segunda-feira, 30 de abril de 2012

A alimentação dos homens a partir dos 50 anos

Com o passar dos anos, o organismo diminui sua atividade, reduzindo o metabolismo. Entre as alterações metabólicas sofridas estão a diminuição do gosto e do olfato, da saliva, da mobilidade intestinal e das enzimas digestivas. Além disso, as necessidades energéticas também diminuem, assim como o metabolismo basal, a absorção de alguns nutrientes e o volume de água armazenado no organismo.
Foto: Getty Images

Por isso, os homens com mais de 50 anos devem ter uma dieta equilibrada, sempre respeitando as necessidades energéticas individuais. Nesta fase da vida, o consumo de alimentos fontes de vitaminas minerais é essencial, pois atuam na regulação de diversas funções do organismo, agindo como antioxidante e prevenindo o envelhecimento e aparecimento de doenças.

A prática de atividade física também é importante, pois estimula o fortalecimento de ossos e músculos, facilita o trânsito dos alimentos e sua eliminação, além de combater a depressão. Evite a desidratação! Beba água!

Maria Aparecida de Mello Gurgel, explica que não é preciso retirar nenhum tipo de alimento da dieta, mas sim ajustar as quantidades para as necessidades de cada indivíduo. “Vale lembrar que cada pessoa tem uma necessidade nutricional específica. Por isso, o ideal é que se tenha a orientação de um nutricionista para que a pessoa tenha uma dieta balanceada, com todos os nutrientes que ele precisa”, comenta.

Confira alguns nutrientes importantes para a alimentação após os 50 anos:

- Vitaminas B6, B12 e ácido fólico: essas vitaminas são absorvidas por enzimas digestivas presentes no suco gástrico, cujo volume diminui com a idade. A falta delas está associada à perda de memória, desarranjos mentais e neurológicos e formigamento nas pernas.

- Zinco e vitamina B2: A falta de zinco resulta na perda do paladar, falta de apetite e cicatrização lenta. Já a ausência da vitamina B2 é responsável por sintomas como apatia, insegurança, debilidade e má assimilação dos alimentos.

- Vitamina E: Poderoso antioxidante, evita que os radicais livres se liguem às membranas das células causando doenças e envelhecimento.

- Betacaroteno: presente em todos os alimentos de cor amarela-alaranjada é antioxidante, além de preservar e renovar a visão e a pele.

- Licopeno: está associado à prevenção do câncer de próstata. É encontrado em alimentos como tomate, goiaba e melancia.

- Fibras: colaboram com o bom funcionamento do intestino e ajudam no controle do colesterol e da glicemia.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

A estimulação através do método Baby Bobath

O avanço da medicina tem permitido que crianças prematuras, de até 25 semanas de gestação, sobrevivam. Entretanto, por não terem passado tempo suficiente na barriga da mãe para se desenvolver, essas crianças podem apresentar danos neurológicos que refletirão na parte motora. Por isso, deverão ser estimuladas para apresentar um desenvolvimento motor próximo do normal.

Foto: Divulgação
Entre as técnicas de reabilitação neuromuscular está o método Baby Bobath, que utiliza os reflexos e os estímulos sensitivos para inibir ou provocar uma resposta motora. Este método se baseia em manipulações da criança que estimularão o desenvolvimento motor normal da cabeça e do tronco, braços, mãos, pernas e pés, ajudando na prevenção de deformidades e no relaxamento da criança.

Audrei Fornutato Miquelote, fisiterapeuta do Nutri&Fisio e especialista em fisioterapia neonatal, afirma que o resultado irá depender bastante do grau da lesão da criança. “Quanto mais leve a lesão, o desenvolvimento é mais próximo ao de uma criança normal, sendo que essa criança pode desenvolver praticamente todas as atividades de uma criança normal”, comenta.

A estimulação através do método Baby Bobath proporciona à criança acompanhar a escala neuroevolutiva. “O ideal é fazer uma estimulação precoce para que a criança desenvolva a parte cognitiva, que permitirá que ela possa acompanhar as demais crianças na escola”, diz.

Ela ainda lembra que o estímulo dos pais é fundamental. “É importante que os pais estimulem a criança, deixando-as no chão e colocando objetos que atraiam o interesse para que ela possa se movimentar em busca destes objetivos”, finaliza. 

quinta-feira, 26 de abril de 2012

O dia a dia da mielomeningocele: Relato da Lúcia, mãe da Fernanda

Já falamos no blog sobre alguns aspectos que envolvem o tratamento de crianças com mielomeningocele e ressaltamos a importância dos pais para o desenvolvimento desta criança.

A partir de hoje, vamos falar também do dia a dia da família do paciente, desde o diagnóstico da doença até os medos e falta de informação dos pais e as conquistas diárias destas crianças; através de uma série de depoimentos extraídos do livro “Mielomeningocele: O dia a dia, a visão dos especialistas e o que devemos esperar do futuro”, escrito com o objetivo de facilitar o entendimento dessa patologia.

Hoje, você confere o depoimento da Lúcia, mãe da Fernanda. Vale a pena lê-lo até o final.

Diagnóstico
Quando fui fazer um ultrassom para saber como estava a saúde do bebê e qual era o sexo, o exame constatou que era uma menina, o que me deixou muito feliz. Mas demoraram muito para liberar o ultrassom e fui buscá-lo no dia seguinte, quando a médica quis conversar com a minha ginecologista que me chamou no consultório e me disse que o bebê tinha uma pequena má-formação e que, por isso, nasceria com hidrocefalia e com os pés tortos.

Fiquei horrorizada com a notícia e perguntei o que era hidrocefalia, já que nunca havia ouvido falar nisso. A médica me explicou tudo e disse que minha filha não seria uma criança normal e que teria muitas dificuldades.


