terça-feira, 31 de julho de 2012

Atividade física como aliada à saúde do homem

A prática regular de atividades físicas contribui para a prevenção de doenças cardíacas, como a hipertensão, pois promove o fortalecimento do músculo cardíaco, melhora a circulação e promove o aumento dos níveis de HDL (colesterol bom) e diminui os de LDL (colesterol ruim). Por isso, os exercícios físicos estão cada vez mais associados a qualidade de vida, combate ao estresse e longevidade.

Eles promovem a redução da gordura corporal, ajudando a prevenir e controlar o aumento de pressão arterial e para os homens, influencia na ação do hormônio masculino aumentando a disposição, libido e até promovendo a melhora no desempenho sexual. Isso resulta no aumento da massa muscular e provoca um maior consumo de calorias pelo organismo e na consequente melhora da forma física.

Aliás, isso se reflete positivamente em todo o sistema músculo-esquelético, pois com melhora a força muscular, a flexibilidade e a postura, ajuda a prevenir dores nas costas e na região lombar.

E atenção! Além da prática de exercícios físicos, o cuidado com a alimentação é indispensável. Por isso, aumente o consumo de fibras, vegetais e frutas e reduza a ingestão de gordura animal. Essas medidas, quando associadas, ajudam a diminuir o risco do câncer de próstata, tumor mais comum entre os homens.

Vale lembrar que o ideal é ter um acompanhamento de um profissional especializado, tanto para as atividades físicas quanto para o estabelecimento de uma dieta.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

O cachorro quente também pode ser nutritivo

Bom dia!

Já falamos no blog sobre a obesidade infantil e da importância da participação dos pais na dieta dos pequenos. E para criar hábitos saudáveis no seu pequeno, você pode aproveitar receitas que seu filho gosta para adicionar alimentos novos. Faça um alimento que ele goste e adicione cenoura ralada ou tomate picadinho, enfim torne a refeição mais nutritiva.
Por isso, trouxemos uma receita de um lanche bem nutritivo.

Cachorro quente nutritivo (fonte de ferro e vitamina "A")
Ingredientes:
- 30 gramas de pão de cachorro quente (1 pão pequeno)
- 2 colheres de sopa de carne moída
- 1/2 xícara de chá de água
- 1 pitada de sal
- 1 colher de café de azeite de oliva
- 1 cenoura média crua, limpa, ralada
- 1 tomate inteiro, lavado
- 3 colheres de sopa de extrato de tomate

Modo de preparo:
Liquidifique a cenoura, o tomate e o extrato. Refogue a carne moída no azeite e adicione o molho. Deixe cozinhar. Recheie o pão.

Após isso... é só servir o lanche para os pequenos!

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Dicas do Nutri&Fisio: Tenha uma boa postura ao deitar

Bom dia!

O final de semana chegou e muitas pessoas aproveitam ele para descansar e dormir um pouquinho mais. Por isso, é importante ter uma boa postura ao deitar, para que suas costas, músculos e juntas estejam sempre bem. Eles são essenciais para uma boa postura.

O correto é dormir de abdômen para cima e com o travesseiro na altura que proporcione conforto ao pescoço evitando que ele permaneça elevado e o queixo próximo do peito.

Ao deitar de lado, o rosto deve ficar na posição que acompanhe o corpo. Em alguns casos, recomenda-se colocar o travesseiro entre as pernas, minimizando as dores e desconfortos da coluna. Para isso, consulte seu médico.

Dicas para manter a postura correta por toda a vida:
- Concentre-se em manter suas três curvas naturais da coluna vertebral em alinhamento equilibrado.
- Mantenha seu peso baixo, pois o peso adicional exerce uma tração para frente constante nos músculos das costas e estica e enfraquece os músculos abdominais.
- Evite permanecer em uma posição por muito tempo, pois a inatividade causa tensão muscular e fraqueza.
- Durma em um colchão firme e use um travesseiro grande o bastante para manter a curva cervical normal.
- Exercite-se regularmente: o exercício fortalece e torna os músculos mais elásticos que o mantêm ereto e em uma postura apropriada.

Todavia, é recomendável que você procure um fisioterapeuta. “Geralmente as pessoas só procuram um fisioterapeuta quando o problema já está causando dificuldades para a realização de atividades do dia a dia, mas o ideal é que a pessoa busque um profissional para atuar de forma preventiva”, diz Thiago Barrientos, fisioterapeuta do Nutri&Fisio.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Gordura nos alimentos afeta paladar

De acordo com pesquisa realizada na Universidade de Nottighan (Reino Unido), em parceria com a Unilever, que durou três anos, a gordura nos alimentos reduz a atividades de diversas áreas cerebrais ligadas à percepção do gosto e aroma e também ao sistema de recompensa.

Para chegar a esta conclusão o estudo usou imagens de ressonância magnética a fim de observar as mudanças ocorridas nos cérebro de participantes ao consumirem produtos com ou sem gordura.

