quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Câncer de testículo: diagnóstico precoce traz certeza de cura

A cada 100 homens que tem algum câncer, 5 têm câncer de testículo.

Apesar de agressivo e com alta capacidade de duplicação das células tumorais, este câncer é fácil de ser tratado e tem alta chance de cura se for diagnosticado precocemente.

Foto: Midiacon News
Para fazer o autoexame é muito simples: tome um banho quente e depois observe o aparecimento de quaisquer anomalias de tamanho, sensibilidade ou densidade.

Se sentir algum desconforto, alteração de peso no escroto, dor na parte inferior do abdômen ou na virilha, sangue na urina e aumento da sensibilidade nos mamilos, procure um médico para um exame médico.

O câncer de testículo é mais comum em pessoas que tiveram algum tipo de lesão ou trauma na bolsa escrotal, criptorquidia (quando o testículo não desce para a bolsa escrotal) ou algum histórico familiar dessa doença.

O tratamento inicial é cirúrgico, fazendo uma biópsia. Ainda durante a cirurgia, é possível saber se é um câncer. Em caso positivo para câncer, o testículo é removido. A função sexual e reprodutiva do paciente não é afetada, desde que o outro testículo esteja saudável.

Em seguida, é feita uma triagem para saber se o câncer tem poder de se multiplicar. Nesses casos, os médicos optam por tratamento cirúrgico, quimioterápico, radioterápico ou clínico.

Cuide-se! Lembre-se que a prevenção sempre é o melhor remédio!

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O auxilio da fisioterapia no climatério

Bom dia!

Hoje vamos falar sobre o climatério, fase de transição feminina da idade adulta para a selenidade (envelhecimento).

Diferente do que algumas pessoas pensam o climatério não é a menopausa. Na verdade,no climatério a fase de transição é do período reprodutivo para o não reprodutivo e a menopausa começa a partir da última menstruação.

Foto: Veja
Durante esse processo a mulher sofre com alguns desconfortos que mudam até a sua rotina. Os principais são: o risco de desenvolver osteoporose e infarto, incontinência urinária, aumento do colesterol ruim, baixa atividade sexual e insônia. Nestes casos a fisioterapia pode auxiliar melhorando os incômodos.

A incontinência urinária merece destaque pois é a mais comum. O tratamento adequado é a cinesioterapia pélvica onde são executados exercícios para fortalecer os músculos do assoalho pélvico. Muitas mulheres imaginam que a perda de urina é normal com o decorrer do tempo, mas não é bem assim. Quando isso ocorre é fundamental a procura do médico.

No caso da osteoporose, a fisioterapia tem a intenção de executar exercícios que fortaleçam os músculos, melhore a coodernação motora e alivie as dores.

Esta fase é vivida pela maioria das mulheres. No entanto para que tudo seja tranqüilo é necessário procurar um profissional que possa prevenir e remediar as enfermidades sofridas durante o processo.

Envelhecer faz parte da vida, mas o melhor é envelhecer com saúde.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A alimentação oncológica

Bom dia! 

Quando passamos por alguma enfermidade, na maioria das vezes, os médicos indicam uma alimentação diferenciada. Se tratando de pacientes oncológicos, não é diferente.

Foto:Instituto Mor
Inicialmente as mudanças são pequenas, mas a alimentação deve ser saudável, repleta de frutas, verduras, carnes e cerais. Nesta fase, o organismo necessita de "sentir-se preparado", pois no momento em que houver alguma reação do tratamento nada aconteça ou que o problema seja amenizado.

"Ao longo do tempo, o corpo pode "recusar" alguns alimentos, mas tudo depende de cada paciente", diz a nutricionista Maria Aparecida de Mello Gurgel, do Nutri&Fisio. Portanto é necessário adequar a alimentação aos poucos.

Algumas dicas são fundamentais e ajudam a evitar os incômodos dos efeitos colaterais:

Alteração no paladar- Evite alimentos em temperaturas ou muito baixas ou altas. Dispense o uso do talher de metal e os substitua pelos de plástico. Aos poucos o paciente pode sentir o gosto do metal.