Após a notícia, a médica me encaminhou para a Unicamp e ao CAISM (Centro de Atenção Integrada à Saúde da Mulher), onde foram realizadas outras séries de ultrassons e contastado que a Fernanda tinha Mielomeningocele. Fiquei ainda mais nervosa, pois não sabia nem pronunciar o nome dessa patologia e muito menos sabia o que era. Os médicos então foram me explicando que a Fernanda seria uma criança especial, que teria diversas sequelas por conta da “mielo”, tais como: dificuldades ao andar, fazer xixi, entre outras.

Então, a Fernanda nasceu e começamos a conviver com outras mães e ver que a “mielo” não era coisa de outro mundo, pois quando recebemos a notícia, parecia que o mundo havia desabado em cima de nós. Não esperávamos por isso. Ela era nossa primeira filha, tinha sido planejada, nunca pensamos que ela teria uma má formação.


As cirurgias
Logo que ela nasceu foi realizada a cirurgia para a correção de Mielomeningocele. Após 8 dias, ela passou por uma cirurgia para corrigir a hidrocefalia e com seis meses ela fez uma cirurgia para corrigir os pés, que eram bem tortos. Com três anos ela passou por cirurgias para correção dos pés, tíbia e quadril. Com quatro anos e meio, foi realizada a correção de uma luxação do lado direito do corpo.

Evolução
A Fernanda começou a fazer fisioterapia logo que nasceu, no berçário mesmo, e faz até hoje. O tratamento permitiu uma evolução: ela começou a engatinhar, depois passou a andar no andador e passou para as muletas, mas logo após isso, ela teve que realizar uma cirurgia de quadril, o que a fez começar da estaca zero.

Passado algum tempo, ela sofreu uma fratura no fêmur, que atrapalhou um pouco o desenvolvimento dela, mas, ela se recuperou e hoje está bem.

E foi a partir dessa evolução que vimos que essa patologia não é um “bicho de sete cabeças” como parecia ser quando descobrimos, mas sim que nós não tínhamos muita informação sobre isso.

A nossa família também nunca tinha ouvido falar da doença, mas todos deram muito apoio e estrutura para cuidarmos dela. Houve profissionais que sugeriram o aborto, mas essa hipótese nunca passou pela minha cabeça. Pensei “se é para mim, Deus mandou, eu vou seguir em frente. E seja o que Ele quiser”.

Apoio dos profissionais
Achei que não iria dar conta de cuidar da Fernanda mas, graças a Deus, nós tivemos muita ajudas dos profissionais, cada um cuidando dela na sua área de atuação. E só apareceram pessoas muito boas que me ajudaram muito, tanto médicos quando fisioterapeutas, profissionais excelentes que foram e continuam sendo até hoje meus anjos da guarda.

Lúcia e Fernanda

A escolinha
Quando a Fernanda começou a frequentar a escola eu tinha muito medo, pois ela ainda não conseguia engatinhar direito, ela se arrastava. Meu marido achava que as crianças pisariam nela e a machucariam, não por maldade, mas porque crianças são agitadas e ainda não tem consciência do que é certo ou errado. Mas aconteceu justamente o contrário, as próprias crianças ajudavam a cuidar dela. E isso fez com que ela evoluísse mais rápido, ela começou a querer ficar em pé, escrever na lousa, igual as outras crianças e, quando as crianças viram a Fernanda andar de muleta pela primeira vez, elas vinha comentar isso comigo. Isso para mim foi uma benção.

Não vou dizer que não teve preconceito. É claro que teve. Uma senhora chegou a me dizer: “Ainda bem que hoje aceitam filhos aleijados na escola”. Isso foi a coisa mais horrível que eu escutei, mas como a Fernanda estava evoluindo, deixei para lá. Pelo fato dela usar fralda algumas crianças até pergunta se ela é nenenzinho para usar fralda, mas ela leva tudo numa boa e eu a oriento para ter uma cabeça boa e enfrentar essas situações, pois ninguém é perfeito e ela vai vencer suas dificuldades.

A surpresa
Meu final de gestação foi muito triste e doloroso, pois eu não sabia o que esperar, já que eu não tinha a menor noção do que era uma hidrocefalia e imaginava que era algo de outro mundo. Eu achava que ela seria uma criança que viveria em estado vegetativo, assim como muitas mães.

Até comprei uma cama de solteiro, pois pensava que ela ficaria só deitada. E no fim, foi totalmente diferente. Acredito que ela terá uma vida normal. Se Deus quiser ela fará uma faculdade, pois ela é super inteligente, gosta de tudo, é muito amiga e simpática com todos. Por isso, acredito que ela terá uma vida normal e superará suas limitações. Acho que ela vai enfrentar os obstáculos e vencer todos.

Para saber mais sobre o livro, clique aqui.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Projeto pode reduzir em 20% as mortes por infarto

Atualmente, existem algumas medidas e procedimentos que devem ser feitos no momento que o paciente com infarto chega ao hospital. Porém, o diretor do projeto e do Instituto de Pesquisa do HCor, Otávio Berwanger, disse em entrevista a Folha de S. Paulo, que na prática, muitas vezes, esse procedimento não é seguido. “Não é que os médicos não conheçam as diretrizes ou sejam mal-intencionados. Também não é por falta de medicamentos. Mas a emergência pode estar lotada e isso torna muito fácil deixar passar algum procedimento”, disse.

Mas, você sabia que medidas simples e de baixo custo podem aumentar a eficácia desse procedimento e reduzir em 20% as mortes pela doença?