A dinâmica do estudo aconteceu da seguinte forma: enquanto seus cérebros eram mapeados, os participantes experimentaram quatro emulsões de frutas que tinha a mesma consistência e doçura, sendo que uma delas não continha gordura enquanto as outras três possuíam diferentes proporções de gorduras em sabores variados. A conclusão foi de que as áreas cerebrais responsáveis pela percepção do saber são muito menos ativdas pelas emulsões gordurosas.
Foto: Portal Boa Forma

Esses dados, de acordo com o site a universidade, são de interesse da indústria de alimento, servindo de base para que ela descubra meios de produzir alimentos com menos gorduras sem prejudicar o sabor e a satisfação.

De acordo com os pesquisadores ainda falta descobrir porque as emulsões de gordura bloquearam a ativação das regiões do cérebro ligadas ao processamento do saber e ao sistema de recompensa e quais implicações desse efeito nas sensações de fome, saciedade e recompensa, lembrando que, a maior ativação dessas áreas não necessariamente resulta em uma maior percepção de recompensa.

De qualquer forma, vale lembrar que o consumo de alimentos saudáveis e naturais é sempre melhor para saúde do que os alimentos industrializados. “Os alimentos naturais e uma dieta equilibrada sempre são melhores do que o consumo de alimentos industrializados. Lembrando que, independente de pesquisas ou não, o ideal é que você consulte um nutricionista para definir que tipo de dieta se adequa mais às suas necessidades”, afirma Maria Aparecida de Mello Gurgel, nutricionista do Nutri&Fisio.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

A eletroestimulação em pacientes com mielomeningocele

A eletroestimulação é uma técnica que começou a ser empregada a partir de 1952 e visa promover o reforço da musculatura pélvica, aumento do tônus da uretra e a vascularização da região, além da inibição reflexa das contrações vesicais eletricamente induzidas por meio de eletrodos extracavitários perivaginal ou perianal, a partir do momento em que a criança entenda e aceite o processo que envolve a eletroestimulação.

“Nossa experiência mostra que o melhor eletrodo utilizado é o autoadesivo de 32mm, mas ressaltamos que para que o resultados serem obtidos é fundamental que existam fibras nervosas íntegras ou parcialmente viáveis”, afirma o Prof. Dr. Carlos Fornasari, fisioterapeuta do Nutri&Fisio, especializada neste tipo de tratamento.

Ele explica que a eletroestimulação segue o s seguintes parâmetros elétricos:
Frequência: varia de acordo com os sintomas, de 50 a 100 Hz para aumentar o tônus do assoalho pélvico, enquanto que os reflexos inibitório do detrusor são obtidos com frequências entre 4 e 20 Hz
Intensidade da corrente: varia de acordo com a sensibilidade do paciente.
Largura de pulso: 0,15 a 0,5 ms.
Tempo: 20 a 30 minutos.

Vale ressaltar que essa terapia visa proporcionar à criança com mielogmeningocele uma boa qualidade de vida, sendo que as terapias utilizadas no tratamento dela dependerão muito do grão da lesão desta criança.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Fisioterapia para traumatismo raquimedular

O traumatismo raquimedular caracteriza-se pelas lesões da medula espinhal, frequentemente provocadas por acidentes com veículos, ferimentos por arma de fogo, quedas e impactos na região da coluna. No Brasil, ocorrem a cada ano 140 mil fraturas de coluna que resultam em 14 mil casos de déficit neurológico, sendo a coluna cervical mais comprometida. E é aí que o fisioterapeuta entra.
Foto: Site  Jornal  A Voz de São Francisco

Na fase aguda da lesão, esse profissional tem a meta de facilitar uma transição eficiente para a fase de reabilitação intensiva. Ele irá procurar estabelecer o posicionamento correto desse paciente, mudanças periódicas de posição (barriga para baixo e barriga para cima), mobilização passiva e estiramentos suaves, iniciação gradual do trabalho de levar a pessoa a ficar em pé, assistência respiratória e orientação familiar. Essa fase é realizada no próprio hospital.

Em seguida vem a fase de reabilitação intensiva, onde o fisioterapeuta visa levar o paciente à utilização de todo o seu potencial funcional até o nível máximo de independência possível. Nesta fase, a fisioterapia envolve diversas atividades que devem ser adequadas às necessidades e potencialidades de cada paciente.

- Relaxamento muscular: preparação do músculo para responder adequadamente às solicitações posteriores das atividades motoras. Nele o fisioterapeuta leva o paciente a adotar posturas de relaxamento dos quatros membros em semiflexão e realizar mobilização. Tudo isso é realizado de forma suave e lenta, evitando assim desencadear atividades reflexas indesejadas ou mesmo lesões nas articulações.

- Fortalecimento Muscular: é imprescindível à recuperação do paciente. Nele o fisioterapeuta estimula, com cuidado, os grupos musculares preservados visando alcançar todo o potencial funcional do paciente. O tipo de contração muscular utilizado pode ser isotônica (dinâmica) e isométrica (estática). Vale lembrar que nos pacientes paraplégico o trabalho de fortalecimento de membros superiores deve ser iniciado logo na fase adulta.

