sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Estudo mapeia o aumento dos fatores de risco cardiovascular na América do sul

A América do Sul compreende diversos ambientes contando com diversas etnias, sociedades e culturas heterogêneas e complexas. Este continente agora enfrenta três grandes mudanças demográficas: crescimento populacional, urbanização (quase 90% da população vivendo em áreas urbanas) e envelhecimento da população. Profissionais brasileiros fizeram uma abordagem do tema e da situação atual das doenças cardiovasculares no continente sul-americano.

A urbanização trouxe alterações proeminentes e desfavoráveis, tais como aumento dos índices de tabagismo, estresse, falta de atividade física e dietas inadequadas (muita gordura e calorias). Conseqüentemente, devido à interação entre ambiente e genética, as modificações induzidas pela urbanização resultaram em aumentos dos fatores de risco cardiovasculares e de doenças cardiovasculares.

Esta situação é responsável pelo prejuízo causado pelas doenças cardiovasculares na América do sul, necessitando de ações efetivas para melhor detecção e controle dos fatores de risco cardiovasculares com o objetivo de reduzir os prejuízos relacionados à doença nesta região.


* FONTE: 07 de outubro de 2009 (Bibliomed).
O artigo, publicado na revista Heart, foi preparado por profissionais do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e da USP – Ribeirão Preto.
Fonte: Heart, 2009;95:1475-1482

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...