Sim, isso é possível. O programa Bridge (Brazilian Intervetion to Increase Evidence Usage in Practice), desenvolvido pelo HCor (Hospital do Coração) em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa Clínica, definiu e testou maneiras de aumentar o seguimento, por parte de médicos e enfermeiros.

O projeto faz parte do Proad (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde) do Ministério da Saúde, uma parceria do governo com hospitais privados considerados de excelência.

O objetivo do programa era fazer com que a equipe médica prescrevesse todos os remédios que devem ser dados nas primeiras 24 horas após o infarto.

Crédito: Willian Mur/Editoria de arte/Folha Press

O projeto apontou que a taxa de pacientes que recebem todas as terapias necessárias era de 49% nos hospitais observados. Com o projeto, essa fatia aumentou para 67,9%. Ao todo, a equipe acompanhou 34 hospitais do SUS e 1.150 pacientes (com média de 62 anos) por oito meses. Os hospitais foram divididos em dois grupos: 17 foram só observados, para ver como tratavam a doença e, nos outros 17, houve treinamento para usar o programa.

Helvécio Magalhães, secretário de Atenção à Saúde do ministério, disse em entrevista para a Folha de S. Paulo, que o conceito do Bridge deverá ser adaptado pelo SUS. "O estudo mostrou que precisamos reforçar o treinamento de pessoal e monitorar a adesão aos tratamentos. Só ter o protocolo e os remédios não quer dizer que a equipe médica aderiu”, afirmou Magalhães.

terça-feira, 24 de abril de 2012

A terapia ocupacional no tratamento da Mielomeningocele

Você sabe o que é terapia ocupacional?

A Terapia Ocupacional é a utilização terapêutica das atividades relacionadas ao autocuidado, trabalho e até mesmo às atividades lúdicas, com o objetivo de incrementar a função independente, melhorar o desenvolvimento e prevenir a incapacidade. Também pode ser incluída na terapia a adaptação de tarefas ou do paciente com o meio ambiente para alcançar a máxima independência e melhorar a qualidade de vida.

Foto: Diário Web
Muito utilizada na reabilitação de crianças com Mielomeningocele, o método mais eficaz é o que se baseia na integração e conjunção dos métodos Neuroevolutivo Conceito Bobath, Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva, Kabat e na Integração Sensorial.

Segundo artigo da terapeuta ocupacional Silvana Vieira Martins, publicado no livro “Mielomeningocele”, o primeiro passo da terapia ocupacional é a entrevista do profissional com os pais da criança, quando serão fornecidos detalhes da gestação, do parto, histórico familiar e de quais cirurgias e exames foram feitos até então. Por isso, a avaliação e o acompanhamento do médico responsável são de máxima importância neste processo.

Dentro desta abordagem, a terapia ocupacional avalia o paciente baseado no conhecimento do desenvolvimento e do movimento motor normal, identificando suas limitações funcionais, para que se possa utilizar recursos apropriados durante o tratamento. Após a observação da movimentação global da criança e do que ela é capaz de realizar sozinha é sistematizado um plano de tratamento baseado nas dificuldades apresentadas e nos objetivos a serem alcançados.

As crianças com mielomeningocele normalmente apresentam alterações de equilíbrio do tronco, que dificultam o desempenho dos membros superiores. Para estimulação deste equilíbrio, utilizam-se as bases móveis do Standarte, banco de mobilidade pélvica e balança de integração.

O Standarte é um equipamento multifuncional, usado tanto na avaliação quanto no tratamento, que possui vários acessórios que se compõe e podem variar de acordo com a necessidade do paciente e a função a ser desenvolvida pelo terapeuta.

Como pode haver graus diferentes de comprometimento do sistema motor, sensitivo, renal e da hidrocefalia, o prognóstico de reabilitação é particular para cada criança. O terapeuta traçará seu plano de tratamento e objetivos de acordo com a avaliação de cada paciente individualmente.


A terapia ocupacional também visa promover a independência nas atividades da vida diária, adaptações no ambiente domiciliar e confecção de próteses para membros superiores quando necessário. Além disso, o terapeuta ocupacional orienta os professores e auxiliares que acompanham o paciente na escola.

Os tratamentos clínicos e de reabilitação, mais a atenção e orientações aos familiares feitos precocemente, determinam um grau de autonomia e independência do paciente e sua inclusão social.

Aliás, a participação dos pais é essencial no dia a dia da criança, pois as atividades trabalhadas em terapia também deverão ser orientadas à família para que possam, assim, contribuir para um melhor desenvolvimento das funções da criança.

Recomenda-se que, durante os afazeres diários, os pais estimulem a criança a realizar tarefas sozinha, de acordo com o desenvolvimento em que se encontra, como: comer sozinha, vestir-se e despir-se, escovar os dentes, pentear-se, lavar o rosto, os cabelos, banhar-se. Enfim, explorar suas potencialidades, o que servirá também para a auto-estima.

Silvana lembra que não devemos nos esquecer de que o paciente com Mielomeningocele não é parte isolada de membros e órgãos, mas sim uma pessoa que sente, raciocina, tem medos, desejos e anseios próprios e que, portanto, deverá ser respeitado. Ao se sentir respeitada, essa criança, terá um desenvolvimento satisfatório dentro de suas potencialidades e será muito mais feliz.

Fonte: Livro “Mielomeningocele: o dia a dia, a visão dos especialistas e o que devemos esperar do futuro”.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Os benefícios da soja na alimentação

A soja é considerada um dos melhores alimentos leguminosos devido ao fato de ser rico em minerais como cálcio, ferro e fósforo, que ajudam a prevenir a desnutrição. Além disso, ela também possui lecitina, uma mistura de glicolipídeos, triglicerídeo e fosfolipídeos; importante para o nosso sistema nervoso. Ela possui em seus brotos as vitaminas A, B, D, E e C que ajudam a combater doenças em nosso organismo.
Foto: Ministério da Agricultura

Além do próprio grão a soja pode ser consumida através do extrato, óleo, molho shoyo, queijo tofu e farinha de soja.