- Exercícios de Reeducação Neuromuscular: são utilizadas técnicas de facilitação e inibição para o controle da atividade reflexa medular. Envolve toda a musculatura parética, visando a facilitação e educação para a atividade funcional.

- Condicionamento Cardiorrespiratório: são realizadas atividades aeróbicas através do uso de ciclo ergômetros de membros superiores, cadeira de rodas ergométricas ou atividades na cadeira de rodas comum. As atividades esportivas também devem ser estimuladas nestes casos.

- Treino de Atividades Motoras: são realizadas atividades como rolar, sentar, permanecer em quatro apoios, ajoelhar-se, transferências, ortostatismo (trabalho de levar a pessoa a ficar em pé) e locomoção na cadeira de rodas ou com órteses.

- Treino de Atividades da Vida Diária: as atividades englobadas neste treino são alimentação, higiene, vestuário (incluindo colocação e retirada de órteses), manejo de cadeira de rodas, e transferências.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Os benefícios da sopa para a saúde

Muito mais do que um prato apenas saboroso e perfeito para o frio do inverno, a sopa também é um alimento muito importante para a saúde, por oferecer diversos benefícios, potencializados pelos ingredientes nela acrescentados.

A vantagem de preparar sua própria sopa é a garantia de adicionar a ela ingredientes frescos, o que garante um nível maior de nutrientes. Além disso, dessa forma você também pode controlar a quantia de sal, favorecendo ainda mais os benefícios que a sopa pode oferecer.

Para dar mais sabor, utilize ervas e especiarias. Isso permite a diminuição do sal, sem prejudicar o sabor. E para sopas cremosas, que contêm um alto teor gordura saturada, usar leite desnatado pode ser uma boa forma para reduzi-lo.

E para você não ter o trabalho de fazer sopa todos os dias separamos uma receita que pode ser congelada e consumida posteriormente sem maiores problemas!


CONSOMÊ DE GALINHA
Rende 13 porções
Calorias por porção: 175

Ingredientes
2 colheres (de sopa) de óleo
150g de cebola picada
2l de caldo de galinha (desdobrado com água)
200g de cenouras grandes descascadas
200g de chuchu descascado em pedaços
200g de batata descascada em pedaços
200g de galinha cozida picadinha
1 colher (de sopa) de tempero verde picado
Sal a gosto

Modo de preparo
Aqueça uma panela, coloque o óleo e frite a cebola. Acrescente o restante dos ingredientes da primeira etapa e deixe cozinhar. Depois de morno, bata os legumes no liquidificador com o caldo, junte a galinha e acrescente o tempero verde picado.

Como congelar, descongelar e servir
Use potes de margarina, em porções de 200ml, para armazenar a sopa. Deixe esfriar, etiquete e congele. Para descongelar, coloque o conteúdo direto em uma panela com um pouco de água, em fogo baixo. Sirva como entrada, bem quente.


Você gosta de sopa? Conte para nós qual é a sua preferida!

Obs: receita retirada do site Terra

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Dicas do Nutri&Fisio: O frio pede um fondeu

Bom dia!

O frio pede comidas quentes e saborosas, não é mesmo? E com esse friozinho de final de semana um fondeu é uma opção de comida bastante atrativa. Então, para você aproveitar essa delícia sem culpa recomendamos que você escolha por fondeu lights. Por isso, aqui vai algumas dicas para deixá-lo mais magro.

- Para preparar um fondue de queijo mais leve, troque os queijos gordurosos por meia porção de requeijão light e meia porção de queijo prato light ralado. Por exemplo: se a receita pedir 300 gramas de queijo fondido, é só trocar este ingrediente por 150 gramas de queijo prato ralado light + 150 gramas de requeijão light. Troque também o leite integral pelo desnatado.

- O fondue de chocolate normalmente leve licor, mas você pode trocá-lo por suco de laranja ou limão, que dá um toque cítrico sem deixar o fondue tão calórico. Divida a porção de chocolate da receita em duas partes, sendo uma de chocolate amargo e uma de chocolate ao leite.

- Opte sempre por frutas como acompanhamento em detrimento dos pães, que são muito mais calóricos.

- Fuja dos fondues de carne e frango. Eles são fritos diretamente no óleo e é difícil conseguir deixá-los mais magros.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Fisioterapia respiratória beneficia não apenas os pulmões

Aliada ao tratamento medicamentoso, a fisioterapia exerce fundamental importância no processo de recuperação e tratamento do paciente que sofre por problemas respiratórios, como insuficência respiratória, asma, bronquite, pneumonia, entre outros.

As atividades são sempre executadas com o objetivo de eliminar as secreções das vias respiratórias, aumentando, assim, a capacidade de ventilação dos pulmões. Para isso, podem ser feitos através de exercícios manuais ou com a ajuda de aparelhos que mobilizam a secreção.

O fisioterapeuta pode atuar também na UTI, mesmo em casos em que o paciente encontra-se entubado, ou seja, respirando com a ajuda de aparelhos, para ajudar a manter suas funções respiratórias.

