segunda-feira, 19 de abril de 2010

Volta às aulas: mochilas podem se transformar em vilãs para a saúde

Nesta volta às aulas, confira artigo que fala sobre os cuidados na hora de arrumar as mochilas, que podem se tornar vilãs para a saúde do seu filho:

Cuidados na hora de arrumar a mochila
Encapar os novos livros, arrumar os inúmeros lápis e canetas coloridos nos estojos, colocar nome nos cadernos, enfim, a lista de itens a cumprir quando o assunto é material escolar é imensa.

Na ansiedade pelo começo de um novo ano letivo e estrear o material escolar, as crianças costumam querer levar tudo de uma vez para a escola: caderno de Português, Matemática, Ciências, Desenho, canetinhas, lápis de cor, giz de cera, livros... e, claro, acabam não usando todo esse material no mesmo dia.

Pois saiba que todas as crianças e adolescentes que carregam mochilas pesadas colocam a saúde em risco. Você sabia, por exemplo, que o excesso de peso em mochilas pode comprometer até mesmo o crescimento?

Isso mesmo. Quando usada com muito peso, a mochila pode ocasionar diversas lesões musculares, problemas crônicos de má postura e até levar a desvios posturais graves como a escoliose acentuada, por exemplo. Além disso pode provocar sérios problemas de crescimento ósseo, o que coloca em risco o desenvolvimento.

Amigos e a escola
Dores nas costas, baixo rendimento e irritabilidade durante as aulas, são sintomas que podem estar relacionados com o excesso de peso das mochilas. Mesmo que a criança não sinta nada, o uso de mochilas inadequadas ou com peso superior ao permitido acarreta lesões gradativas, e que, na certa, o problema surgirá mais tarde.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostram que cerca de 85% dos brasileiros sentem dores na coluna, e, o principal motivo deste incômodo pode estar relacionado aos maus hábitos da infância, como este de levar diversos materiais para a escola sem necessidade, por exemplo.

Então será que, na hora de arrumar a mochila, vale a pena deixá-la tão pesada e correr o risco de adquirir tantos problemas de saúde?

Em busca do padrão ideal
A Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica recomenda que o peso da sua mochila esteja entre 10% e 20% do seu peso corporal. Esse percentual nunca deve ser ultrapassado. Também orienta-se que organizar a mochila utilizando todos os seus compartimentos, de modo que os objetos mais pesados se encontrem no centro dela e mais próximos das costas, é uma forma de prevenir possíveis problemas.

Todas as mochilas devem ter duas alças largas e acolchoadas. E as duas precisam ser utilizadas. Nada de usar apenas uma, pois esse mau hábito faz com que o peso não seja distribuído de maneira uniforme. Observe também se a mochila é proporcional ao tamanho da criança. Lembre-se que o fundo da mochila deve ficar apoiado na curva lombar da coluna, ou seja acima do bumbum, e nunca pode estar a mais de 10 cm abaixo da região da cintura.

Se a opção for a mochila de rodinhas, que é mais indicada para evitar que o peso do material escolar seja carregado nas costas, o cuidado deve ser com o comprimento do puxador. A coluna deve ficar retinha e não curvada para alcançá-lo. Um puxador mal regulado pode sobrecarregar os joelhos e o quadril e isso pode provocar inflamações ou dores no período de crescimento.

Dicas para a saúde
- Carregar somente o necessário;
- Alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental devem conversar com a professora para organizarem a distribuição das matérias durante a semana. Assim fica mais fácil arrumar melhor o material e distribuir o que deve ser levado à escola em cada dia;
- Para alunos do 6º ano em diante, é só verificar os horários de aulas e levar os livros apenas para a aula do dia;
- Evite cadernos de espiral grosso, com muitas folhas. Tente optar por cadernos individuais para cada matéria, assim como com os livros. Leve-os apenas no dia da respectiva aula,
- Dê preferência às mochilas de rodinhas, sendo possível assim retirar a sobrecarga das costas;
- Procurar um ortopedista para avaliar como está o crescimento e a formação da coluna e do corpo como um todo.

(Noticia retirada do site Idmed: Escrito por Dra. Lucia Ferro)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...