Veja os principais benefícios deste alimento:

- Evita doenças cardiovasculares e diminui a taxa de colesterol no organismo;
- Combate doenças como osteoporose, insuficiência renal ou trombose;
- Ajuda nas atividades intestinais e nos fluxos sanguíneos;
- Diminui os sintomas da menopausa, a incidência de câncer de mama e regulariza os ciclos menstruais;
- Inibe o crescimento das células cancerígenas no organismo.

Os nutricionistas recomendam um consumo diário de 25 gramas de protéina de soja, ou 3 colheres de sopa de grão cozido, ou meia xícara de queijo tofu, ou um copo de leite de soja.

Gostou? Sobre quais alimentos você gostaria de saber mais? Deixe seu comentário.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

A alimentação durante o tratamento do câncer

Todos nós devemos ter uma alimentação saudável para uma vida melhor, isso nós já sabemos.

Mas será que levamos nossa saúde a sério?

Enquanto não estamos doentes, temos a certeza de que estamos bem. Mas quando de repente, algo no organismo está errado, começamos a nos preocupar.

Hoje, vamos falar da alimentação para pacientes oncológicos, que merece um cuidado redobrado devido aos efeitos que o tratamento de câncer causa no organismo. E um desses efeitos é falta de apetite. Por isso, a maior preocupação da pessoa deve ser com as refeições.

Foto: blog vidasaudavel
“O ideal é comer de três em três horas e não apenas quando a fome chegar”, comenta Maria Aparecida de Mello Gurgel, nutricionista do Nutri&Fisio. Além disso, as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) devem ser reforçadas, o que não significa que a pessoa deva comer mais, e sim, melhor.


Na maioria dos casos, recomenda-se que os líquidos sejam evitados durante as grandes refeições, evitando a saciedade precoce e demora na digestão.

A quimioterapia também pode provocar a perca de peso em grande parte dos casos. Para mantê-lo, coma o que estiver com vontade e utilize suplementos orais e enterais (por meio de sondas), caso seja recomendado pelo médico ou nutricionista. Comidas saborosas, atraentes e a diversificação do cardápio ajudam na recuperação. Além disso, a prática de atividades físicas leves pode ser indicada pelo médico, mas deve ser acompanhada por um fisioterapeuta experiente!

Evite gorduras, frituras, bebidas artificiais, açúcar, sucos cítricos e comer fora de casa durante o tratamento. Prefira os alimentos convencionais, dos vários grupos, evitando que tabus e mitos possam prejudicar o seu tratamento.

Cuidado com a desidratação!! Não se esqueça de que a água é um elemento fundamental no nosso organismo.

Mantenha contato com os profissionais da área da saúde para o controle de medicamentos e balanceamento da alimentação. “Lembramos que em qualquer fase do tratamento o cuidado nutricional é essencial. Por isso, recomendamos que a pessoa procure a orientação de um nutricionista experiente, pois é muito importante que ele mantenha um estado nutricional adequado, evitando a interrupção do tratamento”, finaliza Maria Aparecida.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Osteoporose: não deixe ela chegar

A osteoporose é uma doença que ainda preocupa a população brasileira. Segundo a Revista Veja, há 4 anos, 10 milhões de brasileiros sofrem com essa doença. Três em cada quatro são do sexo feminino. Uma em cada três mulheres tem mais de 50 anos. E, infelizmente, 200 mil pessoas morrem anualmente no Brasil devido a essa doença.
Fonte: www.calcioosteodfin.com.br

Ela afeta principalmente as mulheres, pois, após a menopausa, a ausência dos hormônios faz com que os ossos ganhem fragilidade e se tornam porosos como uma esponja.

Com a falta de cálcio nos ossos, a doença aumenta o risco de fraturas que podem prejudicar a coluna, o pulso e muitas vezes, o colo do fêmur, fazendo com que as mulheres percam a altura.

Tratamento da doença:
- O acompanhamento médico é fundamental.
- Preucauções como a retirada de tapetes, objetos no chão, disposição de móveis e evitar com que o doente abaixe e force a coluna ajudam no tratamento da osteoporose.
- Exercícios físicos e exposição ao sol são fundamentais no tratamento. Permita que a pessoa ande, faça caminhadas, pratique exercícios e tome sol diariamente. Por mais que no começo o paciente sinta-se inseguro, essas medidas ajudam a reduzir os riscos.

Prevenção da doença:
- Na infância e na adolescência, a melhor maneira é ter o hábito de consumir alimentos ricos em cálcio.
- Atividades físicas e exposição ao sol, no período da manhã, ajudam a prevenir a osteoporose.
- Existem maus hábitos que podem aumentar o risco da doença como: excesso de café, bebidas alcólicas e fumo.

Alimentos que possuem cálcio:
Alguns alimentos podem nos ajudar na prevenção da osteoporose, tais como: leite, coalhada, iogurte, amêndoas, feijão branco, cereais, queijo, castanhas, couve e brócolis.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

É melhor ser alegre do que ser triste....

Você sabia que estar feliz, significa estar bem com a sua saúde?

Pois é, segundo os especialistas, o humor é o segredo para viver bem. E quem é que não quer estar bem consigo mesmo?

De acordo com estudo realizado pela Universidade de College (Inglaterra), último publicado sobre o assunto, ser feliz reduz em até 35% o risco de morte prematura.