Além disso, um estudo divulgado pela Unicamp mostra que a fisioterapia respiratória também benficia pacientes que passaram por cirurgias cardíacas. Ainda, de acordo com a pesquisa, o ideal é que sejam feitas sessões preventivas, para que gere um efeito ainda mais positivo sobre o resultado final.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Chás aliviam mal-estar e fazem bem para o corpo

Bom dia!

Os chás, usados há milênios pelos chineses, possuem várias propriedades que são consideradas relaxantes para o ser humano. Existem diversos sabores, e cada um deles pode trazer diferentes benefícios para o nosso corpo.

Os benefícios variam desde o combate a gripe e refriados a insônia. Os chás também ajudam a evitar nervosismo, insônia, problemas digestivos como azia, enjoo, gases e ressacas por excesso de bebidas ou má alimentação. Afinal, qual avó nunca recomendou: "tome um chá"?

Pensando nisso, o blog do Nutrifisio traz aqui algumas dicas para você obter o máximo da bebida:

- Não consuma o chá muito tempo depois de preparado, pois ele começa a sofrer o processo de fermentação.
- Evite adoçar muito o chá. Açúcar interfere no efeito terapêutico da bebida.
- Evite utilizar utensílios de metal. Louça, barro ou esmalte conservam melhor as propriedades do chá.
- Chás de ervas aromáticas, plantas ou partes de estrutura frágil devem ser preparados com uma infusão, ou seja, despejar água fervente em uma xícara com uma colher de sobremesa da erva e, em seguida, abafar o recipiente por dez minutos.
- Para chás feitos a partir de raízes, cascas e sementes, ferva a planta na água por no mínimo cinco minutos e abafe por dez. Quanto mais duro o ingrediente do chá, maior o tempo de fervura.

Agora, é só curtir as nossas dicas e aproveitar os efeitos medicinais dos chás, afinal de contas, nossa avó realmente tinha razão!

Gostou das dicas? Então deixe um comentário em nosso blog.

terça-feira, 17 de julho de 2012

A fisioterapia no tratamento de lesões no púbis

Bom dia!

Já tratamos aqui sobre lesões na cintura pélvica e seus respectivos tratamentos na área da fisioterapia. Hoje, vamos abordar o púbis, um dos três ossos da bacia. Os músculos desta região, especialmente seus tendões, ficam inflamados devido ao estresse repetitivo na região da sínfise púbica (articulação semimóvel que une o púbis, formando a bacia).

Lesões no púbis são muito comuns em atletas, sempre causadas por sobrecarga na região. Entre os mais conhecidos, destaca-se o caso do jogador de futebol, Kaká. Convocado para defender a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2010, o atleta sofria com dores na região e acabou agravando a lesão ao entrar em campo na competição.

Mas afinal, qual era a lesão de Kaká? Trata-se da pubalgia, um dos dois problemas mais comuns no púbis. O outro é a osteíte púbica. O primeiro é considerado como sendo dor e inflamação das estruturas na região da sínfese púbica. No segundo caso, o paciente sente dor especificamente sobre a região da sínfese púbica, causada pelo estresse mecânico da mesma, podendo inclusive haver desnivelamento no local.

O diagnóstico é clínico e geralmente feito por meio de radiografia e/ou ressonância magnética. Entre as formas de tratamento estão:

- Inicial: repouso, crioterapia (gelo no local), compressas de água quente, promovendo diminuição da dor e relaxamento da musculatura adjacente.
- Intermediária: exercícios de alongamento para os adutores (contanto desde que o paciente não esteja sentindo muitas dores no local); exercícios de fortalecimento abdominal e da lombar; exercícios de estabelecimento do tronco e coluna vertebral; semi-agachamentos e exercícios pliométricos (saltos e deslocamentos); exercícios específicos do esporte praticado pelo atleta.
- Final: o paciente poderá retornar as atividades entre 3 a 5 dias em caso de lesões brandas. Para casos mais graves, o retorno pode demorar de 3 semanas a até seis meses, ou mais. O ideal é que o retorno aconteça apenas quando existir a possibilidade de executar os exercícios pliométricos sem dor.

Em todos os casos, a procura de um especialista se faz necessária para que haja um diagnóstico qualificado. Vale lembrar que a fisioterapia consiste em um tratamento conservador para este tipo de lesão. É importante ressaltar que alguns casos mais extremos requerem intervenção cirúrgica e a partir da operação a fisioterapia é utilizada na recuperação dos pacientes.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

O Espinafre e seus benefícios

Bom dia!

Ainda em nossa série de legumes e verduras típicos de inverno, hoje vamos falar a respeito do espinafre. Embora não seja uma verdura encontrada apenas nesta estação, o espinafre é uma hortaliça que ganha em sabor e retém mais nutrientes nesta época de tempo seco. Além de ser utilizado em muitas receitas de inverno, o espinafre tem muitas propriedades benéficas para nosso corpo.