Boca seca: Acrescente aos alimentos louro e orégano pode melhorar essa sensação.

Náusea e vômito: Alimentos como bolachas e torradas amenizam os problemas. Comer de duas em duas horas também é fundamental, isso evita ingerir vários alimentos de uma vez só. Fuja da cozinha, o cheiro do que esta sendo preparado pode agravar a situação.

Por esses motivos, é necessário que o paciente procure o auxilio do nutricionista. Ele saberá indicar a alimentação correta de forma que todo transtorno possível, seja evitado. "Quanto antes o paciente procurar o profissional, melhor será a resposta do organismo ao tratamento”, explica Maria Aparecida.

Neste momento, é fundamental a participação da família auxiliando paciente, a entender que as mudanças, são essenciais para vencer a doença.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Conhecendo o RPG

Bom dia!

Hoje vamos falar sobre o RPG, técnica que vem sendo utilizada por muitos fisioterapeutas no mundo todo e que é uma das especialidades do consultório Nutri&Fisio.


RPG Curitiba


O RPG (Reeducação Postural Global) é uma especialidade da fisioterapia que surgiu na França, em 1984, após quinze anos de pesquisas e estudos em biomecânica e física, realizadas por Philippe Emmanuel Souchard. Seu objetivo é corrigir a postura do paciente, através da terapia manual.

Algumas dos desconfortos que a RPG pode solucionar são a escoliose, hipercifose, gibosidade (corcunda), hiperlordose, entre outras.

“O tratamento é realizado a partir da análise de caso do paciente, verificando-se primeiramente quais são as tensões neuromusculares e as mudanças funcionais e estruturais”, explica Mariana Piacentini, fisioterapeuta do Nutri&Fisio. As principais técnicas utilizadas são: o desbloqueio da respiração e alongamento muscular.

É importante lembrar que a técnica também previne o desvio postural e que a função do fisioterapeuta, é tentar descobrir da onde surgiu o problema. “Após o tratamento, é visível a mudança de vida do pacientes, são recuperadas funções e movimentos corporais que foram perdidos ou eram reduzidos”, conclui Mariana.

Você já conhecia as funções do RPG? Deixe o seu comentário ou dúvida!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Os perigos do colesterol

Bom dia!

A partir de agora, no blog toda quinta-feira vamos falar de as doenças e seus tratamentos. Aqui você vai tirar suas dúvidas sobre diversos tipos de enfermidade.

Hoje, vamos falar do colesterol, um tipo de lipídio (gordura) produzido pelo organismo.

Existem dois tipos de colesterol: o LDL, conhecido como "ruim", que pode se depositar nas artérias e provocar o seu entupimento; e o HDL, conhecido como "bom", que retira o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito e diminuindo a formação da placa de gordura.

Foto: Cyber Diet
Presente na maioria das vezes em alimentos de origem animal, o bom colesterol desempenha funções como a produção de hormônio e vitamina D. O problema é que o excesso de colesterol no sangue é prejudicial e aumenta a chance do desenvolvimento das doenças coronárias. 

O que gera o desenvolvimento dessas doenças e prejudica a nossa saúde na maioria das vezes é a má alimentação. O leite integral deve ser evitado, especialmente por adultos e idosos. Já as crianças e adolescentes com colesterol alto devem utilizar o leite semi-desnatado.  As  carnes brancas devem ser de preferência utilizadas para consumo, porém as vermelhas magras devem aparecer na dieta, mesmo que menos vezes na semana. As tendências genéticas ou hereditárias também contribuem para o desenvolvimento destas doenças.

Essa doença não apresenta sintomas. Por isso, quem tem histórico na família deve ficar alerta!

A aterosclerose (doença do coração) não produz nenhum sintoma até que ocorra a obstrução de uma ou mais artérias.