Foto: www.mundomaisorganico.com.br

O bom humor é uma garantia que o nosso corpo está bem, pois quando estamos doentes, por exemplo, deixamos que o mal-estar tome conta do nosso organismo. Isso significa que, quanto maior é nossa sensação de bem-estar, ficamos mais felizes com nós mesmos. Além disso, uma visão otimista do mundo também ajuda no bom humor, ou seja, ter aquele jogo de cintura diante dos problemas ajuda você a ser mais feliz.


Uma em cada quatro pessoas tem, durante a vida, pelo menos um caso de depressão que mereceria tratamento psiquiátrico, justamente pelo fato de se deixar dominar pela tristeza. Por isso, se não for pelos benefícios que o bom humor traz, busque-o pelo efeito negativo que o mau humor gera em nosso organismo.

Sim, é claro que há situações em que a tristeza é inevitável, por isso, devemos tentar contorná-la da melhor maneira possível. Isso não quer dizer que a tristeza deva ser eliminada da sua vida, pois você precisa dela para poder existir a alegria.

Especialistas que estudam a fisiologia do riso garantem que uma gargalhada pode liberar endorfinas, substâncias responsáveis pelo bem-estar. Além disso, essas mesmas substâncias têm poder analgésico, ou seja, são capazes de diminuir a dor.

Viram só como é simples? Então, sorria e seja feliz!

terça-feira, 17 de abril de 2012

A fisioterapia para crianças especiais

O tratamento fisioterapêutico de crianças é uma tarefa desafiadora, porém bastante recompensadora. Nesta área, a prática requer conhecimento das diferenças que existem entre crianças e adultos. A compreensão de todos os aspectos envolvidos nos distúrbios neonatais e pediátricos pode auxiliar o fisioterapeuta a fornecer um tratamento de qualidade.

O principal objetivo do tratamento de uma criança é melhorar a capacidade funcional e a qualidade do movimento através da alteração dos sintomas apresentados. “Cada criança é única e possui a sua particularidade. Por isso, o tratamento sempre deverá ser diferenciado mesmo que a doença for a mesma, pois cada um reage de uma maneira diferente”, afirma Audrei Fornutato Miquelote, fisiterapeuta do Nutri&Fisio e especialista em fisioterapia neonatal .
Foto: Aril

O tratamento de uma criança com disfunções neurológicas deve ser desenvolvido de acordo com suas necessidades. Durante as sessões, todo o esforço deve ser feito para que a criança dê passos além das próprias limitações. Os desafios propostos durante o programa de reabilitação devem estar igualmente compatíveis com as habilidades do paciente. Se a capacidade da criança satisfaz o desafio, as sessões de fisioterapia tornam-se mais estimulantes e produtivas.

O acompanhamento da melhora da criança através da fisioterapia neurológica é fundamental, pois só é possível verificar a evolução do procedimento a partir das reações que ela demonstra. “Esse acompanhamento será pelo resto da vida, pois a fisioterapia trata a deficiência, mas a origem do problema é neurológica. E esta causa não conseguimos tratar”, afirma Audrei.

E atenção, pais! A fisioterapeuta do Nutri&Fisio lembra que o papel dos pais é essencial no desenvolvimento das potencialidades da criança. “O estímulo dos pais é fundamental nesse processo. Por isso, sempre recomendamos que eles deixem a criança solta, estimulando ela a desenvolver a parte motora e explicando o porquê ela está fazendo estes exercícios”, diz.

Com cuidado médico adequado, fisioterapia para melhorar as habilidades e com o apoio de pessoas que a amam, o tratamento da criança com problemas neurológicos se torna mais simples e eficaz.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

A importância das fibras na alimentação

As fibras são essenciais na dieta, pois promovem efeitos fisiológicos benéficos que incluem a melhora do funcionamento intestinal e atenuação do colesterol e do açúcar no sangue. Além disso, aumentam o volume de evacuações, regulam o tempo da digestão e diminuem a pressão intestinal.
Foto: UOL

Elas podem ser encontradas em alimentos de consumo diário como frutas, legumes, feijões e, principalmente, grãos integrais. Para manter as fibras dos alimentos, prefira os naturais e integrais, pois o processo de descascar peles, fazer purês de legumes e espremer frutas, faz com que as fibras sejam perdidas.

Os temperos também são importantes e não somente pelo sabor, pois também são fibras e podem substituir a gordura e o sal. Conhecer os valores nutritivos e as propriedades de cada produto é fundamental para garantir benefícios ao organismo.

Há dois tipos de fibras nos alimentos: as insolúveis e as solúveis. As insolúveis são encontradas no farelo de trigo, que agem na função intestinal permitindo que o intestino seja regulado e prevenindo o câncer de cólon. Já as fibras solúveis, encontradas em feijões, legumes, trigo e aveia; ajudam a baixar o colesterol do sangue e previnem doenças do coração.

Os nutricionistas recomendam uma ingestão de pelo menos 30 gramas de fibra ao dia.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Os benefícios da drenagem linfática

Você sabia que a drenagem linfática é uma técnica manual que drena o líquido que está acumulado entre as células para os vasos linfáticos e deles até o coração?

Isso mesmo. Ela é indicada para os casos onde há retenção de água no corpo. Os vasos linfáticos têm a função de drenar o excesso de líquido (linfa) que sai do sangue e banha as células. O sistema linfático coleta a linfa por difusão pelos capilares linfáticos e a retorna para dentro do sistema circulatório. Ao contrário do sangue, esse não é um sistema fechado e não tem uma bomba central. Por isso, a linfa depende exclusivamente da ação de agentes externos para poder circular.