A verdura é uma excelente fonte de antioxidantes; rica em fibras que ajudam a diminuir o colesterol e possui alto valor nutritivo. O espinafre é rico em carotenóides — pigmentos das plantas responsáveis pela sua cor verde-escura. Entre esses carotenóides está o beta-caroteno, fonte de vitamina A da planta, e a luteína. Ambos ajudam a prevenir o câncer de pulmão e da próstata.

Além disso, ele possui alta quantidade de ferro, sendo indicado para pessoas com anemia. O espinafre também é utilizado para combater artrites, diarréias e pressão arterial alta. Fica apenas o alerta de não consumir a verdura em excesso em caso de pessoas com problemas renais. Para você se deliciar e ainda ter uma alimentação saudável ao mesmo tempo, que tal uma sugestão de receita?

Creme de Espinafre

Ingredientes:

1 colher(sopa) de margarina
1 maço de espinafre lavado
1/2 colher(sopa) de farinha de trigo
1 xícara(chá) de leite
sal e pimenta
1 xícara(chá) de queijo ralado
2 colheres(sopa) de creme de leite

Modo de Preparo:

Derreta a manteiga, coloque o espinafre e depois a farinha. Mexa bastante até a farinha não aparecer e prossiga, adicionando o leite. Quando o caldo começar a engrossar, tempere com sal, pimenta, queijo ralado e creme de leite. Misture e apague o fogo.

Bom apetite!

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Dicas Nutri&Fisio: Corra certo!

Bom dia!

Como já falamos aqui, a corrida é a maneira mais rápida de queimar calorias. Em uma hora de exercício, são gastas 900 calorias. Além disso, a corrida exercita praticamente todas as partes do seu corpo, sendo ideal para evitar o sedentarismo, melhorar o condicionamento físico e até o seu astral durante o dia.

É claro, qualquer esporte tem técnicas corretas para praticá-lo. Na hora de realizar uma atividade, é necessário saber o que fazer, para evitar lesões que são causadas por deficiências no momento da prática.
Saiba quais são os maiores erros que você poderia cometer, mas não vai, depois de ler nossas dicas:

- Não fazer exames periódicos: consultar um médico periodicamente para saber como está a saúde de seu corpo é essencial para que você possa praticar exercícios da melhor maneira possível. Ser atleta não significa necessariamente ter uma saúde perfeita. Melhor ainda: consulte um especialista para traçar um plano de exercício mais seguro e ideal para suas necessidades.

- Não respeitar os próprios limites: consultado o especialista, é feita uma planilha de treinamento. Respeite-a e assim, evite ultrapassar os limites de seu corpo. Faça esforços cada vez maiores, mas sempre de maneira gradativa e com paciência. Não corra 1 quilômetro hoje para tentar correr cinco amanhã.

- Ignorar a dor: escute seu corpo. Sentiu uma dor na coxa? Tem algo errado. Não pratique a atividade enquanto sente desconfortos. Você pode estar agravando uma lesão.

- Não se hidratar: a água é primordial para a manutenção das funções do corpo, que perde muito em desempenho quando se está em estado de desidratação. Portanto, tome água, cerca de 600 ml por hora.

- Correr em jejum: o corpo deve ter energia suficiente para responder à atividade. Portanto, entre 1h30 a 2 horas antes de correr, coma algum alimento leve.

- Competir em excesso: disputar provas todos os finais de semana podem impedir a sua evolução. Tal fato pode impedir melhoria nas condições físicas, provocar excesso de esforço e por consequência, lesões.

- Usar tênis inadequado: utilize tênis com amortecedores e evite calçados velhos. A "quilometragem" ideal é de 450 a 600 km. Ultrapassado este valor, troque o par.

- Não descansar: treinos mais fortes devem ser seguidos de treinos mais leves ou folgas nos dias posteriores. Utilize o bom senso e descanse apenas o suficiente.

- Usar técnicas inadequadas: correr do jeito errado pode provocar lesões. Procure um especialista para ajudá-lo neste quesito.

Gostou das dicas? Coloque-as em prática e tenha uma vida saudável.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

As dietas "revolucionárias" e seus riscos a saúde

Bom dia!

Quem nunca ouviu falar da dieta a base de proteínas ou a base de carboidratos? Isso sem falar em outros métodos, supostamente infalíveis e que irão garantir o emagrecimento das pessoas que apostam neles. No entanto, pesquisas recentes vêm apontando que as tais dietas "revolucionárias" na realidade podem trazer sérios danos para a sua saúde.

Alguns estudos associam o excesso de carboidratos ao aumento da frutose, açúcar presente em doces, frutas e massas. Já falamos sobre o açúcar refinado em um post anterior, mas é sempre importante lembrar: a
quantidade de açúcar não pode ultrapassar em 10% o consumo diário total de calorias.

No caso das proteínas, pesquisas recentes apontaram que tais dietas podem fazer mal para o coração das mulheres. Uma dieta desequilibrada, onde a quantidade de proteínas é muito maior do que a de carboidratos, pode aumentar em até 60% as chances de problemas cardiovasculares. Portanto, a dieta, apesar de realmente ser eficaz na perca de peso, tem um
preço muito alto e traz diversos prejuízos a médio e longo prazos.

