segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Ortopia - Corrigindo a Postura ao Sentar

Utilizando um avançado equipamento de ressonância magnética, pesquisadores do Hospital Wooden, em Aberdeen, Escócia, chegaram à conclusão de que a melhor maneira de se evitar a lombalgia (dor nas costas) não é sentar-se com a coluna reta mas com o encosto da cadeira na posição reclinada 135 graus para trás. O estudo, liderado por Wassem Amir Bashir, da Universidade Hospital Alberta, no Canadá, foi apresentado durante o encontro anual da Radiological Society of North America, no final do mês de novembro.

A pesquisa incluiu 22 voluntários que não apresentavam história de lombalgia ou de cirurgias prévias. Eles tiveram a coluna lombar examinada em um avançado sistema de ressonância magnética que permite a captação de imagens em movimento. Os voluntários experimentaram três posições diferentes ao sentar: com a coluna inclinada para frente, em um ângulo menor ou igual a 70 graus; com a coluna ereta a 90 graus; com a coluna reclinada para trás 135° e os pés apoiados no chão. Os pesquisadores mediram os ângulos assumidos pela coluna, a altura do disco intervertebral e sua movimentação nas diferentes posições.

Quando a força exercida pelo peso corporal é aplicada sobre a coluna ocorre movimentação do disco intervertebral, causando o deslocamento do núcleo pulposo (material interno do disco). Esse deslocamento é maior na posição inclinada, com a coluna a 90 graus e menor na posição reclinada a 135 graus, indicando que menos força é aplicada na coluna lombar, músculos e tendões na posição mais relaxada. A posição inclinada para frente revelou redução importante na altura do disco intervertebral, principalmente nos dois níveis mais baixos, o que pode levar ao desgaste e até possíveis rompimentos dos discos.

É evidente a relação entre postura ao sentar e dores nas costas. De acordo com a British Chiropractic Associaton, as pessoas passam mais de dez horas sentadas por dia, em média. Dois terços dos habitantes de centros urbanos chegam em casa à noite após o trabalho e sentam-se de novo. Com base no estudo Baschir e equipe advertiram que para diminuir a ocorrência de lombalgias é preciso corrigir a postura sentada, utilizando para tanto uma cadeira que permita o posicionamento ideal de 135 graus.

Fonte: Bashir W. A. et al.The way you sit will never be the same! Alterations of lumbosacral curvate an intervertebral disc morphology in normal subjects in variable sitting positions using whole-body positional MRI. Radiological Society of North América Annual Meeting, 2006. Session: Musculoskeletal (Intervertebral Disks: Diagnosis an Intervention).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...