Foto: Portal Emagrecer Saúde
Um dos benefícios é que a técnica, utilizada pelos fisioterapeutas do Nutri&Fisio, é eficiente no tratamento do linfedema (inchaço causado pelo excesso de linfa) e em processos inflamatórios pós cirúrgicos, uma vez que, após a cirurgia, é comum o acúmulo de líquido nos tecidos lesados, já que o corpo interpreta a cirurgia como uma agressão. Além disso, ela contribui quando o próprio funcionamento do sistema está comprometido.

Muito utilizada para fins estéticos, vale ressaltar que a drenagem linfática não emagrece, ou seja, não é possível perder gordura através desta técnica, mas se o excesso nas medidas é causado pelo acúmulo de água, ela pode resultar em uma redução das medidas extras. Já no caso das celulites, ela pode funcionar como técnica preventiva, pois evita que esse excesso de água cause uma inflamação no tecido gorduroso, porém não acaba com a celulite.

Mas cuidado, se mal aplicada, a drenagem linfática pode causar danos aos vasos linfáticos. Por isso, precisa ser realizada por profissionais qualificados. Desconfie de preços muito baratos e procure saber qual é a formação do profissional que irá realizar a massagem.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Bulimia nervosa: causas e tratamento

A bulimia nervosa é um transtorno alimentar caracterizado pela ingestão de grandes quantidades de alimentos seguidos por métodos compensatórios (vômitos induzidos, uso de laxantes e prática de exercícios extenuantes) e jejum, gerados pelo medo exagerado de engordar. De acordo com os médicos este distúrbio é mais difícil de ser identificado pelo fato de que, ao contrário da anorexia nervosa, a bulimia não necessariamente acarreta na perda de peso.

A doença é causada pela mistura de fatores biológicos, psicológicos, familiares e culturais. Nesse sentido, a ênfase na aparência física perfeita exerce um papel importante. Além disso, problemas familiares, baixa autoestima e conflitos de identidade são fatores que ajudam no desenvolvimento desse quadro.

Foto: www.cabuloso.xpg.com.br
A bulimia nervosa acomete adolescentes um pouco mais velhas, na faixa dos 17 anos, sendo que as pessoas que sofrem deste distúrbio têm vergonha de seus sintomas, o que as levam evitar comer em público e frequentar lugares como praias e piscinas. À medida que a doença se desenvolve, a pessoa passa a ter um interesse obsessivo por assuntos relacionados à comida, peso e forma física.

O tratamento consiste em uma abordagem multidisciplinar que inclui a psicoterapia individual ou em grupo, farmacoterapia e acompanhamento nutricional, que visa estabelecer um hábito alimentar mais saudável eliminando o ciclo “compulsão alimentar - mecanismo de compensação – jejum”. As técnicas cognitivo-comportamentais e o uso de antidepressivos têm se mostrado eficazes no controle dos episódios bulímicos. Vale lembrar que a família desempenha um papel muito importante na recuperação do paciente.

Por fim, é importante ressaltar que a diminuição na ênfase ao corpo perfeito, tanto no aspecto cultural quanto no familiar, pode contribuir na redução destes casos. “O erro mais comum de pessoas que vêm ao consultório é eliminar da dieta alimentos essenciais ao organismo porque leram em algum lugar que o alimento engorda ou até mesmo causa doenças, quando na verdade o mais importante é uma dieta equilibrada feita com a orientação de um nutricionista”, afirma Maria Aparecida de Mello Gurgel, nutricionista do Nutri&Fisio.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Cuidado com a laptoptite

O uso prolongado de notebooks tem sido responsável pelo aumento dos casos de dores e lesões em ligamentos e articulações devido ao fato do seu formato dificultar uma boa postura durante a digitação. E essa má postura causa problemas nos ombros, cotovelos, punhos e coluna, além de dores de cabeça.

Esses casos têm sido tão frequentes que o especialista em reabilitação Kevin Carneiro, da Universidade da Carolina do Norte (EUA) cunhou o termo “laptoptite” para designar os problemas causados pelo aparelho.

De acordo com estudo realizado por pesquisadores da Boston University Sargent College  e publicado na revista “Ergonomics” (EUA), usar o notebook por mais de quatro horas diárias já traz riscos de dores e lesões. O ideal seria que o computador portátil só fosse utilizado apenas para emergência a viagens.

Infográfico: Folhapress


A pesquisa também avaliou o impacto do uso de cadeiras adequadas, suporte e teclado sem fio na redução de dores em 88 universitários durante três meses e concluiu que o grupo que utilizou os acessórios apresentou menos problemas.

Pelo fato do monitor do notebook ser fixo, não é possível deixá-lo na altura ideal sem ajuda de acessórios. Quando não os utilizamos a tendência é forçar o pescoço para baixo, tensionando ombros e coluna. Além disso, os punhos também ficam mais tensos, já que é mais difícil apoiá-los no laptop e essa posição incorreta altera a circulação sanguínea e afeta a nutrição dos tecidos, podendo causar inflamações.

Por isso, o ideal é conectar um teclado ao aparelho e melhorar a posição das mãos, uma vez que a altura das teclas deve permitir que os ombros fiquem relaxados. Além disso, o notebook também não deve ser usado no colo, na cama ou em mesas altas. Além do teclado externo, o ideal é utilizar um suporte para elevar o notebook à altura dos olhos.

E quanto menor for o aparelho, maiores os riscos, pois as teclas pequenas obrigam o usuário a adotar uma postura restrita, comprimindo os músculos e gerando tensão em todo corpo.