As dietas a base de proteínas envolvem o consumo diário de carnes vermelhas em quantidade maior do que a indicada, fato que também aumenta o colesterol. O ideal é ter uma dieta que utilize todos os nutrientes de maneira balanceada. Veja nossa sugestão para montar um prato com carboidratos, proteínas, verduras e legumes:

- 1 porção de 150 calorias de carboidratos: o equivalente a quatro colheres de sopa de arroz branco
- 1 porção de 120 calorias de proteína: o equivalente a uma fatia de carne assada
- 1 porção de 15 calorias de legumes: podemos ter como exemplo duas colheres de sopa de cenora ralada, ou quatro colheres e meia de sopa de brócolis cozido
- 1 porção de 15 calorias de verdura: o equivalente a 15 folhas de alface, ou um tomate inteiro.

Com esta dieta, é possível ter uma alimentação balanceada, saudável e que traz diversos benefícios para todo o corpo. O Ministério da Saúde recomenda que sejam consumidas diariamente seis porções de cereais, raízes, batata e massas, três de frutas e sucos, três de leite e derivados, três de legumes e verduras, uma de feijão e sementes, uma de açúcar e doces, uma de carne e ovos e uma de óleo e gordura. Para ter uma dieta mais adequada as suas necessidades, procure sempre um nutricionista.

Gostou das dicas? Deixe um comentário em nosso blog!

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Mielomeningocele, da descoberta ao tratamento: o depoimento de Elizabeth

Bom dia!

Hoje, o Blog do Nutri&Fisio traz o emocionante depoimento de Elizabeth, mãe do Flávio, que tem mielomeningocele. Ela falou sobre o dia da descoberta, a tristeza ao descobrir o problema e até sobre o trauma em ter novos filhos.

Depois, a força de vontade para criar o filho e uma das grandes vitórias: colocar Flávio na faculdade e depois no mercado de trabalho, provando que os portadores da mielomeningocele conseguem sim ter uma vida normal, através do tratamento e do amor da família. Flávio também fala de sua experiência com a mielomeningocele, sobre o relacionamento com os amigos e sobre seus sonhos para o futuro. Confira a entrevista!

terça-feira, 10 de julho de 2012

A fisioterapia no tratamento da incontinência urinária

Bom dia!

Hoje vamos falar de um problema que afeta 10% da população mundial, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde: a incontinência urinária. O termo parece complicado, mas é conhecido popularmente como perda involuntária de urina. Estima-se que 30% a 60% das mulheres no período pós-menopausa possam ter incontinência urinária, que se manifesta em vários graus:

Incontinência urinária de esforço: perda involuntária de urina em esforços como tossir, espirrar ou levantar peso.

Urge-incontinência: a urgência em urinar leva a perda do controle miccional.

Incontinência paradoxal: o paciente não consegue eliminar toda urina da bexiga, causando sensação de gotejamento após a micção.

Bexiga nervosa: o ato de suprimir o desejo de urinar causa uma contração involuntária no músculo da bexiga, fazendo com que a urina escape.

Algumas das causas deste problema são: tabagismo, sedentarismo, diabetes, uso de diuréticos, cirurgias da próstata, doenças pulmonares e neurológicas.

A fisioterapia uroginecológica é um dos tratamentos mais indicados para este tipo de caso e pode ser realizada em pessoas de todas as idades e ambos os sexos. O principal objetivo do tratamento é fortalecer a musculatura do assoalho pélvico. Isso é feito através de exercícios feitos no biofeedback, aparelho utilizado nas terapias do Nutri&Fisio. Nesta prática, a pessoa realiza exercícios rastreados por um aparelho, que depois fornece gráficos que apontam se o exercício está sendo feito da maneira correta.

Vale lembrar que a avaliação inicial é necessária para que a programação do tratamento seja adequada às necessidades de cada paciente. Outros recursos que podem ser utilizados são:

- Cinesioterapia: tratamento através de exercícios para aumento da força e elasticidade muscular.

- Cones vaginais (para mulheres): pesos graduados, de forma e volumes iguais, que são inseridos na vagina. A paciente faz uma contração resistida para não deixá-los escapar, aumento a força muscular na região do períneo.

- Eletroestimulação: através de correntes elétricas, são realizadas contrações repetidas dos músculos do períneo.

É necessário procurar ajuda médica ao menor sinal dos sintomas para que o diagnóstico seja realizado o quanto antes. Quando a incontinência é moderada, a fisioterapia é considerada suficiente. No entanto, existem situações mais graves que requerem cirurgia. Nestes casos, o tratamento fisioterapêutico é indicado tanto na fase pré quanto na pós-operatória.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Delícias de inverno: Almeirão, a verdura medicinal

Bom dia!

Durante o inverno, nosso blog está trazendo informações e dicas sobre o consumo de legumes e verduras típicos da estação e que trazem diversos benefícios a sua saúde. Hoje, vamos falar do almeirão, uma verdura de sabor acentuado e que possui algumas propriedades medicinais.

