quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Verdades e Mitos



1- A calvície é genética.
Verdade. A alopecia androgenética ou calvície, como é chamada popularmente, é determinada pela genética do indivíduo em combinação com os hormônios masculinos. A presença de receptores androgênicos herdados na raiz dos cabelos, ao se ligarem com a fração de diidrotestosterona (DHT) do hormônio testosterona, promove a atrofia da raiz (afinamento e miniaturização dos fios) e a perda definitiva do cabelo. A calvície atinge 80% dos homens e cerca de 30% das mulheres. Quanto mais precoce, mais severo é o quadro.

O uso frequente de gorros, toucas ou bonés aumenta a calvície, pois deixa a cabeça abafada, favorecendo o desenvolvimento de fungos, que desencadeiam a dermatite seborreica que leva ao desenvolvimento da oleosidade capilar. Por outro lado, o uso de gel ou cremes capilares não induz à calvície, assim como lavá-los diariamente não é prejudicial.

João Carlos Pereira, Dermatologista

2 – Canja de galinha é tratamento para a gripe.
Verdade. Já foi evidenciado por estudos científicos que líquidos quentes parecem facilitar a expectoração de mucos presentes nos processos inflamatórios das vias aéreas superiores, muito provavelmente pela inalação dos vapores através das narinas. Esse efeito também se deveria ao aumento do movimento dos cílios do aparelho respiratório em função da temperatura, que propiciaria a eliminação do muco.

Estudos feitos por cientistas brasileiros e americanos demonstraram que a canja tem um componente diferencial em relação às outras sopas: o aminoácido cisteína. Tal aminoácido tem a propriedade de agir sobre o muco, tornando-o mais fluido, o que facilita, consequentemente, a sua eliminação. Outros estudos apontam também para a existência de compostos anti-inflamatórios na canja que aliviam o mal-estar causado pelos processos inflamatórios virais, como no caso das gripes.
Letizia Nuzzo, Nutricionista

3 – Ovo de codorna e amendoim são alimentos afrodisíacos.
Mito. Embora os poderes afrodisíacos dos alimentos não sejam comprovados cientificamente e as pesquisas apontem como responsáveis por esse efeito a autossugestão, o pensamento que conduz à fantasia que desperta a excitação e o bem-estar e sensações agradáveis que os envolvem, é fato que certos alimentos são fontes de nutrientes, que podem estar diretamente relacionados com uma função sexual específica. Em relação aos ovos de codorna, são fontes de proteínas, com quantidades consideráveis de vitamina B1 e B2, além de cálcio, ferro e fósforo. Não há, porém, qualquer evidência científica que comprove seu efeito afrodisíaco. Tal mito pode residir no fato de a ave copular várias vezes, em um intervalo de tempo reduzido e, daí, associar-se “o bom desempenho sexual” ao consumo de seus ovos. Quanto ao amendoim, também não dispomos de pesquisas que atribuam a esse alimento qualquer efeito em particular, mas, em se tratando de uma oleaginosa, podemos dizer que é um alimento energético rico em vitamina B3. Essa vitamina, em grandes doses, promove maior dilatação dos vasos sanguíneos, o que poderia suscitar a associação desse efeito ao incremento do “vigor sexual”.
Letizia Nuzzo, Nutricionista

4 – Dormir depois do almoço melhora o desempenho cognitivo.
Verdade. Existem poucos estudos que investigam o efeito de um breve cochilo na consolidação de memórias declarativas – as que envolvem fatos e eventos. A maioria desses estudos descreve um melhor desempenho após o sono, quando comparado com a vigília, mostrando melhoras na eficiência de 4 a 46% na memória para pareamento de palavras após uma sesta. Do ponto de vista psicológico, cochilar depois das refeições é positivo. Além de privilegiar o descanso físico, as propriedades antiestresse garantem a calma, a concentração, o foco e a atenção durante os treinamentos. Vários estudos sugerem ainda que um cochilo possa ajudar uma pessoa a se lembrar do que acabou de aprender, mas ela precisa de períodos mais longos, com os olhos fechados, para extrair o pleno potencial do sono.

* Texto retirado da revista MedAtual



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...