O tratamento adequado são os remédios que controlam o colesterol alto, os mais indicados pelos médicos são da família estatina, a qual inclui Mevacor (lovastatina), Lescol (fluvastatina), Pravachol (pravastatina), Zocor (simvastatina) e Lipitor (atorvastatina). Contudo, o resultado realmente aparece quando existe uma mudança no estilo de vida, como a prática de exercícios, ter uma alimentação saudável  e reduzir o estresse!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A saúde brasileira

A revista britânica The Lancet, publicou uma série de artigos que tratam sobre a saúde brasileira. O conteúdo foi extraído de documentos sobre a saúde e a assistência médica no nosso país.

Foto : Ciência Uol
A série"A saúde dos brasileiros" contou com a contribuição de 29 especialistas brasileiros em saúde pública que avaliaram a história da assistência médica no país desde a implantação do SUS (Sistema único de Saúde) em 1988.

E o resultado do estudo foi satisfatório. Um ponto positivo que merece ser destacado foi a redução da taxa de mortalidade causada por doenças como: chagas, esquistossomose, diarréia infantil, cólera e AIDS. Ainda assim, a pesquisa apontou que este número ainda precisa ser reduzido em alguns municípios de pequeno porte.

Ainda de acordo com o estudo, as campanhas de vacinação foram consideradas bem sucedidas. Já o alto número de abortos ilegais, a hipermedicalização dos partos e a obesidade, foram pontos negativos destacados no estudo.
A conclusão aponta a necessidade do governo investir na infra-estrutura e no aumento do controle de propagandas que contém produtos prejudiciais à saúde. No entanto, a sugestão dos especialistas é que sejam desenvolvidos projetos para profissionais da área de saúde, universidades, instituições de pesquisa, setor privado e sociedade civil. 

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

O papel da fisioterapia no tratamento de cânceres

Cada vez mais a fisioterapia direciona suas especialidades. A oncologia é uma delas.

O tratamento oncológico (destinado aos pacientes com qualquer tipo de câncer) passa por muitas fases. Da descoberta da doença ao pós-operatório, o papel da fisioterapia é sanar alguns desconfortos que ocorrem durante esse período e que afetam as funções dos órgãos e sistemas.

Foto : Enquanto Isso
Os principais efeitos colaterais do tratamento nos pacientes oncológicos são edemas, alterações neurológicas e circulatórias, dores musculares e articulares, entre outros, principalmente quando o paciente passa pela quimioterapia e radioterapia (tratamentos mais intensos contra o câncer). Para cada caso é feita uma análise e, a partir daí, é desenvolvido um tipo de tratamento terapêutico para solucionar a enfermidade que terá o aval do médico responsável pelo tratamento do câncer. 

Fazem parte do tratamento fisioterapêutico as drenagens manuais,exercícios físicos,técnicas de relaxamento,exercícios respiratórios,reeducação postural,eletroterapia e alongamentos.

Promover o bem-estar do paciente é o principal objetivo da fisioterapia, além de não ficar restrita ao local onde o câncer se desenvolveu, focando nas reações no organismo como um todo. 

Dica: Se a fisioterapia oncológica for preventiva (anterior a cirurgia de retirada do câncer) ela pode evitar e amenizar as disfunções e seqüelas intensas que surgem no pós-operatório.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Alimentação saudável no carnaval

Bom dia!

O carnaval é um período de festa e diversão. Por isso, é fundamental que a sua alimentação esteja em dia para curtir tantos dias de folia!

Para não cair em armadilhas preste atenção em algumas dicas:
  •     Beba bastante líquido.Dê preferência a água, água de côco e suco de frutas;
  •    Se você não dispensa aquela cervejinha ou destilado o ideal é intercalar entre um gole e outro esses líquidos;
  •     Se alimente a cada três horas;
  •     Evite comer carnes ou lanches gordurosos. Mantenha uma alimentação leve;
  •     Não coma em lugares com a higiene inadequada;
  •     Mantenha o estômago sempre cheio, mas sem exagerar!

Foto: ESP
Após o carnaval para recuperar as energias e voltar ao dia-a-dia, consuma alimentos ricos em antioxidantes, vitamina A, E C (laranja, abacaxi, limão).