Desde os tempos de império romano, ele era utilizado para tratar distúrbios do fígado e atualmente, pesquisas já comprovaram outras propriedades. O almeirão é diurético, laxativo, poderoso combatente da gastroenterite, além de limpar os rins e servir também como um estimulador de apetite.

A verdura também é de baixa caloria: apenas 20 a cada 100 gramas, sendo utilizada com frequência em dietas de emagrecimento. Por ser rico em vitamina A, tem ação antioxidante e assim previne o envelhecimento precoce. Vale lembrar que as folhas de almeirão devem ser consumidas frescas e bem lavadas, como acontece com qualquer outro tipo de verdura.

O almeirão é sempre utilizado em saladas, mas trazemos aqui uma excelente e criativa sugestão de receita: o bolinho de almeirão. Confira!

Bolinho de Almeirão

Ingredientes:

1 maço de almeirão
Cheiro verde a gosto
3 colheres de cebola picada
Leite para dar o ponto
Tempero a gosto

Modo de preparo:

1.Colocar todos os ingredientes em um recipiente e adicionar a farinha até dar o ponto na massa.

2.Quando estiver no ponto de pingar da colher já pode fritar em óleo quente.

Bom apetite, e continue tendo uma alimentação saudável, sem nunca se esquecer de procurar um nutricionista para balancear a dieta.

Gostou da receita? Quem mora no estado de São Paulo pode aproveitar o feriado e testá-la!

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Dicas Nutri&Fisio: Queimando calorias no final de semana

Bom dia!

Mais um final de semana chegou e você quer aproveitar para praticar esportes e queimar algumas calorias, mas o tempo livre é escasso. Por isso, que tal saber quais atividades vão queimar mais calorias?

O Nutri&Fisio traz 5 exercícios para você aproveitar da melhor maneira possível.
Confira:

1 - Corrida: esta é a atividade campeã na queima de calorias. Em média, 900 por uma hora de prática. É necessário apenas tomar o cuidado de escolher um bom tênis para não causar muito impacto nas solas dos pés e também nos joelhos.

2 - Bicicleta: além de muito divertido, andar de bicicleta pelas ruas equivale a 840 calorias perdidas, e ainda melhora o condicionamento cardíaco. Tenha apenas atenção ao ajuste do banco da bicicleta, para não forças o joelho na hora de pedalar e evitar dores nas costas.

3 - Tênis: o esporte promove um gasto de 800 calorias por hora. Trata-se de uma atividade completa, que envolve correr, bater na bola e também ajuda na coordenação motora. A desvantagem é que o tênis exige uma maior habilidade e equipamentos próprios para ser praticado, além de aulas. No entanto, quem começa a praticar se torna apaixonado pelo esporte e jamais pára.

4 - Futebol: o esporte mais praticado no mundo também faz com que você gaste 780 calorias durante uma hora. Fortalece as pernas e também melhora o condicionamento físico.

5 - Boxe: treinando boxe, você queima até 660 calorias e ainda define os braços. Os socos são feitos em sacos e o esporte exige um acompanhamento.

Menção honrosa para outras atividades como musculação e natação. É importante lembrar que antes de praticar qualquer atividade, é necessário fazer um bom alongamento. Além disso, se a intenção é emagrecer, procure um nutricionista para que ele indique uma dieta balanceada e compatível com o número de calorias gastas.

Agora, escolha sua atividade predileta e tenha uma vida mais saudável!

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Chocolate amargo diminui risco de infartos

Bom dia!

Uma pesquisa feita na Austrália comprovou que consumir chocolate amargo diariamente diminui o risco de ataques cardíacos. De acordo com o estudo feito pela Universidade Monash, de Melbourne, o consumo pode evitar 70 ataques cardíacos fulminantes e 15 de menor intensidade em cada 10 mil pessoas com risco de sofrê-los.

No entanto, atenção: a pesquisa considera chocolate amargo aquele que possui 70% de cacau em sua composição. A quantidade ideal de consumo diário é de 100 gramas. As conclusões deste teste indicam que o chocolate amargo, portanto, pode ser um belo auxiliar no tratamento médico das pessoas que possuem alto risco de sofrer ataques ou que são acometidas por doenças cardiovasculares.

O chocolate é rico em flavonóides, que são antioxidantes naturais e limitam o estresse, além de diminuir o risco de câncer, doenças cardiovasculares e outros problemas de saúde. Segundo a pesquisa, o chocolate que possui alto teor de cacau é o que traz mais efeitos beneficiais a saúde.

Para os amantes de chocolate, uma bela notícia não? Mas lembre-se: apenas 100 gramas por dia, e a procura de um nutricionista é sempre essencial para que seja mantida uma dieta balanceada e saudável.


quarta-feira, 4 de julho de 2012

Alerta: excesso de peso está relacionado ao surgimento do câncer!

O último Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer trouxe uma mensagem de alerta: o excesso de peso aumenta as chances da pessoa desenvolver câncer. Segundo Maria Aparecida de Mello Gurgel, nutricionista do Nutri&Fisio, especializado no tratamento nutricional de pessoas com câncer, 50% dos homens e 49% das mulheres tem sobrepeso ou obesidade. “Esse é um dado muito alarmante, pois está clara a relação do excesso de peso com o surgimento do câncer”, diz a nutricionista.

