumores positivos para os receptores hormonais está aumentando, principalmente em mulheres de meia-idade. Estudos epidemiológicos mostram uma associação entre estes últimos e fatores de risco relacionados a hormônios como nuliparidade, menarca precoce, maior índice de massa corpórea e uso de contraceptivos orais.

Vários mecanismos biológicos poderiam estar envolvidos na relação entre o consumo de carne vermelha e o câncer de mama do tipo ER+/PR+. Em primeiro lugar, a carne cozida ou processada é fonte de substâncias carcinógenas como a aminas heterocíclicas (veja nota sobre hábitos de vida) e os componentes N-nitrosos e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos. A utilização de hormônios de crescimento na alimentação do gado, prática que é proibida nos países europeus mas não nos Estados Unidos, pode estar relacionada ao aumento dos casos de tumores positivos para os receptores hormonais. O consumo de gordura de um modo geral também é associado com o aumento nos níveis de hormônios esteróides, em particular o estrógeno e a progesterona.

* Artigo retirado do site SegmentoFarma
**Fonte: Cho, Eunyoung ScD et al. Read Meat Intake and Risk of Breast Cancer Among Premenopausal Women. Arch Intern Med. 2006 Nov 13;166(20):2253-9

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...