"Se você conseguir modificar aos poucos seus hábitos inadequados de postura, logo você poderá estar livre das crises e dos desconfortos", afirma o Prof. Dr. Carlos Fornasari, fisioterapeuta do Nutri&Fisio. Além disso, a fisioterapia pode ajudar a tratar das dores causadas pelo uso excessivo de notebook. Procure um fisioterapeuta caso comece sentir algum tipo de dor. 

terça-feira, 10 de abril de 2012

Como anda sua coluna?

A coluna vertebral, eixo central do corpo, é exigida em quase todos os nossos movimentos, além de funcionar como um duto de feixes nervosos, ligando diversos órgãos e outras partes do corpo ao cérebro. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados para protegê-la ao longo do dia.

Confira algumas dicas de postura para que você não sofra com dores na coluna:


Ao deitar-se
Imagem: Tudo Link

Recomenda-se que a pessoa deite de lado, com um travesseiro entre a cabeça e o ombro e outro entre as pernas. Quando deitar de barriga para cima, coloque um travesseiro embaixo dos joelhos e outro embaixo da cabeça. Evite também dormir de bruços, pois além de forçar a coluna, esta posição dificulta a respiração.

O ideal é que cada pessoa utilize um colchão ortopédico ou semi-ortopédico, de acordo com seu o peso e a altura. Já o travesseiro não deve ser muito fino e nem muito macio para não alterar a curvatura da coluna, o ideal é que seja da altura entre cabeça e ombro.


Ao levantar-se
Para levantar, primeiro vire-se de lado. Em seguida, apoie-se nos braços, levando as pernas para fora da cama.


Ao ficar em pé
Contraia os músculos da barriga e das nádegas periodicamente. Esta técnica também pode ser utilizada quando quiser aliviar dores. Ao realizar alguma atividade em pé, repouse alternadamente um dos pés sobre algum objeto.

Foto: Blog Cuide da Sua Coluna


No trabalho

Ao trabalhar em frente a uma mesa ou digitando no computador, mantenha as costas retas, encostadas ao encosto da cadeira. Evite também cruzar as pernas. Procure posicionar ao seu alcance os objetos que esteja manuseando.


Ao dirigir
É importante manter as costas retas, perfeitamente apoiadas no encosto, especialmente quando for dirigir por horas seguidas.


Ao caminhar

Foto: Blog Caminhar a pé
Ao caminhar, não carregue mochilas ou sacolas com o peso em um lado só. A mochila dever ser apoiada nos dois ombros e o peso das sacolas deve ser dividido entre as duas mãos.

A cabeça deve estar centrada nos ombros e o olhar deve focalizar o horizonte, em linha reta, sendo que o queixo e a cabeça acompanham o olhar.

Os ombros devem estar relaxados e o tórax deve ficar em posição normal, sem desvios para a frente ou para trás. Já os braços devem estar para baixo, levemente dobrados, e o balanço deve ser natural e suave.

Para proteger a coluna, o abdome deve estar contraído, estável e ereto. Esse movimento permite também apontar o cóccix em direção ao chão, alinhando a coluna vertebral.


Os quadris devem ser movidos de forma natural, acompanhando o movimento das pernas para a frente e para trás. 

Em casa
Nas atividades domésticas, evite trabalhar com o tronco totalmente inclinado e ao trabalhar agachado, flexione os joelhos e mantenha as costas retas.


A consulta com o fisioterapeuta também pode ajudá-lo a prevenir problemas em sua coluna, por isso, agende sua visita!

segunda-feira, 9 de abril de 2012

O prós e os contras do chocolate

Bom dia!

A Páscoa passou e você ganhou um monte de chocolate, não é mesmo? É por isso que hoje vamos falar um pouco sobre esse alimento.
Foto: Globo Mídia

O chocolate é um produto obtido a partir do cacau, fruto do cacaueiro, produzido em larga escala no Brasil. Inicialmente ele foi utilizado como bebida, feita da mistura do cacau torrado com água. Apenas em meados do século XVIII é que os franceses desenvolveram o chocolate com uma consistência sólida, mas mais pastosa que a atual, e em 1910 a barra de chocolate começou a ser vendida.

Há vários tipos de chocolate: ao leite, amargo, branco, em pó, achocolatado e para cobertura. Cada tem seu processo específico de fabricação e também seu valor nutricional, conforme a tabela abaixo.

Tabela: Valores Nutricionais em 100 gramas de chocolate
Fonte: Tabela de composição de alimentos: suporte para decisão nutricional


Entre os prós do chocolate está seu efeito estimulante que deve-se ao fato de possuir duas substâncias: a teobromina, que estimula o sistema muscular; e a cafeína, que estimula o sistema nervoso central; na proporção de 10 para 1, respectivamente.

Além disso, o chocolate estimula a produção de fentelamina no corpo, que causa uma sensação de extremo bem estar ao ser ingerida, pois é precursora da serotonina.

Foto: Canto da Paz
O chocolate também possui efeito antioxidante devido à presença de polifenóis em sua composição. A quantidade de antioxidantes polifenóis do chocolate amargo é maior que a do cacau e do chocolate ao leite. Sendo assim o chocolate amargo possui maior capacidade de prevenir a oxidação das lipoproteínas.

Entretanto, essa delícia também tem os seu lado negativo.

O chocolate é rico em calorias e gorduras. O tipo “diet”, por exemplo, costuma apresentar mais gorduras do que os chocolates convencionais, tornando-se mais calórico.

Além disso, ele pode causar cáries, tirar o apetite para comidas mais saudáveis, desencadear a enxaqueca em pessoas propensas a ela, o alcaçuz pode elevar a pressão arterial em algumas pessoas e outras podem desenvolver algum tipo de alergia ao alimento ou até mesmo apresentar mal funcionamento dos intestinos.