Ela explica que a célula independe de energia para se manter, mas os processos inflamatórios podem ser determinantes para sua proliferação (metástases). Por isso, o cuidado nutricional é vital. “Recomendamos o consumo de 5 ou mais porções diárias de frutas, legumes e verduras (não incluindo batatas e mandioca, que fazem parte do grupo de energéticos). Esses alimentos são fitoquímicos e oferecem proteção para a célula”, comenta.


Os peixes de água salgada, como o arenque, salmão e a sardinha também são indicados para a dieta. “Eles são recomendados por serem ricos em ômega 6 e mesmo os enlatados já oferecem benefícios à sua saúde”. Também não podemos nos esquecer da gordura boa, encontrada no óleo de canola e girassol.

Como já dissemos aqui diversas vezes, vale lembrar que é recomendável procurar um nutricionista que irá desenvolver uma dieta adequada às suas necessidades. “Aqui no Nutri&Fisio, por exemplo, temos um aparelho chamado bioimpedância, que avalia a composição corporal com segurança e precisão, auxiliando no desenvolvimento de uma dieta adequada às necessidades de cada indivíduo”, explica.

Falaremos mais sobre as novidades deste congresso nas próximas semanas. Acompanhe!

terça-feira, 3 de julho de 2012

A importância da terapia manual em pessoas com mielomeningocele


Bom dia!

Já falamos aqui sobre o tratamento fisioterapêutico para problemas no sistema urológico causados pela mielomeningocele. E entre as técnicas utilizadas está a terapia manual.

Ela utiliza procedimentos como massagem de tecidos moles, facilitação neuromuscular proprioceptiva (uma filosofia que tem como base o conceito de que todo ser humano, incluindo aqueles portadores de deficiências, tem um potencial ainda não explorado) para melhora da força, coordenação, flexibilidade, estabilização segmentar (que consiste em deixar um segmento do corpo, como a coluna, estável), dentre outros.

Existem técnicas que são muito utilizadas na reabilitação do assoalho pélvico em crianças portadoras de mielomeningocele. Vamos a elas:

- Rolinho: trata-se da elevação do tecido subcutâneo, com o polegar e o dedo médio movendo todo o tecido contra a fáscia (que envolve os músculos, separando cada um em compartimentos).

- Traço: Com a polpa dos dedos, move-se a pela sobre as estruturas subjacentes, criando tração com manobras curtas e firmes no tecido conjuntivo e nas inserções musculares.

- Massagem ao redor do ânus: é o ato de massagear toda volta do ânus de baixo para cima com o dedo indicador.

- Tração mais contração do períneo: o dedo médio do fisioterapeuta repousa sobre o ânus e com comando verbal este solicita o afastamento do seu dedo pelo paciente e depois pede para que o mesmo contraia o períneo.

- Escovação: com uma escova pequena e macia de uso individual, escovar em volta do ânus e solicitar a contração do períneo.

- Massagem cicatricial: massagear com o dedo indicador de baixo para cima e de fora para dentro, um lado e depois o outro.

Vamos continuar tratando da mielomeningocele, seus problemas e as principais formas de tratamento que a fisioterapia apresenta para combatê-los nas próximas semanas.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Legumes de inverno: o chuchu e suas propriedades

Bom dia!

Hoje vamos continuar falando sobre os legumes típicos de inverno abordando as propriedades benéficas do chuchu.

Trata-se de uma hortaliça rica em fibras e que é uma ótima fonte de potássio, magnésio, ferro, fósforo e cálcio. O chuchu ainda é rico em vitaminas A e C, além de ter poucas calorias: 17 a cada 100 gramas. Devido a essas propriedades, desempenha importante papel para o funcionamento de intestinos. Como é pouco calórico, seu uso também pode ser aconselhado em dietas. O legume também é rico em água e por isso é um excelente diurético.

Muito se fala com relação ao sabor pouco acentuado deste legume, mas isso faz com que ele absorva o sabor de outros alimentos e ao mesmo tempo mantenha os próprios nutrientes. Com isso, o chuchu pode ser utilizado em qualquer tipo de receita.
Segue aqui uma sugestão rápida e gostosa para você:


Refogado de chuchu com cebolinha verde

Ingredientes:
- 2 chuchus
- 1 maço de cebolinha verde
- 1 colher de sobremesa de margarina
- 1 ovo
- 1 colher de sopa de queijo ralado
- sal a gosto

Modo de preparo:
Descasque os chuchus e corte em pedaços pequenos, assim como com a cebolinha. Aqueça a margarina em uma panela e refogue o chuchu. Acrescente a cebolinha e refogue por 5 minutos. Bata o ovo como queijo ralado e o sal, e despeje no chuchu, mexendo bem. Desligue e sirva a seguir. Bom apetite!

Gostou desta dica? Deixe um comentário em nosso blog!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...