Se você exagerou na bebida se alimente com produtos de proteína de soja. O grão auxilia na limpeza do fígado e pode ser encontrado em sucos,cereais,pães, entre outros.

Não deixe que o seu carnaval acabe antes da hora, tome cuidado com a sua saúde e divirta-se!


Bom Carnaval!


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Um carnaval diferente

Se você já começou o ano a flor da pele enfrentando, engarrafamentos, problemas profissionais, início do ano letivo, planejamentos mal-sucedidos... Pare!

Foto : Getty Images
Já que o ditado diz: “o ano só começa no Brasil depois do carnaval”, em meio a tanta folia que tal escolher o descanso?

Se você que aproveitar esse carnaval para se livrar do estresse inspire-se na terapia cognitiva comportamental que prega três hábitos para controlar o pavio curto.

·         Respire fundo – Coloque a mão na barriga e segure a respiração contando até seis e depois inspire o ar.

·        Medite – Engana-se quem pensa que existem muitas técnicas para a meditação. A principal forma de executá-la e se concentrar e focar nos seus pensamentos ( de preferência positivos)

·       Faça terapia – Se nenhuma dessas atitudes derem certo é hora de procurar um especialista. Algumas reações não são normais quando executadas em excesso

Portanto nesse carnaval, relaxe! Escolha uma atividade que te faça bem,  esqueça as preocupações e pense no seu bem-estar!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Fisioterapia auxilia pós-operatório da prostatectomia

O câncer de próstata é um dos cânceres mais freqüentes em homens acima de 50 anos. É curável, na maioria dos casos, quando detectado precocemente e responde muito bem aos tratamentos. Entre eles, o mais indicado para esta doença a prostatectomia,e é a mais efetiva,mas seu pós-operatório pode gerar algumas complicações aos pacientes, como a incontinência urinária.

A enfermidade pode ter duração e intensidade variada, de acordo com o grau da “lesão” durante a cirurgia. Nesses casos, a fisioterapia pode sanar o problema reabilitando o Assoalho Pélvico (grupo muscular situado entre a base do pênis e o ânus), para aumentar a resistência uretral e promover o controle urinário.
Foto : Fernando Almeida
E, de acordo com pesquisa realizada pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, 96% dos pacientes que fizeram fisioterapia posteriormente à cirurgia, após doze meses de tratamento, solucionaram o problema e aceleraram a recuperação do paciente.

A fisioterapia, neste caso, pode ocorrer de duas formas: através da Cinesioterapia (exercícios de assoalho pélvico) ou do Biofeedback (eletroestimulação dos músculos do assoalho pélvico com eletrodo anal ou transcutâneo) e também com a combinação dos dois tratamentos.

Apesar de ser considerado pela literatura médica um tratamento conservador, ele é  o mais indicado para o paciente, uma vez que  é  não - invasivo   e   evita   os   riscos  de   efeitos colaterais como os tratamentos médicos e cirúrgicos, além de estar baseado na hipótese de que as respostas da bexiga e o controle do esfíncter são fisiologicamente adquiridos e podem ser reaprendidos. 

Além disso,esse tratamento influencia na vida pessoal do paciente, pois a incontinência urinária muitas vezes leva o homem ao desânimo, depressão e até exclusão social.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Os benefícios da fisioterapia para o paciente

Bom dia! 

A fisioterapia é uma ciência que tem como objetivo tratar e prevenir problemas através de recursos físicos. Sua função é estudar,diagnosticar, prevenir e tratar distúrbios cinéticos-funcionais decorrentes do corpo humano.
Crédito: Portal Guia-se

Além disso, ela estuda  os benefícios de alguns recursos físicos sobre o organismo, tais como o movimento corporal, as irradiações e correntes eletromagnéticas, o ultrassom, entre outros

No Nutri&Fisio trabalhamos com alguns tipos de fisioterapia. Saiba mais sobre as especialidades


Terapia Manual - O fisioterapeuta avalia o seu paciente e detecta através de movimentos manuais, dores e disfunções do organismo. A  partir daíi, estabelece um tratamento para sanar os problemas.