Vale ressaltar que, além de ser consumido com moderação, é extremamente importante realizar refeições contendo todos os grupos de alimentos. Por isso, pode comer chocolate, mas não se esqueça de manter uma boa alimentação.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Feliz Páscoa!

Do hebreu Peseach, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade.

É a maior festa do cristianismo e, naturalmente, de todos os cristãos, pois nela se comemora a Passagem de Cristo - "deste mundo para o Pai", da "morte para a vida", das "trevas para a luz". 

Entre os seus símbolos encontram-se:
 
O Ovo de Páscoa
A existência da vida está intimamente ligada ao ovo, que simboliza o nascimento. 

O Coelhinho da Páscoa
Por serem animais com capacidade de gerar grandes ninhadas, sua imagem simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente. 

A Cruz da Ressurreição
Traduz, ao mesmo tempo, sofrimento e ressurreição. 

O Cordeiro
Simboliza Cristo, que é o cordeiro de Deus, e se sacrificou em favor de todo o rebanho. 

O Pão e o Vinho
Na ceia do senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna. 

O Círio
É a grande vela que se acende na Aleluia. Quer dizer: "Cristo, a luz dos povos". Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".

Páscoa é renascimento, é recomeço, é uma nova chance pra gente melhorar as coisas que não gostamos em nós. Para sermos mais felizes por conhecermos.

Tenha uma Feliz Páscoa!
Equipe Nutri&Fisio

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Câncer de colo de útero pode causar disfunções sexuais

O Instituto Nacional do Câncer estima que mais de 15 mil mulheres sejam acometidas pelo câncer de colo de útero todos os anos no Brasil e 230 mil mulheres morram no mundo todos os anos por causa dessa doença.

Foto: Divulgação

O tratamento do câncer de colo de útero é cirúrgico e depois com radioterapia, o que pode deixar sequelas nas mulheres, tais como: irritação vesical, diarreia, alterações cutâneas, vaginismo e estenose vaginal.

Especialmente a estenose (estreitamento) do canal vaginal pode gerar disfunções na sexualidade feminina, pois impede a penetração durante a relação sexual, causando dor, diminuição da libido e pouco prazer sexual.

Entretanto, se tratada com uma equipe multiprofissional este quadro pode ser invertido. O fisioterapeuta, por exemplo, utiliza de técnicas como a Eletroestimulação, o Biofeedback, a Cinesioterapia e as Terapias Manuais.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Consumo diário de carne processada pode aumentar risco de morte

Pesquisa feita por pesquisadores da Universidade de Harvard mostrou que o consumo diário de carne vermelha processada, como salsicha, pode aumentar o risco de morte prematura em 20%. Os pesquisadores concluíram também que consumir carne vermelha de qualquer tipo com muita freqüência pode causar câncer e doenças cardíacas.
Foto: UOL

A carne processada mostrou uma quantidade excessiva de gordura saturada, sódio, nitritos e outras substâncias que se mostram ligadas a doenças cardíacas, doenças crônicas e câncer.

O estudo foi feito em 120 mil pessoas, que tiveram os hábitos alimentares monitorados pelos pesquisadores por 26 anos.

A conclusão fala que se substituir a carne vermelha por carne de frango ou peixe, os resultados podem ser o inverso, ou seja, reduzir o risco de morte prematura em 20%.

Mas lembre-se sempre: todos os estudos são feitos por amostragem e não refletem a situação de 100% da população. Por este motivo, quando se trata de alimentos e de dieta balanceada, procure um nutricionista.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Carlos Fornasari em palestra na II Semana de Saúde do Pira 21

Nos dias 03, 04 e 05 de abril, a Oscip Pira 21 realiza a II Semana da Saúde, com palestras gratuitas de profissionais renomados sobre temas do cotidiano.

No dia 05 de abril, às 21h, será apresentada a Palestra do fisioterapeuta da Nutri&Fisio, Carlos Fornasari, com o tema “Postura para viver bem”.

“A palestra é um convite para que as pessoas prestem atenção nas suas atividades cotidianas, ou seja, vamos falar sobre a postura no trabalho, nas horas de lazer e na hora de dormir. Por isso a palestra é interessante para o público em geral.”, comenta Fornasari.

O evento será realizado na APM, na Av Centenário, número 546, no bairro São Dimas.

Confira a agenda:
03 de abril
Das 20h00 às 20h30 – Boas Vindas e Abertura do Evento – Secretário Executivo do Pira 21 e Dr. Osmar Gaiotto
20h30 – Dr. Edson Bicudo
20h45 – Dr. Eduardo Cançado
21h00 – Dr. Pedro de Mello e Sr. João Francisco de Godoy (Jhonny)
21h15 – Dr. Adriana Brasil
21h30 – Profa. Edilene B. Biscalkin
21h50 – Encerramento

04 de abril
Das 20h00 às 20h30 – Boas Vindas e Abertura do Evento – Secretário Executivo do Pira 21 e Dr. Osmar Gaiotto
20h30 – Dra. Eliana Zanatta
20h45 – Dr. Luiz R. Pianelli
21h00 – Dr. Gilberto Pompermayer
21h15 – Dr. Adréa Braga
21h30 – Dr. Sérgio Bruno
21h45 – Encerramento

05 de abril
Das 20h00 às 20h30 – Boas Vindas e Abertura do Evento – Secretário Executivo do Pira 21 e Dr. Osmar Gaiotto
20h30 – Profa. Patrícia Novais
20h45 – Dra. Raquel de Carvalho Franceshi
21h00 – Prof. Dr. Carlos A. Fornasari
21h15 – Profa. Maria Cristiana P. Rocha
21h30 – Prof. Paulo Arruda
21h45 – Dr. Osmar Gaiotto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...