Fisioterapia Uroginecológica - É uma especialidade que atua no tratamento das disfunções urogenitais, como a incontinência urinária, e nas distopias genitais ("bexiga caída").  Entre os benefícios do tratamento está a possibilidade de evitar ou retardar o processo cirúrgico. 

Fisioterapia em Neurologia Infantil - Seu objetivo é diagnosticar e tratar na criança distúrbios neurológicos que envolvam funções neuromotoras,restaurando e aperfeiçoando as funções corporais e a coordenação motora. 

Terapia com Biofeedback Miolétrico - O biofeedback é uma ferramenta terapêutica que fornece informações com a finalidade de permitir aos indivíduos desenvolver a capacidade de auto-regulação. Nele, o sinal eletromiográfico é um instrumento que os clínicos e os pacientes utilizam para fornecer informações sobre a atividade elétrica de músculos específicos, com a ajuda de um aparelho.

Você tem alguma dúvida sobre essas especialidades? Deixe o seu comentário ou sugestão!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A nutrição e seus benefícios para a saúde!


Bom dia!


Dando continuidade a nova fase do blog, vamos falar um pouco das áreas da nutrição que são atendidas no Nutri&Fisio.

nutrição é a ciência que controla a relação do homem com o alimento, preservando a saúde humana. Por isso, é o nutricionista que planeja, administra e coordena os programas de alimentação e nutrição, definindo os cardápios das refeições, sugerindo pratos que supram as necessidades nutricionais do paciente.


Ele orienta e prescreve dietas individuais ou de grupo, para diabéticos, hipertensos, obesos, pacientes de doenças renais, hepáticas ou qualquer, oncologia ou qualquer outro tipo de tratamento que exija um acompanhamento alimentar específico.


No Nutri&Fisio, a prioridade e pelo atendimento individual, já que cada paciente tem uma necessidade específica. Por isso, vamos falar das necessidades de alguns tipos de grupo.

Oncologia -  O paciente oncológico sofre com a redução da alimentação devido à própria doença ou ao tratamento, como a quimioterapia, radioterapia ou cirurgia e ao mesmo tempo apresenta um aumento de suas necessidades de energia e proteínas em virtude da doença. A somatória destes fatores pode contribuir para a desnutrição. Nosso trabalho neste caso é evitar que isso aconteça!


Nutrição esportiva - A finalidade do tratamento é acompanhar quem pratica atividades físicas, na maioria das vezes as mais intensas. Nesse processo, auxiliamos o paciente a descobrir qual é a alimentação correta para o desempenho satisfatório da atividade.


Controle de peso - O controle é feito com pessoas que necessitam diminuir o peso atual ou ao contrário, ganhar peso. Para que isso aconteça, analisamos a saúde do paciente para obter o tratamento ideal.


Doenças gastrointestinais e cardiológicas - Nesses casos, cada paciente tem um propósito em relação à doença.


Diabetes - A doença exige um controle reforçado da alimentação, já que A alimentação tem restrições quanto à quantidade e alguns poucos alimentos.


E você, tem alguma dúvida relacionada à nutrição? Deixe seus comentários e sugestões, eles são importantes para nós!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Uma nova fase

Olá!

O Nutri&Fisio tem o prazer de começar uma nova caminhada por aqui.

A partir de agora, esse blog será mais um canal de comunicação  com os nossos clientes, parceiros, amigos e público em geral. 

Você encontrará aqui, informações sobre nossas especialidades que abrangem tratamentos de nutrição e fisioterapia.

Nosso propósito é oferecer aos nossos pacientes um atendimento diferenciado, priorizando a capacidade de cada indivíduo. Prezamos pelo atendimento, de um paciente por horário.

Esperamos que por aqui você descubra os benefícios da nossa área de atuação, além de aprender mais sobre saúde e bem estar. 

E para cumprir esta tarefa, contamos com você. Envie suas dúvidas e sugestões para que possamos aprimorar ainda mais este blog!

Sejam bem-vindos!!!

Equipe Nutri&Fisio
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...